Momento Destaque

Instalação de consórcio para vacinas ocorre até o dia 22; Emanuel reforça esforço para imunizar população cuiabana

Publicados

em


Davi Valle

Clique para ampliar

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) definiu os trâmites para constituição de consórcio para aquisição direta de vacinas e insumos contra a Covid. Cuiabá já é uma das cidades signatárias para implantação. “Nosso esforço, o meu compromisso é para garantir a imunização de nossa população”, declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. No sábado (27), ao lado de prefeito de nove capitais, o gestor acompanhou as primeiras tratativas para a implantação. Até o dia 22 de março estima-se que consórcio seja constituído e instalado.

Nesta terça-feira (2), o prefeito Emanuel Pinheiro, ao lado do presidente da Câmara Municipal, Jucá do Guaraná e do vereador  Renivaldo Nascimento, encontra-se em Brasília e tem como pautas a busca de recursos à saúde pública e o detalhamento de ações do consórcio para aquisição de vacinas para população cuiabana.

“Quanto à instalação do consórcio é importante a gente se unir, que não se crie uma ideia de competição, de concorrência com o governo federal, estadual. Ou seja, vamos agregar, criar um movimento para ajudar o Governo Federal a pulverizar com a maior rapidez possível a imunização da população”, explica Emanuel.

Leia Também:  Unimed Norte de Mato Grosso doa à Seretaria de Saúde de Sinop MT 400 frascos de medicamentos para sedação de pacientes em estado grave

Os recursos para compra de vacinas poderão ser disponibilizados de três formas: por meio dos municípios consorciados, de aporte de recursos federais e de eventuais doações nacionais e internacionais, de acordo com a Frente Nacional dos Prefeitos.

Atuação:

O consórcio dará suporte aos municípios caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), do governo federal, não consiga suprir a demanda nacional.

A ideia de constituir um consórcio público para aquisição de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos está fundamentada na Lei nº. 11.107/2005. A FNP reúne as 412 cidades com mais de 80 mil habitantes.

*Com informações da assessoria de imprensa da FNP.

Momento Destaque

Nova Mutum em Mato Grosso registra 03 mortes por Covid 19 nesta terça-feira(13) atingindo no total 85 óbitos; uma das vítimas tinha 57 anos

Publicados

em

Três mortes por Covid-19  foram  registrados em Nova Mutum em Mato Grosso, nesta terça-feira(13) e o número de óbitos chega a 85.

Segundo informações da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, a primeira vítima foi do paciente identificado por  Valdecir Ramos, 57 anos. 

Casos no município

De acordo com o último boletim epidemiológico do município, divulgado nesta terça-feira  (13) , Nova Mutum já confirmou  6.101 casos de coronavírus. 5.857 já se recuperaram. ( 14  mutuenses se encontram em leitos de UTI). 

Recomendações

Já há uma vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus.

Leia Também:  Unimed Norte de Mato Grosso doa à Seretaria de Saúde de Sinop MT 400 frascos de medicamentos para sedação de pacientes em estado grave

Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.     

 

 

Otavio Ventureli(da redação com agitos)

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA