Momento Destaque

Internado há uma semana em hospital de São Félix do Araguaia MT é grave o estado de saúde de Dom Pedro Casaldáliga Plá

Publicados

em

O bispo emérito Dom Pedro Casaldáliga, de 92 anos,  continua  internado com problemas respiratórios em um hospital de São Félix do Araguaia, em Mato Grosso.

Em estado delicado, ele deveria ser transferido, ainda ontem (04), por meio de uma UTI área até Batatais (SP) para tratamento especializado. O comunicado foi feito em nota oficial divulgado pela Paróquia Nossa Senhora da Assunção.

De renome internacional, ligado aos sem-terra e indígenas, o líder católico está internado há quase uma semana por consequências de problemas respiratórios agravados pelo Mal de Parkinson e pela idade do religioso. Também por conta de um quadro de tuberculose que teve há um ano. O bispo fez exames de Covid-19, que deram negativo.

O  superior Provincial dos Claretianos de Brasil, Padre Marcos Antonio, desmentiu a morte de Casaldáliga. “Infelizmente, tem saído muitos boatos sobre sua morte, mas graças a Deus ele está resistindo”, disse. “Gostaria apenas de anunciar a todos que dom Pedro não morreu, esta notícia é falsa. Nós estamos acompanhando Dom Pedro, ele não está assim bem de saúde, mas está estável e está indo agora para Batatais em São Paulo, que tem uma estrutura melhor para poder cuidar da saúde dele e vamos acompanhar mais de perto seu estado de saúde”, completou.

Leia Também:  Justiça nega prisão preventiva, pedido de busca e apreensão e monitoramento solicitados por ex-mulher do advogado Cléverson Contó

Conforme padre Marcos, o quadro de saúde é delicado já que está com o pulmão bastante comprometido e respira com ajuda de respiradores. “Mas, nós temos fé. Pedro é pedra, Pedro é rocha”, comentou. “O bispo é monitorado 24 horas por enfermeiros, além dos padres claretianos que dedicam um cuidado especial a ele”, acrescentou.

Natural da Catalunha, na Espanha, Casaldáliga chegou a Mato Grosso, em 1970, e foi o primeiro bispo da Prelazia de São Félix. Aos 92 anos, vive atualmente sob os cuidados de três freis agostinianos de sua comunidade religiosa.

O bispo emérito ficou conhecido pelo trabalho pastoral ligado a causas como a defesa de direitos dos povos indígenas, contra a violência em decorrência dos conflitos agrários e por suas posições políticas. Sua trajetória também já lhe rendeu o filme biográfico “Descalço sobre a Terra Vermelha”, lançado, em 2014, por uma produtora espanhola.

Otavio Ventureli(com ascom)

Propaganda

Momento Destaque

Novo reajuste no preço dos combustíveis anunciado nesta terça-feira(22) pela Petrobrás entra em vigor a partir desta quarta-feira(23)

Publicados

em

A Petrobras anunciou, nesta terça-feira (22/9), o quarto reajuste seguido dos combustíveis em setembro.

Após três cortes consecutivos, o preço do litro da gasolina sofrerá aumento de 4% nas refinarias a partir desta quarta-feira (23/9).

O valor do diesel não terá alteração. As três últimas correções, promovidas pela estatal este mês, foram cortes de 3%, 5% e 5% na gasolina e reduções de 6%, 5% e 5% no diesel.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), Sérgio Araújo, o reajuste anunciado para gasolina “não foi suficiente para eliminar a defasagem em relação ao preço internacional”. “O diesel continua com defasagem desde o início de agosto”, disse.

Em Brasília, embora seja possível encontrar gasolina por menos de R$ 4 em aplicativos de alguns estabelecimentos, a média praticada, antes do novo reajuste, era de R$ 4,28 por litro. Contabilizando o aumento anunciado hoje, a Petrobras promoveu 27 alterações na tabela de preços da gasolina e 21 na do diesel este ano.

 

 

Otavio ventureli(da redação de Brasilia)

Leia Também:  Corpo de Delegado de Polícia Civil de Mato Grosso que faleceu de infarto neste sábado(19) deverá ser sepultado neste domingo(20) em Uberaba MG

 

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA