Momento Destaque

O Tubarão voltou: Com gol aos 42 minutos do segundo tempo Londrina vence o Remo neste sábado em Belém e garante acesso à Série B

Publicados

em

O Londrina está de volta à Série B do Brasileiro. O acesso foi garantindo no sufoco, com a vitória por 1 a 0 sobre o Remo, neste sábado(16), no Mangueirão, em gol contra de Gilberto Alemão marcado aos 42 minutos do segundo tempo.

O resultado, combinado com a derrota do Paysandu para o Ypiranga-RS, garantiu a vaga para o Tubarão.

Será o retorno do Londrina à Série B após um ano longe – o time tinha caído em 2019. O Tubarão fecha a fase semifinal em segundo no grupo D, com nove pontos.

Precisando da vitória, o Londrina começou arriscando em chutes de fora da área. As melhores chances foram com Igor Paixão, aos cinco, que Vinicius defendeu, e com Douglas Santos, aos 38, com a bola tirando tinta da trave.

O Remo procurou trabalhar mais a bola e cadenciar o jogo, mas levou pouco perigo no primeiro tempo.

Na segunda etapa, o jogo ficou ainda mais aberto. O Remo quase fez em chute cruzado de Laílson, o Londrina respondeu com Carlos Henrique, que bateu em cima do goleiro. O Tubarão viu ainda Fredson acertar o travessão e ainda o goleiro Dalton salvar em cabeceio de Tcharlles.

Leia Também:  Inter não consegue superar o Corinthians no Beira-Rio apesar da luta durante os 90 minutos e perde a chance de ser campeão

A campanha do Londrina começou com um excelente desempenho em casa, com oito vitórias e um empate, mas muito abaixo como visitante – com quatro empates e cinco derrotas. No fim, o Tubarão se classificou e fechou a primeira fase em terceiro no grupo B.

No quadrangular da fase semifinal, o Londrina começou empatando sem gols com o Remo, no Estádio do Café.

Depois, veio a primeira vitória fora de casa, no 3 a 2 sobre o Ypiranga-RS, em jogo que perdia por 2 a 0 no primeiro tempo, adversário teve três jogadores expulsos, e a virada saiu nos acréscimos.

Em seguida, o Tubarão perdeu para o Paysandu, em Belém por 3 a 2, quando buscou o empate após levar 2 a 0, mas sofreu a derrota no último lance do jogo.

A aposta de aproveitar os jogos em casa para garantir o acesso acabou não dando certo. O Londrina voltou a tropeçar mais duas vezes no Estádio do Café, primeiro em um empate sem gols com o Paysandu, e depois no 1 a 1 com o Ypiranga-RS, no último jogo.

Otavio Ventureli(da redação)

Momento Destaque

Curso vai ajudar gestores mato-grossenses a implementar o Sistema Municipal de Cultura

Publicados

em


Estão abertas até o dia 08 de março as inscrições para a capacitação online de Implementação do Sistema Municipal de Cultura. Aprovado no edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o curso é direcionado a gestores municipais de cultura dos municípios mato-grossenses e terá início no dia 12 de março. 

Com duração de cinco semanas, composta por quatro módulos mais uma semana de consultoria, o objetivo da capacitação é orientar os gestores públicos sobre a execução e implementação dos componentes do plano de trabalho do Sistema Municipal de Cultura. Cada município terá direito a duas vagas. 

A base de ensino será focada na prática com conteúdos sobre a adesão ao acordo de cooperação federativa, cadastro na plataforma do Sistema Nacional de Cultura (SNC), legislações vigentes, fundos de financiamento à cultura e elaboração do Plano Municipal de Cultura, dentre outros. A capacitação contribuirá para a evolução das políticas de cultura do estado. 

Segundo os dados publicados em fevereiro, somente 66 municípios de Mato Grosso efetuaram a adesão ao Sistema Nacional de Cultura.  Isso significa que 75 municípios ainda não implementaram políticas culturais sistematizadas e alinhadas aos sistemas estadual e federal de cultura.

Leia Também:  Empresas que descumprirem medidas de enfrentamento à pandemia poderão ser cassadas em MT

De acordo com a coordenadora do curso, Silvia Machado, a capacitação online se configura como uma grande oportunidade de aprendizagem para os gestores neste período de restrição à realização de eventos.

“É um momento que pode ser aproveitado para a implementação o Sistema Municipal de Cultura e assim concretizar o CPF da Cultura (Conselho, Plano e Fundo) em todo o estado. As políticas públicas asseguradas em legislação são fundamentais para a evolução contínua os diversos segmentos culturais do município”, defende Sílvia, que foi diretora de cultura do município de Juína  e possui formação e experiência no assunto.

Capacitação online de Implementação do Sistema Municipal de Cultura

Prazo para inscrição: 08 de março de 2021

Acesso ao formulário de inscrição: AQUI

Acesso ao regulamento de participação: AQUI

Mais informações: [email protected] | (66) 99206-4192

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA