Momento Destaque

Levantamento do Comitê Integrado Multiagências de Coordenação Operacional aponta que focos de calor diminuíram na Amazônia, Cerrado e Pantanal

Publicados

em

Os três biomas de Mato Grosso; Amazônia, Cerrado e Pantanal apresentaram redução nos focos de calor. Os dados foram apresentados pelo Comitê Integrado Multiagências de Coordenação Operacional de Mato Grosso (Ciman-MT), nesta sexta-feira (24.09) para atualização das ações de combate aos incêndios florestais no Estado. O encontro foi realizado na sala de crise da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

Segundo o relatório, o bioma do Pantanal mato-grossense lidera o ranking no índice de redução de focos de calor. Em 2020, foram 8.973 focos, enquanto que no ano de 2021, foram apenas 675 focos, uma redução de 92%.

O Cerrado ocupa a segunda posição; em 2020 foram 10.008 focos e 2021 caiu para 4.743, uma queda de 53%. No bioma Amazônia, em 2020 foram 11.725 e 2021 reduziu para 7.296, redução 38%.

“Nós temos apresentado número satisfatórios em relação aos focos de calor registrados no nosso território acumulado de janeiro a setembro. Mesmo com incêndios em regiões de difícil acesso nossas equipes têm conseguindo realizar o controle ou mesmo conter os incêndios em diversos pontos desses biomas”, declarou o diretor operacional do CBMMT, coronel Agnaldo Pereira.

Outra tratativa desta reunião, foi sobre a intensificação da Operação Abafa 2021, que será realizada com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, Defesa Civil e Exercito. O objetivo é coibir ilícitos ambientais em várias regiões do Estado.

MONITORAMENTO

O CBM conta com oito salas de situação onde os militares realizam o monitoramento constantemente para identificar áreas que estão sendo destruídas de forma irregular com uso do fogo. Quando identificada a destruição, os bombeiros realizam a fiscalização e aplicam multas para punir os infratores pela destruição das áreas.

A Aplicação de multas por danos causados à natureza também é competência CBMMT. A Lei Complementar n° 639, aprovada em 30 outubro de 2019, pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Mauro Mendes, alterou o Código Estadual do Meio Ambiente em vigência e atribuiu essa função ao Corpo de Bombeiros.

Fonte: GOV MT

 

Leia Também:  Estado que mais produz e conserva meio ambiente apresenta plano de neutralização de carbono mais arrojado do País

Momento Destaque

Município de Jaciara recebe ambulância de emenda parlamentar para atender saúde pública

Publicados

em

Entrega de ambulância para Jaciara

Foto: HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) destinou emenda de R$100 mil para a Prefeitura de Jaciara comprar uma nova ambulância para atender a saúde pública. A entrega foi realizada na segunda (25) com a presença da prefeita Andreia Wagner, vereador Ivaneis Tamanho (MDB) e lideranças do município.

A ambulância atenderá tanto a demanda da cidade, quanto do Distrito de Selma, e será importante para desafogar o atendimento da saúde pública no Vale do São Lourenço. O pedido da ambulância foi feito pelo vereador Ivaneis Tamanho e todo o Diretório Municipal do MDB de Jaciara. O deputado comemorou mais uma emenda destinada a saúde do município e garante que irá continuar trabalhando pela região sudeste de Mato Grosso.

“Para comemorar o aniversário de Jaciara estamos realizando a entrega desta ambulância que tem contrapartida da Prefeitura e irá garantir melhor atendimento na estrutura de saúde pública do município e do distrito de Selma. Jaciara é uma cidade que tenho grande apreço e irei continuar destinando emendas para atender a população local. Nosso objetivo é humanizar o atendimento da saúde de Jaciara e estamos felizes em continuar ajudando esta importante cidade de Mato Grosso”, disse o deputado Thiago Silva.

Leia Também:  Mais de 15,3 mil fotos foram registradas no Casamento Abençoado e estão disponíveis gratuitamente

A prefeita Andreia Wagner (PSB) agradeceu e reconheceu o trabalho do deputado que tem compromisso com Jaciara. “É um presente para o aniversário de 63 anos de Jaciara esta entrega. Terá uma utilidade grande para o Distrito de Selma que necessita deste equipamento de saúde e agora terá conforto para transportar os pacientes. O deputado Thiago Silva já tem ajudado Jaciara com uma van escolar e emendas para a educação e agradecemos seu apoio”, relata a prefeita Andrea.

O vereador Ivaneis Tamanho fez seu agradecimento ao deputado pela ambulância e pela van escolar que estão atendendo e trazendo dignidade para a população de Jaciara e colocou seu mandato a disposição para realizar parcerias com o deputado em prol da comunidade.

Fonte: ALMT

 

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA