Momento Destaque

Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra investigados por sequestro e extorsão de prefeito

Publicados

em


.

Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT

A Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu nesta sexta-feira (31.07) três mandados de prisão contra alvos investigados em inquérito que apura os crimes de sequestro e extorsão praticados contra o prefeito do município de Colniza (1.065 km a noroeste de Cuiabá).

Um dos alvos foi preso na zona rural do município de Novo Mundo, na região norte do estado. As outras ordens judiciais foram cumpridas contra pessoas que já estão presas por outros crimes, em unidades do Sistema Penitenciário estadual em Lucas do Rio Verde e em Cuiabá.

A ação para cumprimento dos mandados contou com apoio das regionais da Polícia Civil em Nova Mutum e Guarantã do Norte e da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO).

O delegado regional de Juína, Carlos Francisco de Morais, destaca o empenho da equipe de Colniza para investigação e esclarecimento do crime e a integração das unidades da Polícia Civil para o cumprimento dos mandados.

Investigação

Em abril deste ano, o prefeito de Colniza, Celso Leite Garcia, 50 anos, procurou a Polícia Civil relatando que no dia 17 daquele mês, por volta das 18h, foi abordado quando chegava a sua residência. Um veículo modelo Ônix parou na frente da casa e dois homens desceram do carro e o renderam. Armado com uma pistola, um dos homens pediu que a vítima dirigisse para fora da cidade, sendo acompanhado pelo Ônix. No trajeto, o homem que estava com o prefeito no carro ligou para uma terceira pessoa perguntando o que era para fazer com a vítima. A pessoa ao telefone, que foi identificada nas investigações como a mandante do crime, disse que o prefeito deveria pagar um valor e que estava no cargo somente em virtude da morte do gestor anterior, ocorrida em 2017.

Leia Também:  Policial militar presidente da Federação de Tiro MT usou viatura da PM para ajudar Empresário Cestari pai da adolescente atiradora do Alphaville

Após esse contato, a vítima foi levada a uma chácara fora da cidade, onde os dois suspeitos esconderam os carros e continuaram cobrando dinheiro do prefeito e insinuando que poderiam matá-lo. A vítima relatou ainda que ficou com os suspeitos por aproximadamente três horas e disse que pagaria o que eles pediram, mas que não conseguiria tudo de uma vez. Após o acordo, os dois homens liberaram o prefeito informando que enviariam uma conta para a transferência do dinheiro e o ameaçaram caso a promessa de pagamento não fosse cumprida ou fizesse denúncia.

Prisões

A partir das informações coletadas, a equipe da Polícia Civil de Colniza, coordenada pelo delegado Henrique Madureira Espíndola, iniciou a investigação e chegou à identificação dos executores e da mandante dos crimes, que está presa na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá. A mulher é indiciada em outro inquérito sobre o homicídio do ex-prefeito de Colniza, Esvandir Antônio Mendes, ocorrido em dezembro de 2017.

Um dos suspeitos presos nesta sexta-feira pela equipe da Polícia Civil de Guarantã do Norte foi localizado na zona rural de Novo Mundo, na região norte do estado.

Leia Também:  Com assistência de Thiago Galhardo, Guerrero marca, e Inter estreia no Brasileirão com vitória sobre o Coritiba no Couto Pereira

O outro suspeito teve o mandado de prisão cumprido no Centro de Detenção Provisória de Lucas do Rio Verde, onde já estava custodiado por outra ocorrência criminal quando foi preso com o carro Ônix utilizado no crime em Colniza.

Além dos mandados de prisão, a Polícia Civil de Colniza cumpriu também buscas na casa da mulher investigada como mandante do crime.

As investigações sobre os crimes praticados contra o atual prefeito de Colniza prosseguem para identificar se há o envolvimento de outras pessoas.

Homicídio de Esvandir Mendes

O ex-prefeito de Colniza, Esvandir Mendes, conduzia uma Toyota SW4 preta quando foi interceptado por dois criminosos em um veículo SUV preto, a cerca de sete quilômetros da entrada da cidade. O veículo dos criminosos foi ao encontro da caminhonete, momento que foram efetuados vários disparos contra Esvandir, que ainda conseguiu dirigir, mas, acabou morrendo dentro do veículo. Outros dois disparos feriram o secretário municipal de Finanças que estava no mesmo veículo. O fato ocorreu por volta das 18h40 do dia 15 de dezembro de 2017.

