Momento Destaque

Estudantes de Cuiabá e Várzea Grande participam de aula preparatória da Seduc

Publicados

em

 

Estudantes de diversas escolas de Cuiabá e Várzea Grande participaram neste sábado (18.09) da aula presencial preparatória do Pré-Enem [email protected] MT, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na Escola Estadual Presidente Médici. Todas as medidas de biossegurança, como uso de máscara, álcool em gel nas mãos e distanciamento foram cumpridas.

As aulas presenciais serão realizadas nas cidades de Cuiabá, Sinop, Tangará da Serra, Alta Floresta, Primavera do Leste, Diamantino, Juína e Marcelândia, sempre aos sábados das 8 às 12 horas, até a realização do exame, em 21 e 28 de novembro.

As disciplinas deste sábado foram das Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia). No próximo sábado (25.09), as aulas na Escola Estadual Presidente Médici serão das Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). No interior as aulas são de Redação

A exposição dos temas pelos professores foi de forma didática e com conteúdo de qualidade para alunos que não têm opção de se preparar ou revisar disciplinas para o exame. Como atesta a aluna Saraoane Silva. Ela fará o exame para concorrer a uma vaga de Psicologia.

“Eu achei ótimo porque muitas pessoas não têm condições de fazer cursinho ou algo assim. Estamos tendo aqui o mesmo nível que tem lá. Temos esse privilégio, oportunidade, sem custo nenhum. É uma oportunidade incrível demais. Excelentes professores e profissionais que estão fazendo de tudo pra gente arrasar no Enem”, avalia, Saraoane.

Leia Também:  Governo de MT anuncia asfaltamento da MT-400 e obra deve iniciar em abril de 2022

O secretário de Educação, Alan Porto, destacou a importância do programa na vida dos jovens da rede pública estadual. “Estamos muito felizes. Porque é um programa que está dando certo. Eu espero que todos os estudantes aqui aproveitem as aulas ao máximo e que repliquem essas informações para os colegas. Tenho certeza que todos vocês estão em casa se esforçando e estudando”, disse o secretário. Ele agradeceu ainda a parceria da primeira edição do Pré-Enem [email protected] MT no ano passado, com parceria com a TV ALMT para transmisão dos conteúdos no canal 30.1.

Oportunidades aos jovens

Péricles Henrique Oliveira de Lima quer fazer o Enem para estudar o curso de Farmácia. Ele aprovou a iniciativa da Seduc com o curso preparatório. “É show de bola a Secretaria de Educação preparar um projeto como esse. Até por causa desse período que estamos vivendo, que tivemos um retrocesso na educação. É importante esse projeto pra fazer o aluno da rede pública ficar no mesmo nível da rede privada”, comenta.

Ele destaca o Pré-Enem [email protected] MT como um suporte para “os jovens realizarem seus sonhos, fazerem uma faculdade” e defende a continuidade da ação. “Porque como o Paulo Freire disse uma vez: a educação muda as pessoas, e as pessoas mudam o mundo”, compara Péricles. Ele reconhece a educação como muito importante para os jovens, principalmente os mais carentes economicamente.

Leia Também:  Presidente do MTPrev ministra palestra sobre previdência estadual para servidores da ALMT

“O jovem precisa do apoio do Estado. De uma ajuda para alcançar seus sonhos. As aulas estão agradáveis, teve dinâmica para atrair o jovem. Fico feliz com a iniciativa e tenho que agradecer ao secretário e ao govermador do Estado pela iniciativa. Estou torcendo para esse projeto continuar. Ele tem tudo para seguir em frente”, avaliou o estudante Péricles.

O professor de Biologia da rede Seduc, Carlos Magno, da Escola Estadual Rodolfo Augusto Trechaud, chamou a atenção sobre a preparação dos estudantes também quanto ao aspecto emocional para o Enem 2021. “Uma boa dica é o controle da ansiedade, da carga de estudo. A paciência de pensar em tudo que o estudante assistiu e viu nas aulas. E fazer o exercício de gerenciamento do pensamento. Quando a pessoa organiza as ideias na hora da prova, ela consegue se sair melhor”, afirma.

Como participar

Estudantes do 3º ano do Ensino Médio das escolas de Mato Grosso ainda podem se inscrever para as aulas presenciais preparatórias do Pré-Enem [email protected] MT da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Há vagas disponíveis para as aulas aos sábados, das 8 às 12 horas. Interessados podem entrar em contato pelo telefone 65 3613 6318, ou pelo e-mail [email protected]

Fonte: GOV MT

Momento Destaque

Exposição apresenta esqueletos de animais para explicar bioma do Pantanal

Publicados

em

 

Jacaré, anta, quati, tuiuiú, capivara e até uma sucuri de dois metros de comprimento integram a exposição “O Pantanal através dos esqueletos”, aberta ao público no Museu de História Natural de Mato Grosso. A proposta é apresentar para os visitantes um olhar diferente do Pantanal, sob a perspectiva do sistema esquelético de alguns dos animais que habitam o bioma e mostrar como é a interação desses bichos com o ambiente.

Os esqueletos integram acervo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e foram reconstituídos em tamanho real para a exposição, realizada em parceria com o Laboratório de Anatomia Animal Comparada da UFMT.

“A exposição tem como objetivo apresentar aos visitantes a anatomia animal de forma simples e interativa, possibilitando a observação dos ossos para demonstrar a relação destes com os hábitos e habilidades de cada animal. Entre os esqueletos exibidos estão a sucuri, a anta, maior mamífero terrestre do Brasil, e o tuiuiú, ave símbolo do Pantanal”, destaca a curadora do Museu, Vitória Ramirez Zanquetta.

Visita Virtual 360°

Outra novidade do Museu de História Natural é a possibilidade de fazer a visita virtual em 360°, que apresenta uma perspectiva geral sobre a instituição e mostra o acervo da exposição permanente.

Leia Também:  Governo de MT anuncia asfaltamento da MT-400 e obra deve iniciar em abril de 2022

Vitória Ramirez Zanquetta, curadora do Museu,  explica que a visita virtual é uma aliada na divulgação do espaço cultural, ampliando o acesso ao público e possibilitando também que instituições de ensino tenham acesso às informações de forma remota para trabalhar diferentes temas com os estudantes.

“Através de exposições e ações educativas, o Museu promove o conhecimento arqueológico, paleontológico e etnológico para a população mato-grossense, estudantes, professores e pesquisadores. E as ferramentas para acesso remoto têm se tornado cada vez mais importantes, especialmente pela pandemia. A ideia é que essa plataforma seja alimentada com cada vez mais conteúdos sobre o acervo, além de mídias que proporcionem maior acessibilidade, como áudio descrições e vídeos em libras”.

O tour virtual está disponível no site do Museu.

Serviço

O Museu de História Natural Casa Dom Aquino é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em funcionamento sob gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss).

Endereço: Avenida Beira Rio, nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá-MT

Leia Também:  Sedec irá adotar novo sistema de emissão de certidões de tempo de serviço

Visitação: de quarta a domingo, das 8h às 18h

Entrada: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Área verde e parquinho: gratuito.

Telefones para contato: (65) 3634-4858 Site: http://museuhistorianaturalmt.com.br/

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA