Momento Destaque
Com a aproximação do período mais intenso de chuvas em Mato Grosso aumenta o número de casos de dengue que já ultrapassa 200%
Os casos de dengue ultrapassam as 45 mil notificações neste ano, em Mato Grosso. A quantidade representa um incremento de 203,1% se comparado a 2019, quando foram contabilizados 14.878 registros da doença, e deixa o Estado com alto risco para a doença.
A situação cuja tendência é se agravar com o início do período chuvoso, já registrou 45.101 casos, dos quais, 29.146 já foram confirmados.
A associação de água parada proveniente das chuvas e altas temperaturas são preocupantes, pois é a combinação perfeita para o surgimento de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do zika e da chikungunya. Além disso, essa evolução de casos está relacionada a reintrodução de um tipo de vírus, que circulou entre nós em 2008 até 2011, que é o DEN tipo 2.
“Obviamente, no período a seca esses casos diminuíram bastante, mas a tendência é que com o início das chuvas, eles aumentarem sim e tem uma perspectiva de interiorização desses casos”, informou o secretário Adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde, Juliano Melo.
Ele explicou ainda que são quatro sorotipos virais da dengue. Destes, o sorotipo 2, historicamente, tende a apresentar evolução mais grave.
A dengue é uma doença viral transmitida principalmente pela picada da fêmea do Aedes. Quando infectada, a vítima pode sentir uma série de sintomas como febre, dores de cabeça, tonturas e cansaço.
O mosquito também causa a zika e a chikungunya, que nestes dois casos, o Estado apresenta baixo risco para os dois tipos de agravos. Neste ano, já são 704 notificações da zika e 747 casos da chikungunya.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Ministério da Saúde (MS), a pessoa deve suspeitar de dengue quando ocorre febre alta (40°C) acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, dores musculares e articulares, náusea, vômito, inchaço nas glândulas e manchas pelo corpo.
Otavio Ventureli(da redação com assessoria)

Momento Destaque
Polícia tenta localizar e prender bandidos de facção criminosa que sequestraram, amarraram, torturaram e mataram no “salve” jovem de 20 anos
Um jovem de 20 anos foi sequestrado, torturado, colocado de joelho e executado com vários tiros.
Um amigo dele, que tem 21 anos e também foi alvo dos bandidos, conseguiu se salvar ao se jogar em um rio e ser levado pela correnteza.
Os crimes, segundo a Polícia Militar, aconteceram no início da noite desa quinta-feira (21), no Distrito de Boa Esperança do Norte, na zona rural da cidade de Sorriso, em Mato Grosso.
A Polícia Civil fez a liberação do corpo do jovem, que foi morto como muitos tiros. Também investiga se a vítima e o amigo dele são integrantes de uma facção criminosa.
O rapaz que escapou da execução contou à PM que, na noite de quarta-feira (20), saiu com seu amigo para encontrar uma mulher. Ao chegarem em um local com pouca iluminação, foram abordados por três homens: foram imobilizados, amordaçados e levados até uma casa desconhecida.
No local, segundo ele, ss dois foram torturados com chutes, socos e ameaçados. s criminosos passavam a faca em seus dedos e em suas orelhas falando que iriam arranco-las.
A suspeita é de que os dois rapazes seriam integrantes de uma organização criminosa rival. A agressão continuou com chutes nas costelas e nos rostos.
No dia seguinte (horário não revelado), os dois jovens foram levados, com os olhos vendados e amordaçados, para um lugar conhecido como Salto Magessi.
Antes de levar muitos tiros, o jovem executado foi levado aos empurrões até uma pedra, colocado de joelhos e, em seguida, começou a levar tiros na cabeça.
O jovem que escapou da morte contou ainda a PM e à Polícia Civil que viu, por baixo da venda que estava em seus olhos, quando um matador segurou seu amigo e o outro disparou, jogando-o nas águas do rio em seguida.
Logo em seguida, os criminosos pegaram o outro jovem e levaram no mesmo lugar onde executaram o primeiro.
Porém, ao chegar perto da margem do rio ele se jogou na água e foi levado pela correnteza.
Otavio Ventureli(da redação com DC)
-
Momento Destaque3 dias atrás
23 idosos morrem na Noruega após receberam dose da vacina contra Covid 19; autoridades locais evitam falar em efeitos colaterais graves
-
Momento Entretenimento5 dias atrás
Gusttavo Lima se declara a Andressa Suita em entrevista: “mulher que mais amo”
-
Momento Entretenimento5 dias atrás
Simone comemora reconciliação de Gusttavo Lima e Andressa Suita: “Estou feliz”
-
Momento Economia3 dias atrás
Caixa começa a pagar abono salarial PIS/Pasep nesta terça; veja quem recebe
-
Momento +3 dias atrás
Empresário Luciano Hang de 58 anos dono da Havan, esposa e mãe de 82 anos estão internados em São Paulo vítimas de infecção do Covid 19
-
Momento Saúde5 dias atrás
Estudo preliminar mostra que própolis reduz tempo de internação por Covid-19
-
Momento Economia3 dias atrás
Paulo Guedes pode propor extensão do auxílio emergencial, diz Baleia Rossi
-
Momento Entretenimento5 dias atrás
Yá Burihan sobre o fim do noivado com Lipe: “Ele não traiu, eu que errei”