Momento Destaque

Tiroteio, mortos e feridos em confronto armado nesta segunda(10) em terras dos Índios Yanomamis é investigado pela Polícia Federal

Publicados

em

Três garimpeiros morreram e quatro ficaram feridos em conflito armado ocorrido na terra indígena Yanomami  nesta segunda-feira (10).

Um indígena também ficou ferido com um tiro na cabeça, mas sobreviveu. A informação é do presidente do Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuanna (Condisi-Y), Junior Hekurari Yanomami.

O conflito aconteceu na comunidade do Palimiú, no município de Alto Alegre, no Norte de Roraima. Segundo Hekurari, o indígena ferido não corre risco de morrer. A Polícia Federal investiga o caso.

O presidente do Condisi-Y foi até a comunidade na tarde desta segunda-feira para acompanhar a situação de perto. O relato é que os indígenas foram atacados após apreenderem materiais que iriam para o garimpo.

“É um local de passagem dos garimpeiros, onde levam gasolina e alimentam todos os locais dos garimpos. As próprias comunidades fizeram barreiras, estão colocando dificuldade e estão sofrendo retaliação”, disse Hekurari.

A comunidade fica às margens do rio Uraricoera, trajeto usado pelos invasores para chegar até os acampamentos no meio da floresta.

Leia Também:  Produtores e Prefeitura discutem alternativas para ampliar a produção no Município de Sorriso

Na ida à comunidade, Hekurari, relatou ter encontrado cartuchos de espingardas calibres 12, 28 e 20, além de munições deflagradas de fuzis e de pistolas. Dois quadriciclos foram apreendidos pelos indígenas.

“Está um clima tenso, estão com muito medo. Não sei como vai ficar hoje. Todos estão com medo. Homens vão fazer o possível para manter a segurança deles”.

Um relatório da visita do Condisi-Y foi enviado ao Ministério Público Federal (MPF), à Fundação Nacional do Índio (Funai) e Polícia Federal (PF). No documento, Hekurari pede uma ação por parte dos órgãos, após a situação entre indígenas e garimpeiros se agravar “diante da inércia da União, de seus órgãos e autarquias”.

“Diante de todos esses danos potenciais e previsíveis, que acabaram por se confirmar com o passar do tempo, e diante da inércia da União, de seus órgãos e autarquias, solicitamos que seja ajuizada alguma ação, uma vez que a situação se agravou de tal forma que o caos social se instalara e a atividade criminosa caminha para sair do controle das forças de segurança”, diz trecho do relatório.

Leia Também:  Mato Grosso recebe mais de 90 mil doses de vacina contra a Covid-19 nesta quinta-feira (16)

Ainda de acordo com Hekurari, os corpos foram levados pelos próprios garimpeiros. Um dos invasores foi deixado para trás pelo grupo e foi detido pelos indígenas. O homem foi retirado da região pelo Condisi-Y e entregue à PF e a Funai, em Boa Vista.

Procurado, o procurador do MPF, Alisson Marugal diz que órgão está agindo para apurar o que aconteceu e identificar os responsáveis.

“Apurando as informações e em contato com os órgãos de segurança para as providências cabíveis e urgentes para garantir a segurança das comunidades indígenas e identificar os autores do ataque”, procurador do MPF, Alisson Marugal.

Otavio Ventureli(da redação em Brasilia)

Momento Destaque

Governo de Mato Grosso promove a 1ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

Publicados

em

O Governo de Mato Grosso realiza entre os dias 21 e 23 de setembro a 1ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, em Vila Bela da Santíssima Trindade. O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes participarão da abertura do evento, às 8 horas, na Escola Municipal Ricardo Franco.

O evento também contará com a presença da Secretária Nacional da Pessoa com Deficiência, Priscila Gaspar.

A programação foi organizada pela Secretaria Adjunta de Ação Governamental da Casa Civil, por meio da Superintendência de Promoção e Articulação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, em parceria com a Prefeitura de Vila Bela da Santíssima Trindade.

Conforme a secretária adjunta de Ação Governamental, Claudia Cristina Ferraz de Sousa, e a superintendente de Promoção e Articulação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Taís Augusta de Paula, o objetivo do evento é promover a conscientização e, principalmente, a promoção da inclusão social, em defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Entre as ações que serão desenvolvidas estão esporte adaptado, mergulho adaptado, canoagem, palestras, apresentações musicais, sorteios de prêmios, além de consultas médicas, emissão de documentos, lançamento de campanha de fraldas geriátricas e bazar pegue e leve.

Leia Também:  Primeira-dama do Estado recebe título de cidadã barra-garcense em reconhecimento por programas sociais

O evento tem como parceiros Politec, Ganha Tempo, Defensoria Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Aprosoja, Casa Civil, Secom, SES, Secel, Setasc e UNAF, além das empresas Propedia, Newton Kehwald, Coloplast e Ortobras.

Confira a programação: 

Dia 21/09 (terça-feira)

8h: Abertura com as falas das autoridades presentes

– Lançamento: 1º Edição da Campanha de arrecadação de fraldas geriátricas (infantil, e adultos).

– Entrega de cadeiras de rodas.

9h30:  Emissão de RG no modelo novo com o símbolo da Deficiência. (Parceiros Politec-MT, Ganha Tempo).

– Consultas médicas

11h30: Almoço

14h: Retorno das atividades

– Bazar (pegue e leve)

– Cortes de cabelo, manicures, maquiagem, e amarração de turbantes, sorteios de brindes.

15h: Lanche da tarde

– Dança típicas

– Banda da Polícia Militar

17h: Término das atividades com as pessoas com deficiência.

18h30: Palestras com o tema ‘Sentindo na Pele’

Palestrantes: Taís Augusta de Paula Superintendência de Promoção e Articulação de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência- Casa Civil-MT, Secretária Nacional da PCD Priscila Gaspar, Luiz Tamba Coordenador de Esporte de Inclusão da SECEL-MT e Rodrigo Superintendente do esporte.

Leia Também:  Governo de MT apoia hackathon internacional realizado pela Nasa para solucionar problemas de impacto mundial

Público Alvo: Profissionais da Educação, e os Secretários de Vila Bela da Santíssima Trindade.

20h30: Encerramento.

Dia 22/09 (quarta-feira): Dia Estadual da Pessoa com Deficiência

8h:  Abertura

9h30 Apresentações

PALESTRA: Coloplast

– Apresentações de talentos de PCD’s do Município de Vila Bela da Santíssima Trindade.

– Emissão de RG no modelo novo com o símbolo da Deficiência. (Parceiros Politec-MT e Ganha Tempo).

– Danças típicas da Cidade.

– Cortes de cabelo, manicures, maquiagem e amarração de turbantes, sorteios de brindes.

11h30: Almoço às cegas – algumas pessoas que não possuam deficiência visual serão escolhidas para almoçarem vendadas.

13h30 Retorno das atividades.

– Torneio de jogos para pessoas com deficiência.

17h: Encerramento.

Dia 23/09 (quinta-feira):  Praia inclusiva, todos merecem desfrutar de um dia de lazer 

8h: Início das atividades.

– Concentração na orla da praia com PCD’s onde farão mergulho adaptado, rapel, canoagem.

– Música ao Vivo.

11h30:  Almoço festivo.

15h: Apresentação da Banda do Corpo de Bombeiro de MT.

16h30: Entrega de cestas básicas e cobertores.

17h: Agradecimentos e Encerramento.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA