Momento Destaque

Pai paga promessa e sai do Hospital Municipal de Cuiabá de joelhos em agradecimento pela recuperação da filha

Publicados

em

A cena emocionou a todos, o jardineiro Edevilson Ferreira pai da paciente  Brenda Vitoria Alves Ferreira, 18 anos, deixou no dia 31 de julho, o Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”, de joelhos, em cumprimento a promessa feita, caso a filha recebesse alta médica.

Foram mais de três meses de luta pela vida. A adolescente deu entrada no HMC no dia 11, após passar mal, em decorrência de um bullying sofrido na escola onde estuda, segundo afirmou a mãe de Brenda, Estefany Ferreira, que trabalha como diarista.

“Ela começou com crises convulsivas, após esse bullying. Minha filha nunca havia tido convulsão, ela começou a se debater, apresentar crises de choro, corpo trêmulo, braço dormente, salivar e entortar a boca e vomitar”. Esses foram os sintomas, revelou a mãe.

Ao dar entrada no HMC, a paciente passou por acompanhamento com neurologista, neurocirurgião, clínico geral e equipe multidisciplinar. Realizou vários exames laboratoriais e de imagem, e a conclusão do diagnóstico foi Encefalite Autoimune, uma inflamação do cérebro que surge quando o sistema imune ataca as próprias células cerebrais.

Leia Também:  Social: Geladeira Solidária completa um ano atendendo mais de 500 famílias em situação de vulnerabilidade

Segundo a mãe de Brenda, a doença pode ter sido desencadeada por uma crise de estresse intensa.  “Ela teve a parte emocional e neurológica afetadas. Minha  filha perdeu a fala e o movimento do corpo. No período de internação, ela teve parada cardíaca, passou por entubação e traqueostomia. Foram idas e vindas entre enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva. Estou muito feliz agora com a recuperação da Brenda. E muito agradecida por todo o cuidado, carinho e dedicação dos médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e demais equipes multiprofissionais do HMC”, ressaltou.

No dia da alta médica, o pai de Brenda agradeceu a Deus e a todos que colaboraram com a vitória de Brenda. “Foram meses de batalha, mas nós vencemos. Gratidão à administração do HMC e as profissionais da saúde, que aqui trabalham. Agradeço também aos amigos e a todos que oraram por nós”, enfatizou. 

Para Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que administra o HMC, é uma alegria imensa quando os pacientes saem com vida e recuperados. “Diariamente o Hospital Municipal de Cuiabá salva-vidas. É muito gratificante, isso acontece graças à gestão Emanuel Pinheiro, que inaugurou e mantém esta unidade para a população do Sistema Único de Saúde – SUS. Gestão séria, humanizada e preparada, com profissionais de excelência e equipamentos modernos para a realização do tratamento adequado”, enfocou o diretor-geral.    

Leia Também:  Reunião de Pivetta com Depuados na AL MT cobrou maior participação do Vice em negociações com parlamentares

A gestão Emanuel Pinheiro inaugurou no ano de 2019, o Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”– HMC, com 315 leitos abertos. A unidade é considerada o mais novo e moderno hospital de Mato Grosso e um dos três melhores hospitais públicos do país, no quesito infraestrutura. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Momento Destaque

Kalil fiscaliza obras de educação para 2022 e garante mais de R$ 18 milhões em aporte

Publicados

em

 

 

ATUALMENTE A POPULAÇÃO ESTUDANTIL DE COMPETÊNCIA DE VÁRZEA GRANDE SUPERA OS 30 MIL ALUNOS E A META É AMPLIAR EM MAIS CINCO MIL VAGAS ATÉ 2024

Mesmo tratando todas as áreas da Administração Pública como essenciais, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat aproveitou o Dia do Estudante, comemorado nesta quinta-feira, 11 de agosto, para vistoriar as obras da Educação, do Esporte, Cultura e Lazer que se encontram sendo executadas e com previsão de serem entregues ainda em 2022.

“Estamos trabalhando para melhorar as unidades escolares, para abrir mais vagas no ensino público e principalmente garantir qualidade no ensino, além de fomentar a prática esportiva, o lazer e o entretenimento”, explicou Kalil Baracat acompanhado pelo vice-prefeito José Hazama e pelos secretários, de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidélis e de Viação e Obras Públicas, Luiz Celso Morais.

No decorrer da vistoria, Kalil Bacarat e José Hazama, cobraram qualidade nas obras executadas e principalmente zelo com os gastos públicos para que mais pessoas possam usufruir das políticas públicas, principalmente a maior parcela da população que necessita do suporte público para ter acesso a educação, saúde, segurança, social e obras que valorizam a cidade como um todo. “Uma unidade escolar, quando bem gerida e tendo qualidade, ela se torna referencial para a comunidade que vive em função da mesma”, lembrou Kalil Baracat, sinalizando que a Educação em Várzea Grande tem sido construído avanços significativos para os alunos, para os pais e para os profissionais que atuam diretamente na Educação Pública.

O secretário Silvio Fidélis lembrou que estão em fase final de execução das obras do Espaço Esportivo João Gonçalo da Costa, no bairro da Manga, no Cristo Rei, anexa ao Centro Municipal de Educação Básica – CMEI que leva o nome do saudoso Senador Jonas Pinheiro da Silva. O Espaço Esportivo João Gonçalo da Costa é composto por academia ao ar livre com 8 aparelhos para a prática e melhoria do condicionamento físico, além de um playground para a crianças. “Queremos e vamos reforçar os espaços de lazer e entretenimento para que a família várzea-grandense seja valorizada e tenha cada vez mais satisfação de viver na cidade”, explicou o secretário Silvio Fidélis.

Leia Também:  Garantindo beneficios para os pequenos produtores Nova Mutum MT fortalece e valoriza agricultura familiar

As autoridades visitaram ainda o funcionamento da CMEI Senador Jonas Pinheiro e conheceram a funcionalidade e cobraram da diretora da unidade Carla Letícia Borges, resultados, pois a base educacional é essencial na formação dos futuros profissionais. Já às obras da CMEI Nair Sacre, na Cohab Cristo Rei, está sendo reformada e ampliada e vai atender até 400 crianças de 1 a 3 anos. “Hoje existe uma ansiedade muito grande da população, que vive no entorno, para a entrega da unidade de ensino que é referência para os pais das crianças”, disse a diretora da unidade Rosana Domingas da Silva.

Considerada como uma das mais importantes obras do setor educacional, com um projeto inovador e com capacidade entre 700 a 1.200 alunos, a EMEB Alino Ferreira de Magalhães, no Bairro Alto da Boa Vista, no Grande Parque do Lago, teve suas obras retomadas e se encontram em estágio avançado. “Estamos unindo qualidade de obras, com salas com ar-condicionado, acessibilidade, espaços multiusos, enfim todas uma gama estrutural, que somada ao índice de ensino praticado pelos professores, auxiliares, técnicos entre outros, vai potencializar o ensino e os resultados que queremos e desejamos para todos os alunos”, sinalizou o vice-prefeito José Hamaza, exaltando o compromisso da atual gestão com as áreas essenciais como saúde, educação, segurança, social entre outros.

Leia Também:  Campanha Agosto Lilás é lançada em Cuiabá e chama atenção para importância de denunciar atos de violência contra a mulher

Durante a vistoria das obras do CMEI Maria Ignês França Auad, na Vila Arthur, e que leva o nome da mãe do ex-prefeito de Cuiabá, ex-deputado estadual, ex-deputado federal, o apresentador de Televisão, Roberto França Auad, o prefeito Kalil Baracat e o secretário Silvio Fidélis, reafirmaram o compromisso de concluir até o final de 2024, diversas obras que consumirão mais de 250 milhões em recursos públicos. A CMEI tipo 1 Padrão FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, com 10 salas de aula, sala multiuso, lactário, sala de amamentação, vestiário, rouparia, lavandeira, cozinha, despensa e depósito, além de sala de professores, secretaria e diretoria.

A capacidade da unidade do Vila Arthur é de até 350 alunos de 1 a 3 anos.  Silvio Fidelis lembrou que além das unidades vistoriadas pelo prefeito Kalil Baracat, pelo vice, José Hazama, mais duas unidades estão com suas obras em fase de finalização e deverão ser entregues até o final deste ano. “A EMEB Mamed Untar do bairro Jardim Alá e a EMEB Maria de Lourdes Toledo Areias, da localidade de Praia Grande já estão com suas obras praticamente prontas, aguardando mobiliário e equipamentos para serem incluídas no calendário de inaugurações da Prefeitura. O secretário frisou que as novas unidades escolares irão ampliar a capacidade de atendimento da rede municipal que atualmente possui mais de 30 mil alunos matriculados nas 90 unidades escolares da rede municipal de Várzea Grande.

 

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI