Momento Destaque

Polícia Civil em Água Boa MT declara guerra ao Comando Vermelho e lança nesta quinta a Operação Constantine no Municipio e região

Publicados

em

A “guerra” contra o crime organizado ganha força em quase todas as cidades de Mato Grosso. Agora, é a vez da Polícia Civil de Água Boa MT  deflagrar a “Operação Constantine”.

Desde as primeiras horas desta quinta-feira (3), mais de 30 policiais civis – entre delegados, investigadores e escrivães -, com apoio de policiais da Gerência de Operações Especiais (GOE) e da Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gepol), estão nas ruas para cumprir 21 mandados de prisões preventivas e 14 de buscas e apreensões.

A meta é “desarmar”, principalmente, os braços armados do Comando Vermelho (CV), uma facção criminosa que vem prosperando, tanto na Capital, como nas principais cidade do interior do Estado.

Os “soldados” e seus líderes, segundo as investigações da Polícia Civil, que conta com o apoio também da Polícia Militar, são os responsáveis e mandantes de crimes de torturas em “salves”, execuções sumárias, roubos e, principalmente, tráfico de drogas.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Polícia Civil, a ação é fruto de uma investigação do Núcleo de Inteligência (NI) da Regional de Água Boa. Os trabalhos visam ainda a coletar provas para enriquecer os inquéritos já instaurados.

Leia Também:  Sistema de Segurança de Mato Grosso é beneficiado com 250 viaturas entregues pelo Governador Mauro Mendes nesta sexta

Os 35 mandados judiciais foram expedidos pela 7ª Vara Criminal de Combate ao Crime Organizado de Cuiabá,  que também autorizou e determinou o bloqueio de contas bancárias utilizadas pelos acusados e também pela suspeita de lavagem de dinheiro.

DE DENTRO DAS CELAS –

A Polícia Civil começou a investigar a facção criminosa conhecida como Comando Vermelho em 2019, após descobrir que detentos de várias penitenciárias de Mato Grosso – entre elas, a Major Zuzi, em Água Boa – comandavam o tráfico de drogas na região.

Em seguida, foram identificadas pessoas que estão em liberdade e que se aproveitavam do ‘poder’ e ‘influência’ da facção para cometer os crimes.

Como toda organização criminosa, a que está sendo investigada também é composta por cargos e divisões de tarefas.

Líderes já foram identificados, bem como os gerentes e os disciplinas – responsáveis pelos salves aplicados em integrantes que desrespeitam as regras do Comando.

Sabe-se, segundo as investigação da Polícia, que o grupo controlava o tráfico de drogas em Água Boa, realizava o tabelamento de preços de maconha e cocaína, por exemplo.

Leia Também:  Tragédia: Barco afunda no rio Teles Pires em Sorriso MT, 5 são atendidos pelo CBM, mulher de 52 anos morre e bebê de cinco meses sobrevive

Além disso, tinha o controle de boa parte das ‘bocas de fumo’ da cidade.

Para o delegado Valmon Pereira da Silva, a operação é importante para inibir a expansão dos crimes nas cidades da região.

“Em três meses, a Polícia Civil de Água Boa, contando com a Operação Vespeiro, já identificou e prendeu aproximadamente 40 integrantes de organização criminosa que atuava na região”, destacou o delegado Gutemberg de Lucena.

 

 

Otavio Ventureli(da redação com Polícia Civil)

Momento Destaque

Mais um grave acidente envolvendo carretas é registrado na Serra de São Vicente em Mato Grosso neste sábado; chovia muito no trecho

Publicados

em

Um acidente envolveu dois veículos de carga em trecho da Serra de São Vicente, quilômetro 350 na BR-364 região de Santo Antônio de Leverger, em Mato Grosso, no meio da tarde deste sábado (23).

De acordo com a informações da concessionária Rota do Oeste, que administra a rodovia, e Polícia Federal (PRF), os socorros chegaram por volta das 15h no local.

Os dois motoristas foram atendidos no local do acidente, pela equipe médica da Rota do Oeste.

Ainda segundo o boletim, uma das carretas atarvessou o canteiro central, invadiu a pista contrária e acabou atingido lateralmente por outro veículo de carga que vinha em sentido contrário.

É necessário ressaltar que chovia muito na região. O tráfego da pista norte fluiu normalmente. No sentido sul seguiu em apenas uma faixa. O tipo e as causas do acidente serão apontados pela PRF.

 

 

Otavio Ventureli(da redação)

Leia Também:  Cuiabá E.C comemora acesso à Série A da elite do futebol brasileiro mesmo perdendo para o Sampaio Corrêa do Maranhão nesta sexta-feira
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA