Os vencedores do 1º Concurso de Fotografia “Retratos da Natureza: Documentando as belezas dos três biomas mato-grossenses”, realizado pela Escola Institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, serão premiados na sexta-feira (11), às 16h. O evento ocorrerá nas dependências da Biblioteca Procurador de Justiça Attilio Ourives, localizada na sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá.
A abertura da solenidade contará com apresentação cultural de Estela Ceregatti e participação do procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, do corregedor-geral do MPMT, João Augusto Veras Gadelha, e do coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Institucional, procurador de Justiça Antonio Sergio Cordeiro Piedade. Os membros da comissão avaliadora do concurso também estarão presentes.
Serão premiadas nove fotografias, sendo as três mais bem avaliadas em cada categoria: Floresta Amazônica, Cerrado e Pantanal. Além disso, todas que compõem as listas serão impressas para exposição. O primeiro lugar receberá um Kindle, um estabilizador de celular e um livro de fotografia. O segundo ganhará um estabilizador de celular e um livro de fotografia. O terceiro será premiado com um livro de fotografia. Além disso, todos receberão ecobag, certificado de vencedor e medalha.
De acordo com o coordenador da Escola Institucional, procurador de Justiça Antonio Sergio Cordeiro Piedade, o concurso de fotografia integra o projeto Biblioteca Viva, que busca promover a integração entre as pessoas por meio de apresentações culturais “O projeto visa estabelecer um programa cultural na Biblioteca do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, promovendo ações participativas e colaborativas entre os setores de cultura, educação e servidores”, afirmou o coordenador.
Vencedores – Na categoria Cerrado, o primeiro lugar ficou com o assistente ministerial Lucas Marques Leonardo, a segunda posição com o promotor de Justiça substituto Marco Antonio Prado Nogueira Perroni e, em terceiro, o assessor especial Emerson dos Santos Weber.
Já na categoria Pantanal, os vencedores foram: Thiago Márcio de Oliveira (técnico de suporte), Isadora dos Santos Faria Amorim (residente) e Marco Antonio Padro Nogueira Perroni (promotor de Justiça substituto). Os três conquistaram, respectivamente, o 1º, 2º e o 3º lugares.
Na categoria Floresta Amazônica, o primeiro lugar foi conquistado pelo assistente ministerial Mario Kichese Netto; o segundo lugar pela assistente ministerial Greyce Kellen Quixabeira Gomes; e o terceiro pelo promotor de Justiça substituto Marco Antonio Padro Nogueira Perroni.
O objetivo da iniciativa é investigar, documentar e promover a conscientização sobre os três principais biomas presentes no estado de Mato Grosso, bem como fomentar o acervo da biblioteca com fotografias que retratem a beleza e a diversidade desses ecossistemas.
Fonte: Ministério Público MT – MT