Momento Destaque

Lucas do Rio Verde: Aumento das notificações de dengue e zika em 2019

Publicados

em

Entre o período de janeiro a dezembro de 2019, a Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde, através Secretaria de Saúde, realizou o registro de 516 notificações de Dengue, 11 de Chikungunia e 29 de Zika, representando aumento de 300% quando comparado com 2018, na ocasião registradas 129 notificações de Dengue e 22 de Zika.

De acordo com a secretaria, a medida adotada é conscientizar a população para eliminar ambientes de proliferação do mosquito visando evitar o aumento das doenças no município. Estão sendo passadas orientações aos moradores e, em casos de localização de focos, os agentes realizam a eliminação do criadouro do mosquito.

Segundo a Vigilância em Saúde, apesar de todo o trabalho de conscientização ainda são encontrados muitos focos do mosquito. Sendo os lugares mais comuns áreas, garagens, ralos e recipientes de água.

A prefeitura desempenha ações de mutirões de limpeza e trabalhos de conscientização no decorrer de todo o ano. Ainda, a Secretaria de Saúde tem a disposição vários agentes de endemias que auxiliam nos cuidados necessários e trabalho de orientação nas visitas as residências.

Leia Também:  Telhas furtadas de casa de idoso são recuperadas pela Polícia Civil, na ação, uma idosa de 61 anos foi conduzida para esclarecimento

A ameaça da epidemia não é algo particular de Lucas, diversos municípios do país estão em alerta. De acordo com o Ministério da Saúde, os casos de dengue registrados no Brasil é o mais alto da história. No período que compreende janeiro a dezembro, registraram-se mais de 1,5 milhões de notificações, concentradas no Centro– Oeste e Sudeste.

No município luverdense, os bairros com maiores registros de notificações no ano de 2019 foram: Jardim das Palmeiras (57), Alvorada (54), Bandeirantes (39), Cidade Nova (37), Rio Verde (37).

O cidadão tem canais denúncias, sendo um deles o aplicativo Lucas Cidadão, onde é possível enviar uma foto e marcar a localização. Aplicativo disponível para Android e IOS. E também disponível a Ouvidoria – 0800 646-4004.

Momento Destaque

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) capacita servidores sobre construção e análise de indicadores

Publicados

em

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Secretaria Adjunta de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas, encerrou na manhã desta sexta-feira (30.07) a capacitação “Construção e análise de indicadores”, que teve como público-alvo servidores do Executivo estadual que atuam em áreas estratégicas e de desenvolvimento organizacional. Ao todo, 64 servidores participaram da capacitação.

A ação foi realizada com a parceria da Secretaria Adjunta da Escola de Governo e da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), ao longo desta semana, por videoconferência, e compreendeu seis módulos com aulas teóricas e oficinas práticas.

De acordo com o secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas, Sandro Brandão, a capacitação teve como objetivo proporcionar aos servidores o nivelamento conceitual e prático relacionado ao assunto.

“Essa é uma capacitação inicial, estruturante e voltada para o ensino da construção de indicadores sólidos sobre as ações do Governo de Mato Grosso. Para termos resultados perenes, temos que estruturar muito bem as nossas bases”, comentou Brandão durante a abertura dos trabalhos, na última segunda-feira (26).

Leia Também:  Batalhão Rotam homenageia autoridades com medalha ‘Mérito Tático Policial’; ntrega da honraria militar faz parte da programação do 20º aniversário da unidade especializada da PM
Fonte: GOV MT

 

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA