O deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) apresentou um requerimento pedindo que o Governo do Estado atue de forma urgente e envie, além de remédios, uma equipe de suporte para a cidade de Cotriguaçu. A medida é necessária, segundo o parlamentar, em razão do incêndio que destruiu por completo a Farmácia Básica Municipal, comprometendo o acesso da população a medicamentos essenciais e tratamentos contínuos.
No documento, o parlamentar questiona quais providências já foram adotadas para garantir o fornecimento de medicamentos essenciais desde o incidente. Faissal também pede informações sobre a previsão de envio de insumos, equipamentos e mobiliários necessários para a recomposição imediata dos serviços farmacêuticos do município. O incêndio deixou Cotriguaçu sem estoque de remédios básicos, afetando diretamente pacientes que dependem do atendimento contínuo.
Faissal também pediu esclarecimentos sobre o envio de um eventual apoio técnico e financeiro do Estado para a reconstrução completa da unidade. O deputado questionou se há um cronograma planejado para essa reconstrução e quais intervenções emergenciais estão sendo estruturadas para evitar interrupção no atendimento farmacêutico enquanto a nova unidade não é reerguida.
“Diante da gravidade do ocorrido, é imprescindível a atuação célere do Estado de Mato Grosso, garantindo a reposição dos insumos, a normalização do atendimento farmacêutico e a reconstrução da unidade destruída. A ausência de estoque e a interrupção dos serviços farmacêuticos colocam em risco pacientes em uso de medicamentos controlados, pessoas em vulnerabilidade social e todos aqueles que dependem da assistência básica para manutenção da saúde”, diz a decisão.
Por: Assessoria




























