Momento Destaque

Homenageado em cidade de São Paulo e em duas de Mato Grosso corpo de Dom Pedro Casaldáliga é sepultado em São Félix do Araguaia MT

Publicados

em

Dois dias de homenagens póstumas foram preparados para a despedida do bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia MT e missionário Claretiano, Dom Pedro Casaldáliga, 92 anos(foto), que morreu na manhã do último sábado (08), após agravamento de crise pulmonar. Ele estava internado na unidade de terapia intensiva (UTI) da Santa Casa de Batatais, interior de São Paulo (SP).

Conhecido internacionalmente pela defesa dos direitos humanos e pela sua atuação em prol dos povos indígenas, Casaldáliga estava hospitalizado desde o dia 27 de julho passado com graves problemas respiratórios. Com o agravamento do quadro, no dia 04 deste mês, o religioso foi transferido para Batatais.

Aos 92 anos de idade, o bispo sofria do Mal de Parkinson. Ainda jovem, o bispo foi acometido por uma forte pneumonia que deixou uma sequela permanente no órgão do sistema respiratório.

A Prelazia de São Félix do Araguaia, a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria e a Ordem de Santo Agostinho confirmaram a morte do religioso por embolia pulmonar.

Leia Também:  Prefeita de Sinop MT concede entrevista coletiva no fim da tarde desta quinta(17) para explicar decisão de não mais concorrer a reeleição

O corpo de Casaldáliga foi embalsamado e velado em três cidades. O primeiro velório começou, ainda na tarde do sábado (08), na capela do Claretiano, no Centro Universitário de Batatais. Às 15 horas do domingo (09), foi celebrada uma missa de corpo presente. De Batatais, o corpo seguiu para Ribeirão Cascalheira MT. Lá, o corpo passou a ser velado no Santuário dos Mártires.

Após a chegada do corpo, nesta segunda-feira(10))  indígenas da etnia Xavante fizeram  um ritual de passagem, para encomendá-lo, de acordo com a crença deles. Após esse ritual, houve  reza popular dos posseiros e, à noite, caminhada e vigília. À meia-noite, mística com agentes da Pastoral da Prelazia. Ao amanhecer, todos sairam em caminhada e oração.

E, por fim, a última homenagem ao bispo será feita em São Félix do Araguaia MT, nesta terça(11)no Centro Comunitário Tia Irene, sem previsão de data ou horário, seguida do sepultamento na cidade, como era de seu desejo. Casaldáliga era espanhol da Catalunha e veio para o Brasil como missionário, em 1968, para trabalhar na região do Araguaia, onde realizou um trabalho na defesa da população desfavorecida.

Leia Também:  Atiradora do Alphaville que matou com um tiro na cabeça colega de 14 anos se entrega à Polícia na noite desta terça-feira(15) em Cuiabá

Otavio Ventureli(com assessoria)

Momento Destaque

Chifre: Homem é preso pela PM após estuprar a ex-esposa e acusá-la de traição durante baixaria na residência do amante da suposta vítima

Publicados

em

Um homem de 37 anos foi preso nessa quinta-feira (17) em Porto Espiridião, municipio de Mato Grosso,  após ter abusado sexualmente da esposa e acusá-la de traição.

Conforme as informações repassadas pela vítima, seu ex-companheiro havia ido até a residência para buscar um pneu que seria de seu filho. Em seguida, seu atual marido chegou na residência e a mulher informou o ocorrido.

O suspeito não havia tido nenhuma reação de ciúmes e então sentou-se no sofá e passou a ingerir algumas latas de bebidas alcoólicas. Minutos depois, o homem ficou exaltado e começou a agredir a vítima.

Logo depois, ele levou a esposa até o quarto, obrigou a tirar a roupa, passou a mão em suas partes íntimas e acusou a mulher de traição. A mulher começou a discutir com o suspeito, negou o fato e acionou a Polícia Militar que foi até o local.

Após a chegada dos policiais, o suspeito foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia. O caso ainda está sendo investigado pela Polícia Civil.

 

Otavio Ventureli(com hntnoticias)

Leia Também:  100 dias de seca, baixa umidade do ar e concentração de material orgânico, são responsáveis pelas queimadas no Pantanal, afirma Mauro Mendes
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA