Momento Destaque

PL pede inclusão de advogados e trabalhadores do setor turístico em grupo prioritário de vacinação

Publicados

em


Thayson Claudio

O vereador Diego Guimarães apresentou PL e indicações para que as categorias sejam incluídos no grupo prioritário do Plano Vacina Cuiabá.
Advogados e trabalhadores do setor hoteleiro e de restaurantes são essenciais para a administração da justiça e ativação econômica da cidade

O vereador Diego Guimarães (Cidadania) apresentou um projeto de lei e indicações para que sejam incluídos no grupo prioritário do Plano Vacina Cuiabá, advogados e funcionários de restaurantes e hotéis. As proposições visam incluir as categorias na fase 3 do programa emergencial de vacinação para o combate e a erradicação do Vírus SARS-CoV-2, causador da doença COVID-19, no município de Cuiabá.

De acordo com o projeto, a vacinação dos advogados será efetuada por intermédio do Órgão Municipal competente, sendo permitida a realização de parcerias ou convênios com o fito de assegurar gratuitamente a sua execução às categorias contempladas por esta Lei. Poderão ser exigidas aos advogados a apresentação da carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O vereador explica que a Constituição Federal considera a advocacia uma função essencial à Justiça, assim como julga seus serviços indispensáveis. “Os advogados possuem alto risco de contaminação pelo coronavírus no desenvolvimento de seu trabalho. Devido ao caráter essencial dos serviços que prestam não há a possibilidade de não realizarem o atendimento em caráter pessoal, principalmente aqueles que atendem pessoas carentes”.

Setor do turismo -&nbspDevido à realização da Copa América no município de Cuiabá, Diego Guimarães também fez indicação à Prefeitura de Cuiabá para a inclusão de trabalhadores de hotéis e restaurantes. Os referidos profissionais fazem o pedido para que sejam incluídos como grupo prioritário, ante o risco de contaminação pelo coronavírus no desenvolvimento de seu trabalho, uma vez que não há a possibilidade de não realizarem o atendimento em caráter pessoal.

De acordo com a indicação, a classificação destes profissionais como grupo prioritário é necessária, devido ser de extrema importância os serviços prestados para os munícipes e para a economia do município, bem como o risco por se exporem ao coronavírus ao realizarem o atendimento de clientes, uma vez que podem estar em contato com pessoas contaminadas. Além disso, a imunização dos funcionários de bares, restaurantes e hotéis irá não só protegê-los, como a todas as pessoas que são atendidas por eles.

Gabinete Vereador Diego Guimarães

Leia Também:  Conhecido como Harry Potter é morto no município de Sorriso

Momento Destaque

Barra do Garças adere ao Mais MT Muxirum e as aulas começam na próxima semana

Publicados

em

 

Barra do Garças aderiu ao programa Mais MT Muxirum, que visa erradicar o analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos, nos próximos 5 anos. As aulas no município começam na próxima semana. Esse ano a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) propôs a parceria a 60 municípios.

Luziane Damasceno, uma das coordenadoras do programa em Barra do Garças, trabalha com alfabetização há 22 anos e afirma que o Mais MT Muxirum proporciona uma troca constante de conhecimento. “A gente chega lá para ensinar, mas, na verdade, eles também nos ensinam, pois trazem consigo uma bagagem que faz parte da vivência de cada um. Para mim, é um privilégio estar no Mais MT Muxirum, a alfabetização é minha paixão, tive a oportunidade de conviver e aprender com cada um dos meus estudantes”.

Ela afirma que o trabalho é desafiador e gratificante. “Trabalhar com eles, o que eles vivem dentro do contexto da leitura e da escrita é gratificante. É difícil finalizar, porque são seis meses, mas a gente cria ali um vínculo afetivo muito grande, relacionamentos tão profundos que eles permanecem após o programa”.

Leia Também:  Prefeitura de Lucas do Rio Verde investe R$ 5 milhões para recuperação asfáltica da MT-449

Édina Leocádio da Silva, também coordenadora do programa em Barra do Garças, enfatiza que o Mais MT Muxirum é importante para a sociedade pois traz a alfabetização para aqueles que não tiveram oportunidade.

“Nós tivemos, aqui na secretaria, no primeiro dia de inscrição, um casal de idosos que veio pedir para ser alfabetizado. A senhora queria tanto que o esposo lesse, ela tentou ensiná-lo, mas após um mês ela não conseguiu. Nós estamos dispostas e empolgadas para ajudá-los, são nossos primeiros aluninhos, tiramos uma foto deles, vai ficar no coração mesmo”.

Aprender para ensinar

Para Maria Aparecida Lopes dos Santos, o Mais MT Muxirum é uma oportunidade para reaprender a ler e escrever e, assim, ajudar na alfabetização de seu filho.

“Eu já fui alfabetizada, mas com o tempo fui esquecendo, consigo ler mais ou menos, mas escrevo muito errado. Quando vi o Mais MT Muxirum pensei logo no meu filho. Ele teve muitas crises convulsivas, por causa da meningite, e, por isso, tem dificuldade no aprendizado. Às vezes a professora passa tarefa e eu não dou conta de ensinar ele. Com o programa vou aprender e poder ajudá-lo”, afirma a mãe.

Leia Também:  Lei garante a motoristas de aplicativo o direto de utilizar carros em nome de parente consanguíneo

Com turmas reduzidas entre 10 e 15 pessoas, nesta primeira etapa, a meta do Governo do Estado é atingir 48 mil estudantes.

Em Barra do Garças, as turmas continuam sendo formadas com a busca ativa realizada pelos alfabetizadores.

Parceria

Secretário de Estado de Educação, Alan Porto ressalta a importância da parceria do município de Barra do Garças para implementar projetos e ações que visam transformar a educação.

“O Mais MT Muxirum é um programa desenvolvido em regime de colaboração com os municípios e, em Barra do Garças, temos muito apoio do prefeito Adilson Macedo e do vice-prefeito e secretário de educação, Sivirino Sousa. Estamos fortalecendo essas parcerias e, sem dúvida alguma, os resultados serão referência para todo o Estado”.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA