Momento Destaque

Gráfico: O profissional por trás dos avanços da informação visual

Publicados

em

Comemora-se no dia 07 de fevereiro o dia do gráfico e a equipe de reportagem da TV Conquista e do portal Momentomt não podia deixar em branco.

A data foi escolhida em homenagem  para esses trabalhadores por marcar a greve dos gráficos realizada em São Paulo, no ano de 1923, quando os gráficos reivindicaram melhores condições salariais e de trabalho.

A HISTÓRIA

Tudo começou com Johannes Guntenberg, considerado o pai  da impressão gráfica, que criou um tipo de dispositivo técnico capaz de reproduzir palavras, frases, textos ou mesmo livros inteiros através de caracteres ou tipos móveis na década de 1430,

Este dispositivo aperfeiçoou as técnicas de impressão em moldes ainda desconhecidos, um feito revolucionário para a época onde era necessário um escriba (aquele que na antiguidade dominava a escrita e possuía grande destaque social), e os custos de uma unidade era muito alto, fazendo com que a leitura fosse apenas um privilégio da elite.

Podemos dizer que o trabalho do profissional gráfico não se restringe somente a impressão de cartazes, livros, folders, flyers e panfletos. Este profissional tem um serie de  funções graças aos avanços da revolução da informação que  proporcionou o  surgimento de novos meios de transmissão da informação, com a criação das artes digitais gráficas e outros, fazendo-se surgir profissionais como o arte-finalista, o designer gráfico.  Há, dessa forma, uma série de profissionais gráficos que atuam nas etapas de pré-impressão, impressão e acabamento.

Leia Também:  O Sine MT, vinculado a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania realiza treinamento com servidores de seis municípios do interior

Para conhecermos melhor o trabalho dos profissionais gráficos e a importância que esses especialistas possuem na sociedade, fomos conhecer a Gráfica Rio Verde para mostrar um pouquinho da rotina e do cotidiano desse profissional que é de suma importância na comunicação.

A gráfica iniciou suas atividades no ano de 1987, e desde então vem se aprimorando cada vez mais para atender e oferecer qualidade e inovação aos seus clientes.  A gráfica iniciou com sistema  tipográfico que consiste num processo de transferência de tinta ao papel.

O proprietário João Matos, explica que atualmente a rotina da gráfica é bem diferente de quando começou a 32 anos atrás. “Eu era vendedor na região e vi potencial de crescimento na cidade, hoje buscamos investir na era digital e de comunicação visual.”

O profissional gráfico José Carlos,  trabalha na área a mais de 35 anos e explica que antigamente o serviço era bem limitado, “Naquela época usávamos o sistema  tipográfico que consiste num processo de transferência de tinta ao papel.”

 

Atualmente a Gráfica Rio verde conta com uma equipe qualificada na área de atendimento, vendas, arte gráfica e impressão. “Nossa família e  equipe parabeniza todos os profissionais gráficos. Estamos ai para produzir e levar coisas bonitas para a cidade”. finaliza Matos.

Leia Também:  Pai estupra filha de 11 anos e a agride com facão em Sinop; ao tentar resgatar a filha mãe é mantida em cárcere pelo acusado

 

Confira a matéria completa:

 

Fotos: Arquivo pessoal e internet

 

Propaganda

Momento Destaque

O Batalhão da Rotam – Ronda Ostensiva Tático Móvel completa 20 anos com programação diversificada e homenagens

Publicados

em

O Batalhão da Rotam – Ronda Ostensiva Tático Móvel, unidade especializada da Polícia Militar de Mato Grosso celebra 20 anos com uma programação extensa de atividades que começa nesta terça-feira (27), e segue até sábado (31.07). A unidade comemora aniversário no mês de junho, mas devido à pandemia, a celebração foi adiada.

Na abertura da programação, às 9h, 50 policiais da Rotam serão homenageados com a medalha ‘Mérito Tático Policial’ – por desempenharem funções ou atividades que, de alguma maneira, contribuíram com a doutrina da unidade.  Ainda pela manhã, será inaugurado o stand de tiro, no Batalhão – que irá homenagear o tenente-coronel Carlos Evane Augusto, falecido em abril deste ano. O militar fez parte do Batalhão Rotam antes de fazer parte do Bope.

Na quarta-feira (28), será realizado o 2º Simpósio de Patrulhamento Tático, no hotel Fazenda Mato Grosso, a partir das 9h, com a realização de palestras sobre temas como a Lei de Abuso de Autoridades, Balísticas e Preservação do Local de Crime e a referência do Patrulhamento Tático de Rota de São Paulo. Essa palestra será proferida pelo comandante adjunto da Rota/SP, major Leonardo Akira Takahashi.

Leia Também:  O Batalhão da Rotam - Ronda Ostensiva Tático Móvel completa 20 anos com programação diversificada e homenagens

Na noite de quinta-feira (29), no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE), mais 57 pessoas entre autoridades e representantes da sociedade civil organizada também serão homenageados com a medalha ‘Mérito Tático Policial’.

Na sexta-feira (30), será a competição de abordagem, no Batalhão  Rotam, com a participação dos policiais lotados nas unidades da especializada nos 15 CR distribuídos em todo Estado. Serão definidos critérios e a melhor equipe que conduzir a ação, preservando o cidadão e o policial, vence a prova. A expectativa que a prova dure 12 horas. Fechando a programação, no sábado (31), haverá o torneio de futebol society e a confraternização, em um espaço de laser, na Capital.

Fonte: GOV MT

 

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA