Momento Destaque

Seadtur contribui para formalização da Instância de Governança do Turismo da região Portal do Araguaia

Publicados

em

 

Integrantes da Secretaria Adjunta de Turismo (Seadtur) participaram do Encontro Regional do Turismo da região Portal do Araguaia, que aconteceu nesta quinta-feira (21.10), em Nova Xavantina. A reunião teve como objetivo discutir a formalização da Instância de Governança Regional do Turismo (IGR) da região e o alinhamento às novas diretrizes do Mapa do Turismo Brasileiro.

A IGR da região turística Portal do Araguaia será a quinta a ser formalizada em Mato Grosso e terá como incumbência gerir o turismo na região.

O secretário Adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, destaca a importância de estabelecer uma gestão regional para que os municípios atendam a todas as especificações necessárias e sejam incluídos no Mapa do Turismo, com atualização prevista para este ano.

“Como este é um ano de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, nós estamos indo às Instâncias de Governança para orientar os municípios sobre as novas regras, cronograma e parte burocrática definidos pelo Ministério do Turismo. É muito importante que as cidades estejam incluídas no Mapa para serem atendidas pelos benefícios concedidos pelo Ministério. Vamos visitar as quatorze regiões dando todo o suporte necessário”, explica.

Leia Também:  Forças de segurança apreendem helicóptero com mais de 324kg de cocaína em Comodoro

Moreno ainda esclarece que o alinhamento das ações dos municípios com as diretrizes definidas pela Secretaria fortalecerá as regiões turísticas e beneficiará o desenvolvimento do setor no Estado. “Nosso objetivo é estabelecer rotas integradas entre os municípios, fortalecendo as regiões turísticas e o Estado como um todo”.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, a participação in loco da equipe da Seadtur é de suma importância para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao Turismo. “O governo do Estado tem buscado consolidar as políticas do Turismo em todas as regiões de Mato Grosso, por isso, essa premissa de ir até a região para colaborar na construção desse trabalho, que é feito pela Secretaria Adjunta de Turismo”.

A região turística Portal do Araguaia abrange os municípios de Nova Xavantina, Querência, Ribeirão Cascalheira, Barra do Garças, Canarana, Campinápolis e Cocalinho.

Fonte: GOV MT

Momento Destaque

Pesquisa da CDL aponta que consumidor tem usado nome de terceiros para fazer compras em Sinop

Publicados

em

Muitas pessoas recorrem a amigos e familiares para realizar compras a prazo quando estão com problemas de crédito.
O empréstimo de nome é uma atitude solidária, mas que pode acarretar prejuízos e constrangimentos.
De acordo com estudo, a prática é utilizada, principalmente, por quem está com dificuldades de acesso ao crédito ou enfrenta imprevisto e não conta com uma reserva de emergência.
A Pesquisa realizada pelo Centro de Informações Socioeconômicas da Unemat em parceria com a CDL buscou levantar os dados em Sinop.
A apuração contou com uma amostra de 200 entrevistados, um nível de significância estatística de 95,0% e um erro amostral de 5.0%.
Foi perguntado aos consumidores se haviam realizado alguma compra nos últimos 12 meses utilizando nome de terceiros.
Aproximadamente 19% dos consumidores afirmaram que fizeram compras utilizando outro nome durante este período. Outro questionamento é se eles emprestam ou emprestariam o “nome’ para compras por terceiro. Cerca de 15% dos entrevistados afirmou que sim, outros 81% dos consumidores disseram que a modalidade emprestada é o cartão de crédito.
O nome negativado é a causa da maioria, 16% dos entrevistados disse que este é o pedido para empréstimo do cartão.
Este cenário apresentado demostra que se tornou um meio comum. As pessoas precisam comprar, consumir e muitas vezes não tem o dinheiro, recorrendo ao empréstimo do nome para efetuar uma compra.
“Tem que ter o cuidado para quem emprestou, também não fique inadimplente, que ai acaba prejudicando ambos”, comentou o economista Feliciano Azuaga.

Leia Também:  Sine Estadual disponibiliza mais de 2,7 mil vagas de emprego nesta semana

(Infográfico)

Por Julio Tabile/Comunicação CDL

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA