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Comprimisso reafirmado: Piveta se reúne com Kalil Baracat e confirma parceria em obras e ações

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OBRAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, PARQUE TECNOLÓGICO, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA PÚBLICA, SOCIAL E LAZER DEVEM NORTEAR OS INVESTIMENTOS DE MATO GROSSO NA CIDADE

Ampliar a parceria conjunta entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Várzea Grande garantindo o investimento de recursos públicos e a execução de obras consideradas essenciais nos setores de abastecimento de água, pavimentação asfáltica, educação, social, segurança pública e lazer delinearam as tratativas do encontro do vice-governador Otaviano Pivetta e do prefeito Kalil Baracat que se reuniram no Paço Couto Magalhães.
“Temos um entendimento construído com o Governo do Estado junto ao governador Mauro Mendes e que agora está sendo reafirmado pelo vice-governador Otaviano Pivetta, que foi prefeito de Lucas do Rio Verde por vários mandatos e sabe da importância do apoio do Governo de Mato Grosso para os municípios fazerem o enfrentamento dos problemas, pois o cidadão mora na cidade e aqui é aonde eles devem ser resolvido”, disse o prefeito Kalil Baracat sinalizando que na mesma proporção que o Governo do Estado investe em Várzea Grande, a administração municipal complementa com recursos próprios os valores aplicados.
O vice-governador Otaviano Pivetta, que estava acompanhado pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, César Miranda, assinalou o interesse do Governo do Estado é assegurar investimentos voltados para atender as demandas da população e os municípios e busca nos prefeitos e nas estruturas municipais como dar dinâmica, celeridade e resolutividade aos pedidos de obras e ações.
“O prefeito Kalil Baracat e sua equipe de trabalho tem demonstrado empenho e dedicação na busca de soluções para os problemas de Várzea Grande e nosso papel enquanto Governo do Estado é ser indutor, auxiliar e buscar parcerias que tenham como meta final atender a cidade e a sua população nas suas necessidades como a questão do abastecimento de água, pavimentação asfáltica de ruas e avenidas e também nas ações voltadas para a Educação e da implantação do Parque Tecnológico que será um gerador de novos profissionais, novas indústrias, criando emprego e renda e agregando valores para a economia que em Mato Grosso é voltada para o agronegócio”, explicou Otaviano Pivetta.
O vice-governador reafirmou o compromisso do Governo de Mato Grosso através da atuação do governador Mauro Mendes e sua equipe em ajudar a administração municipal a encontrar solução para a questão do abastecimento de água e para o esgotamento sanitário. “Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, para cada R$ 1,00 (um real) investido em abastecimento de água potável ou esgoto sanitário, se economiza uma média de R$ 3,00 (três reais) a R$ 5,00 (cinco reais) em saúde pública, pois 92% das doenças contraídas pelas pessoas é decorrente da falta de água potável e esgoto sanitário”, frisou ele, assinalando que as obras de uma nova Estação de Tratamento de Água – ETA Chapéu do Sol, para captar, tratar, armazenar e distribuir 250 litros por segundo ou 21,6 milhões de litros por dia contribuirão definitivamente para solucionar a questão da falta de água na segunda maior cidade de Mato Grosso.
O vice-governador Otaviano Pivetta e o prefeito Kalil Baracat frisaram ainda que estes novos investimentos que se somarão as obras da ETA Grande Cristo Rei que será entregue ainda em outubro deste ano com capacidade de captar, tratada e distribuir 320 litros por segundo ou 27.648 milhões de litros por dia e mais uma nova ETA que está sendo licitada por Várzea Grande de outros 150 litros por segundo ou 12.960 milhões de litros por dia vão dobrar a atual produção de água da cidade e solucionar o problema em definitivo.
“Estamos trabalhando sem descanso para honrar o nosso compromisso, feito durante as eleições, de solucionar a questão da água em Várzea Grande e essa é e continuará sendo a principal missão de nossa gestão”, disse o prefeito Kalil Baracat, enaltecendo o apoio recebido por parte do Governo do Estado através do vice-governador Otaviano Pivetta, do senador Jayme Campos, da Assembleia Legislativa, da bancada federal, enfim de todos que desejam ver uma Várzea Grande melhor para todos.

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Procon Estadual implanta setor de cálculo para informações sobre taxas de juros

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O Procon Estadual disponibilizou aos consumidores de Mato Grosso, no início de janeiro, o Setor de Cálculo. O novo serviço tem o objetivo de instrumentalizar o consumidor com informações precisas a respeito de taxas de juros cobradas por fornecedores. Pelo Setor de Cálculo, por exemplo, será possível saber se a taxa de juros é compatível com o estabelecido no contrato e com a média estipulada pelo Banco Central.

Entre os serviços oferecidos pelo setor estão cálculo de juros de cartão de crédito, carnês em atraso, nota promissória, cheque especial, escolas, empréstimos e financiamentos e empréstimos consignados. Os prazos para a resposta variam de cinco até 10 dias úteis.

O setor foi implantado em outubro do ano passado, inicialmente atendendo demandas internas relacionadas a processos que tratavam de aumentos abusivos de preços, e estabelecendo parâmetros para os serviços que seriam disponibilizados aos consumidores. No início de janeiro, o serviço foi disponibilizado para toda população do Estado.

O secretário adjunto de Proteção e Defesa dos Direitos dos Consumidores, Edmundo Taques, explica que a realização do cálculo não gera automaticamente uma reclamação no Procon. O consumidor que solicitar o serviço, entretanto, receberá um documento contendo informações sobre o cálculo realizado, como a pertinência dos juros cobrados e a compatibilidade com a taxa média do Banco Central.

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Com o documento em mãos, caso sejam constatadas inadequações, o consumidor pode decidir se registra ou não uma reclamação no Procon. Ele também pode optar por outras vias, como procurar diretamente o fornecedor e questionar os juros cobrados, ou até mesmo recorrer ao Judiciário.

Segundo Taques, nos últimos dois anos, o Procon registrou aumento na quantidade de atendimentos sobre crédito consignado e entre as principais reclamações estão os juros abusivos. Caso tenha dúvidas sobre os valores cobrados, o consumidor pode solicitar atendimento no Setor de Cálculo do Procon.

Em tempos de pandemia, em que muitas famílias precisam recorrer ao crédito consignado, ter acesso a um instrumento como o setor de cálculo é essencial para que o consumidor possa esclarecer dúvidas e ter as informações necessárias para cobrar seus direitos.  “A disponibilização mais esse serviço pelo Procon Estadual é uma importante entrega do Governo do Estado para todos os consumidores de Mato Grosso e um importante incremento na promoção da Política Pública de Defesa do Consumidor”, pontua Edmundo.

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Passo a passo: Para solicitar o cálculo, o consumidor precisa adicionar nos contatos telefônicos o número (65) 9228-3098 e enviar uma mensagem por WhatsApp. O serviço está disponível das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Ao mandar um “oi”, “olá”, “bom dia” ou “boa tarde”, automaticamente serão enviadas as opções de atendimento: 1)“ser atendido por um técnico”; 2)“fazer uma denúncia/fiscalização”; 3)“defesas, suspensão de prazos, audiências e protocolos”; 4)“decisões de 2º grau das Câmaras Recursais do Procon-MT”; 5)“consultar reclamação”; 6)“agendar um atendimento presencial” e 7) “solicitação de cálculo”.

Para solicitar o cálculo, o consumidor deve selecionar a opção 7. Para prosseguir com o atendimento, será necessário enviar algumas informações, como nome completo e documentos com dados sobre o serviço desejado. Esses documentos variam conforme o tipo de cálculo para o qual o consumidor está solicitando o serviço. Veja, abaixo, a relação completa dos serviços, documentos e prazo de resposta ao consumidor:

Fonte: GOV MT

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