Cinco pessoas foram indiciadas por envolvimento na morte do ex-prefeito, sendo uma delas a mulher que teve o mandado de prisão cumprido nesta sexta-feira.

Fonte: PJC MT

COMENTE ABAIXO:

Momento Destaque

Conheça a gigantesca diferença entre o SUS e o Hospital “supersônico” em Brasilia onde está internado o Presidente do STF do Brasil

Publicados

em

O DF Star é um Hospital diferenciado e exclusivo em serviços hospitalares para a comunidade médica e pacientes não só de Brasília, mas uma referência na América Latina, colocando a disposição de milionários um serviço premium de hotel seis estrelas.

O Presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Tóffoli(foto), está internado lá,  ganhando no STF um salário mensal de  R$ 39,3 mil reais por mês.

O dinheiro público está nos cofres do STF para ser gasto como bem entenderem os Ministros da Côrte.

Para garantir a exclusividade no atendimento ao paciente, o DF Star possui 112 leitos de internação, sendo 30 leitos de CTI, 9 boxes de emergência com banheiro, 13 consultórios e 9 apartamentos dedicados exclusivamente à infusão de quimioterápicos.

O centro cirúrgico dispõe de 7 salas cirúrgicas com 54m2 a 100m2, equipado com aparelhos de última geração: robô Da Vinci Si, para realização de cirurgias minimamente invasivas, o Neuronavegador e a Sala Híbrida com Hemodinâmica.

Com o conceito de assistência personalizada, o DF Star possui um Centro de Terapia Intensiva com 30 acomodações individualizadas de UTI, sendo 10 com banheiro privativo e conforto para a permanência de acompanhante em tempo integral.

Leia Também:  Igreja Assembléia de Deus em Mato Grosso confirma a morte de mais dois pastores um deles de coronavírus e o outro ex-Deputado estadual

O serviço de diagnósticos e terapia contam com exames laboratoriais, análises clínicas, medicina intervencionista para tratar pacientes com dores crônicas de forma minimamente invasiva e exames de imagem, incluindo endoscopia e equipamentos como Tomógrafo de Dupla Energia com 512 canais, 2 ressonâncias nucleares magnéticas (1,5 Tesla e 3 Teslas), um SPECT/CT, que reúne as vantagens da cintilografia com as da tomografia em um mesmo aparelho, trazendo maior agilidade e precisão ao exame e um PET-CT digital, que realiza exames com maior rapidez e com menos exposição a radiação e capaz de integrar com as imagens realizadas na ressonância.

Visando o cuidado integral do paciente, o Hospital conta com um departamento de Radioterapia único no Brasil. Posicionado como um dos principais centros de Radioterapia e Radiocirurgia da América Latina, contando com 2 Aceleradores “VERSA HD – ELEKTA”, que dispõe de um braço tomográfico acoplado, dando maior precisão ao tratamento e permitindo realizar modernas técnicas de Radioterapia e Radiocirurgia Extracraniana.

O centro é o único no Centro-Oeste a contar com a tecnologia Beam Matching, que diminui eventuais interrupções do tratamento por parada de máquinas, isso pelo fato de ter duas máquinas de alta performance iguais. Outra solução inédita na América Latina será o Gamma Knife ICON, máquina dedicada a Radiocirurgia Intracraniana contando com uma tomografia acoplada, permitindo a realização de procedimentos mais precisos e menos invasivos.

Leia Também:  Governo de Mato Grosso lamenta morte do artista plastico Adir Sodré ocorrida no inicio da noite desta segunda-feira(10) ao chegar em casa

Cada suíte estará equipada com um tablet para controlar a luminosidade do quarto, realizar chamadas de vídeo direto com a enfermagem e também pode ser acessada pelo médico assistente para visualizar exames diretamente do quarto do paciente. Um aparelho de última geração também é utilizado para a realização de exames de sangue.

A decoração do prédio conta com obras de arte de Burle Marx e a gastronomia é assinada pelo chef francês Roland Villard. A fachada do hospital é inspirada no cerrado e a madeira está presente na área interna para garantir o aconchego do local, que conta ainda com decoração moderna.

 

Otavio Ventureli(de Brasilia)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA