A Escola Militar Tiradentes Soldado PM Adriana Morais Ramos, de Lucas do Rio Verde, voltou a se destacar em um importante projeto de inovação estudantil. A equipe formada pelas estudantes Maria Clara Pereira (8ºE), Jakeline Freitas da Silva (8ºE), Rebekah Praia Ribeiro (8ºE) e Ana Ysa Faria Scheffer (9ºE) foi selecionada para representar o município na etapa estadual do Desafio Liga Jovem, promovido pelo Sebrae.
Sob a orientação da professora de Português Camila Galvão, o grupo criou o projeto “Desafio da Mesada”, um jogo digital que ensina educação financeira de forma lúdica e acessível para adolescentes.
O projeto surgiu a partir de uma inquietação das próprias estudantes: como ajudar os colegas a aprenderem, desde cedo, a lidar melhor com o dinheiro? Inspiradas por dados que apontam que 78,4% das famílias brasileiras estão endividadas, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da CNC, as alunas decidiram criar uma ferramenta educativa capaz de unir aprendizado e diversão.
No “Desafio da Mesada”, os jogadores recebem uma mesada virtual e precisam fazer escolhas financeiras conscientes — decidir quando gastar, poupar, investir ou criar uma reserva de emergência. A cada decisão, aprendem na prática os conceitos de planejamento, crédito, juros, consumo e investimento. O jogo inclui sistema de pontuação, ranking e desafios semanais, incentivando a disciplina e a responsabilidade financeira.
“O jogo nasceu da vontade delas de ajudar os colegas a aprenderem sobre educação financeira. São alunas muito dedicadas, estudiosas e comprometidas. Elas mergulharam de cabeça na pesquisa e mostraram um amadurecimento incrível ao longo do processo. Estou muito orgulhosa”, afirma a professora orientadora Camila Galvão.
A equipe apresentou o projeto à própria turma antes de ser selecionada para a etapa estadual — e a recepção não poderia ter sido melhor.
“Elas levaram o jogo para a sala, explicaram as fases e os objetivos, e os colegas ficaram entusiasmados, dando ideias e incentivando as meninas a continuarem. Esse apoio dentro da escola mostra o quanto o aprendizado pode inspirar e mobilizar outros alunos também”, conta Camila.
Com a aprovação para a etapa estadual, que será realizada no dia 24 de outubro, as estudantes agora se preparam para um novo desafio. Nos próximos dias, participarão de mentorias com especialistas do Sebrae, aperfeiçoando o conteúdo e a defesa do projeto diante da banca avaliadora.
“Mais do que uma competição, essa experiência tem sido uma grande vivência de aprendizado. Elas estão representando não apenas a nossa escola, mas também o espírito de superação e protagonismo dos jovens luverdenses. É uma conquista coletiva, que enche todos nós de orgulho”, destaca a professora.
A equipe “Pensadoras do Futuro” segue confiante e determinada. O Desafio da Mesada, além de uma ferramenta educativa, é também símbolo de como a educação pública pode ser inovadora, criativa e transformadora, quando aliada à vontade de aprender e à colaboração entre alunos e professores.