Comemoração dos 15 anos de fundação contou também com entrega de homenagens e lançamento de Prêmio Literário
A Academia Luverdense de Letras (ALL) completou 15 anos de fundação neste domingo, 23 de março. A celebração da data aconteceu no sábado, 22, em evento que contou com a posse de dois novos acadêmicos e a entrega de honrarias a pessoas e instituições que contribuem com a ‘Casa das Letras’ de Lucas do Rio Verde.
Realizada no auditório da Câmara Municipal, a sessão solene da Academia Luverdense de Letras contou com a presença do prefeito Miguel Vaz, da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, e também das secretárias de Cultura e Turismo, Luciana de Souza Bauer, e Educação, Elaine Lovatel. Também participaram do evento, familiares dos acadêmicos e pessoas ligadas ao setor cultural do município.
Luciana Bauer destacou o papel da Academia Luverdense de Letras no engrandecimento da cultura de Lucas do Rio Verde e lembrou que quando da fundação da entidade, 15 anos atrás, falar em literatura no município era quase utópico e que a Academia vem se consolidando como parceira do município em ações e projetos que fortalecem o incentivo à leitura e à escrita.
“Que sigamos juntos nessa parceria, promovendo projetos como a Semana Literária e os editais municipais, fortalecendo a literatura na região”, acentuou a secretária de Cultura e Turismo.
O prefeito Miguel Vaz também destacou a importância da ALL na cultura de Lucas do Rio Verde e almejou que a Academia prossiga desempenhando seu papel na história do município. “Vocês escrevem a nossa história. Que esse trabalho continue perseverante, escrevendo não só o passado, mas também os sonhos que queremos construir para o futuro”, apontou.
Novos Acadêmicos
Tomaram posse os acadêmicos Sérgio Aparecido dos Santos Vieira, professor atuante no ensino Fundamental, Médio e Superior nas disciplinas de Literatura, Produção de Texto, Língua Portuguesa e Língua Inglesa, e Jaime Eduardo Borges Floriano, médico pediatra, letrista e escritor, vocalista de uma banda de Pop Rock e autor do livro de Poesia “Da vida, de amores e flores”, publicado em 2022.
Os dois passam a ocupar as cadeiras número 3 e 4, que têm como respectivos patronos Carlos Drummond de Andrade e Ariano Suassuna. As duas cadeiras eram ocupadas, respectivamente, pela doutora Marisa Jacometo Durante, membro fundadora, e pelo doutor Pastor Manoel Gonçalves Delgado Jr, que foram elevados à categoria de membros eméritos da ALL.
“Ocupar essa cadeira, de certa forma é uma surpresa, pois não imaginava vir a ser confrade de pessoas que aprendi a admirar e tenho hoje como referência na promoção da nossa cultura, da literatura, da história, da poesia e principalmente da sensibilidade e amor ao próximo”, destacou Sérgio.
“Para mim é uma honra poder comungar com um grupo tão seleto de pessoas. Que eu possa enobrecer ainda mais a Academia e contribuir com minha obra e emus ideais. Que consigamos, juntos,, alavancar novos projetos que possam engrandecer a arte da literatura, da música, promovendo e difundindo os valores da nossa terra”, sublinhou Jaime Floriano.
Estrela das Letras
Como parte da celebração de seus 15 anos de fundação, a Academia Luverdense de Letras instituiu o Mérito Cultural Estrela das Letras, destinado a homenagear pessoas e instituições que contribuíram e colaboram com o crescimento da Academia.
Dentre as pessoas que receberam a honraria estão a advogada Janice Maria Giotto e as professoras Maria Dalva Fernandes e Soleni Ioris Vendrusculo, que fizeram parte do grupo de idealistas que fundaram a ALL, em 2010.
Entre as instituições homenageadas estão a cooperativa de crédito Sicredi Ouro Verde MT e o Centro Universitário La Salle – Unilasalle, que sempre cooperam com os projetos da ALL.
Prêmio Literário
Destinado a destacar e premiar poetas residentes em Mato Grosso, o 1º Prêmio Literário da Academia Luverdense de Letras carrega o nome da jornalista e escritora Vera Faccin Carpenedo, que fixou residência em Lucas do Rio Verde em meados da década de 1980 e lançou seu primeiro livro no município em 1990.
No lançamento oficial do prêmio, Vera, que ocupa a cadeira número 5 da ALL, tendo como patrono o poeta Mário Quintana, foi homenageada com o título de “Guardiã da História Luverdense”.
Ao final da sessão solene, a presidente da Academia, Solange Oliveira Santos, agradeceu o envolvimento dos acadêmicos e o apoio de todas as pessoas e entidades que, com seu brilho, contribuem para fazer a Academia Luverdense de Letras brilhar no cenário cultural de Lucas do Rio Verde e de Mato Grosso.
Por: Assessoria