Momento Destaque

Medalhista de ouro, paratleta será homenageado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Publicados

em

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Titular da seleção mato-grossense e atual capitão da seleção brasileira de goalball, Romário Diego Marques, ou “Romarinho”, como é popularmente conhecido, ainda comemora a conquista inédita da medalha de ouro na Paralimpíada de Tóquio (Japão).  Mato-grossense de coração, o paratleta de 32 anos se tornou inspiração para milhões de crianças e adolescentes portadoras de deficiência visual.

Foi com o objetivo de difundir a modalidade esportiva, que o deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) propôs o Projeto de Resolução 194/2021 para conceder ao atleta a Medalha de Honra ao Mérito Esportivo “João Batista Jaudy”. Apresentado na sessão plenária dessa quarta-feira (15), o projeto de resolução está sob análise da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto.

Criada pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), por meio da Resolução 6.597/2019, o título busca homenagear personalidades em reconhecimento às ações de incentivo, pesquisa, ensino e divulgação, prestados ao esporte mato-grossense.

“O esporte é um mecanismo importantíssimo para promover a inclusão de jovens e adultos, em especial da Pessoa com Deficiência (PcD). A mensagem que queremos transmitir com essa propositura é a de que todos, sem exceção, são capazes de alcançar seus objetivos independente de qual seja a limitação física”, pontua Xuxu Dal Molin.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá promove discussões sobre a revisão da Lei de Regularização e estima beneficiar 30 mil pessoas

Na avaliação do parlamentar, os jogos paralímpicos motivaram e reavivaram a esperança de milhões de telespectadores diante dos problemas enfrentados pela pandemia da covid-19.

“Eles [paratletas] motivaram todos. A cada disputa, a cada medalha conquistada, a cada demonstração de superação (…). Se pudesse definir a Paralimpíada de Tóquio em uma única palavra, certamente ela seria: inspiração”, concluiu Dal Molin.

Superação

Portador de retinose pigmentar, doença de origem genética que afeta em média 1 em cada 4 mil pessoas no mundo, “Romarinho” tem uma relação intrínseca com o esporte.

Antes mesmo do nascimento, seu nome já havia sido escolhido em homenagem ao “Camisa 11” da seleção tetracampeão, Romário de Souza Faria, o eterno “Baixinho”.

A deficiência que o impediu de “brilhar” nos gramados, foi a mesma que aproximou o jovem atleta do ainda desconhecido goalball e, que anos mais tarde, o conduziria ao cobiçado posto de capitão da seleção brasileira.

De lá para cá, foram três participações em jogos paralímpicos, sendo o primeiro deles em 2012 (Londres), 2016 (Rio de Janeiro) e em 2021 (Tóquio) que lhe renderam, respectivamente, as medalhas de prata, bronze e o inédito ouro.

Leia Também:  Encontro em Sorriso discute fortalecimento e regularização dos Conselhos de Segurança

Para coroar o feito histórico da seleção, o atleta de Mato Grosso balançou a rede na goleada de 7 a 1 conta a temida equipe da China.

O Esporte

Ao contrário de outras modalidades paralímpicas, o goalball foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual.

Os atletas são divididos nas categorias: cegos totais ou com percepção de luz, mas sem reconhecer o formato de uma mão a qualquer distância (B1), atletas com percepção de vultos (B2) e aqueles que conseguem definir imagens (B3).

Para garantir a igualdade na competição, todos os atletas, independentemente do nível de perda de visão, utilizam uma espécie de venda nos olhos.

Cada equipe é composta por três jogadores titulares e o mesmo número de reservas que tentam atingir o fundo da rede da equipe adversária.

Para facilitar o posicionamento dos atletas, a quadra de goalball é dividida em três áreas: defesa, neutra e ataque.

Baseado na percepção tátil e auditiva, o esporte é praticado em silêncio. Isso porque os atletas se localizam através de um som emitido por um guizo instalado no interior da bola que mede 76 centímetros de diâmetro e pesa 1,25 kg.

*Com informações Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Fonte: ALMT

Momento Destaque

Município de Jaciara recebe ambulância de emenda parlamentar para atender saúde pública

Publicados

em

Entrega de ambulância para Jaciara

Foto: HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) destinou emenda de R$100 mil para a Prefeitura de Jaciara comprar uma nova ambulância para atender a saúde pública. A entrega foi realizada na segunda (25) com a presença da prefeita Andreia Wagner, vereador Ivaneis Tamanho (MDB) e lideranças do município.

A ambulância atenderá tanto a demanda da cidade, quanto do Distrito de Selma, e será importante para desafogar o atendimento da saúde pública no Vale do São Lourenço. O pedido da ambulância foi feito pelo vereador Ivaneis Tamanho e todo o Diretório Municipal do MDB de Jaciara. O deputado comemorou mais uma emenda destinada a saúde do município e garante que irá continuar trabalhando pela região sudeste de Mato Grosso.

“Para comemorar o aniversário de Jaciara estamos realizando a entrega desta ambulância que tem contrapartida da Prefeitura e irá garantir melhor atendimento na estrutura de saúde pública do município e do distrito de Selma. Jaciara é uma cidade que tenho grande apreço e irei continuar destinando emendas para atender a população local. Nosso objetivo é humanizar o atendimento da saúde de Jaciara e estamos felizes em continuar ajudando esta importante cidade de Mato Grosso”, disse o deputado Thiago Silva.

Leia Também:  Mais de 15,3 mil fotos foram registradas no Casamento Abençoado e estão disponíveis gratuitamente

A prefeita Andreia Wagner (PSB) agradeceu e reconheceu o trabalho do deputado que tem compromisso com Jaciara. “É um presente para o aniversário de 63 anos de Jaciara esta entrega. Terá uma utilidade grande para o Distrito de Selma que necessita deste equipamento de saúde e agora terá conforto para transportar os pacientes. O deputado Thiago Silva já tem ajudado Jaciara com uma van escolar e emendas para a educação e agradecemos seu apoio”, relata a prefeita Andrea.

O vereador Ivaneis Tamanho fez seu agradecimento ao deputado pela ambulância e pela van escolar que estão atendendo e trazendo dignidade para a população de Jaciara e colocou seu mandato a disposição para realizar parcerias com o deputado em prol da comunidade.

Fonte: ALMT

 

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA