Momento Destaque

Detran-MT orienta quanto aos cuidados com a segurança das crianças no trânsito

Publicados

em


Na semana em que se comemora o Dia das Crianças, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), através da Gerência de Ações Educativas, faz algumas orientações quanto aos cuidados e a segurança no trânsito com os pequenos.

É sabido que a segurança no trânsito depende de comportamentos e hábitos prudentes de condutores de veículos e motocicletas, pedestres e ciclistas.  

No caso do transporte e locomoção de crianças no trânsito, a atenção e prudência devem ser ainda maiores. Segundo a pedagoga da Gerência de Ações Educativas do Detran-MT, Zoraide Barbosa, as limitações relacionadas ao desenvolvimento infantil representam um risco em potencial para a incidência de acidentes de trânsito, principalmente entre crianças com até 10 anos.

“Devido à sua pequena estatura, a criança até os 10 anos ainda não consegue perceber o perigo e reagir com rapidez e destreza na aproximação de um veículo, pois seu campo visual é estreito, olhando apenas o que está na frente dela. Além disso, ela também fica fora do campo visual do motorista, estando mais vulnerável a acidentes”, falou.

Leia Também:  Circulação de ventos em baixos e médios níveis da atmosfera podem provocar temporais em várias cidades da região Centro-Oeste

O atropelamento é um tipo de acidente que acontece frequentemente com crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e, por isso, merece atenção dos adultos. “Dentro de garagens e estacionamentos, uma vez que nesses ambientes eles podem estar soltos e pela sua baixa estatura não são vistos pelos motoristas”, disse Zoraide.

Outra situação, são as crianças que já iniciaram a vida escolar e, muitas vezes, andam sozinhas ou mais distantes dos responsáveis e não atravessam as ruas com segurança, ficando mais expostas aos perigos do trânsito.

Dentro do veículo, também é essencial o uso de dispositivo de retenção adequado, como o bebê-conforto, cadeirinha ou assento de elevação e demais equipamentos de segurança para crianças.

“São dispositivos que reduzem as chances de lesões graves e até a morte, em casos de colisão”, explicou Zoraide. 

Ações educativas

A Gerência de Ações Educativas do Detran MT possui diversas ações voltadas para o público infantil como: “No Trânsito Ninguém é Super Herói”; “Trânsito Não é Brincadeira”; “Dona Faixa”; ” Conhecendo o espaço do Detran”.

Leia Também:  AL de Santa Catarina afasta por 180 dias o Governador do Estado no caso do aumento salarial a Procuradores; e livra Vice-Governadora

As palestras temáticas educativas são realizadas com crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1. “Utilizamos linguagem adequada para a faixa etária, metodologias atrativas, dinâmicas e recursos pedagógicos que, além de ilustrar e prender a atenção do público, ainda torna o momento mais alegre e divertido ao tratar de um tema tão sério como a segurança no trânsito”, finalizou Zoraide Barbosa.

Fonte: GOV MT

Momento Destaque

Após 13 rodadas Bragantino respira aliviado fora da zona de rebaixamento ao vencer o Goiás no Nabi Abi Chedid na tarde deste sábado

Publicados

em

Após 13 rodadas, o Bragantino, enfim, respira fora da zona de rebaixamento do Brasileirão. O Massa Bruta derrotou o Goiás por 2 a 0 na tarde deste sábado(24) no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista e deixou a zona da degola.

O esmeraldino, pelo contrário, se afundou ainda mais na lanterna. Ytalo, na primeira etapa, e Claudinho, no segundo tempo, marcaram os gols do Braga.

 Nos acréscimos, Thonny Anderson ainda perdeu um pênalti para os donos da casa.

O Bragantino dominou as ações desde o início do jogo. Criando as melhores chances, o Massa Bruta pecava nas finalizações, mas tinha maior posse de bola e chegava com mais frequência à área do Goiás. O Esmeraldino conseguiu se fechar bem, mas não encontra espaço para o contra-ataque.

Mas quando a fase não é boa, os detalhes não ajudam. O duelo caminhava para terminar empatado na primeira etapa, até que em um cruzamento de Edimar, Caju desviou de forma bizarra e Tadeu jogou a bola em cima de Ytalo, que marcou no susto o primeiro gol do jogo.

Leia Também:  Com gol de Everaldo aos 44 minutos do segundo tempo Corinthians vence o Vasco nesta quarta e dá um salto de seis posições na tabela do Brasileirão

Enquanto o Goiás sofre com a fase ruim, Claudinho mostrou porque vem sendo o destaque do Bragantino nas últimas rodadas. O meia marcou mais um gol, seu sétimo no Brasileirão, que veio quando o Goiás ensaiava uma reação no duelo. O Esmeraldino havia tido boas oportunidades. Mas aos 37 minutos, o camisa 10 recebeu de Lucas Evangelista, invadiu a área, cortou pra direita e bateu para fechar o placar.

Classificação

Com o resultado, o Bragantino dorme fora da zona de rebaixamento. A equipe assume, provisoriamente, a 15ª colocação, com 19 pontos. O Goiás segue na lanterna, com 11 pontos em 16 jogos disputados.

A agenda

As duas equipes encerram sua participação no primeiro turno no final de semana prolongado de Finados. No domingo, 1º de novembro, o Goiás recebe o Vasco, na Serrinha, às 20h30. O Bragantino visita o Grêmio no da seguinte, às 20h. Antes disso, no entanto, o Massa Bruta mede forças com o Palmeiras na quinta-feira, 29, às 19h,

 

 

Otavio Ventureli(da redação com GE)

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA