Momento Destaque

Verstappen segura Mercedes e fatura pole position do GP da França cuja largada está marcada para as 10 hs(Brasília) deste domingo

Publicados

em

A Mercedes deu sinais de recuperação após duas semanas complicadas em Mônaco e no Azerbaijão, mas a RBR saiu na frente com Max Verstappen na classificação do GP da França, neste sábado(19).

A largada do GP da França será às 10h deste domingo(20), no horário de Brasilia.

Líder do campeonato e o mais rápido em dois dos três treinos da etapa, o holandês também se sobressaiu em dois dos três terços do classificatório para conquistar sua segunda pole position da temporada, anotando 1m29s990 e superando o rival Lewis Hamilton (1m30s248) por 0s2.

Valtteri Bottas, o mais rápido no Q2, aparece em terceiro com 1m30s376. Colega de Verstappen, Sergio Pérez larga ao lado do finlandês na segunda fila.

A sessão, que chegou a ser interrompida por duas bandeiras vermelhas, teve ainda a primeira classificação de Mick Schumacher para o Q2, na 15ª colocação – apesar do alemão ter batido ainda no Q1. Até então, o melhor resultado do piloto da Haas havia sido um 17º no grid de largada em Baku.

Destaque da Ferrari no classificatório, Carlos Sainz é o quinto colocado, seguido por Pierre Gasly, da AlphaTauri, que garantiu a posição nos segundos finais da sessão. Charles Leclerc, companheiro de Sainz, Lando Norris, Fernando Alonso – único representante da Alpine – e Daniel Ricciardo completam as dez primeiras colocações no grid de de largada em Paul Ricard.

Leia Também:  Projeto convida população a participar de lives sobre cultura popular cuiabana

O Q1 foi marcado por dois incidentes e o reaparecimento da Mercedes na disputa contra Max Verstappen, além da primeira classificação de Mick Schumacher para o Q2.

No início, Yuki Tsunoda carimbou o muro na curva 1, paralisando a sessão. Com a bandeira verde, Charles Leclerc foi o primeiro a estabelecer o melhor tempo, mas Valtteri Bottas respondeu em sua primeira volta rápida e bateu a marca do monegasco, assumindo a ponta com 1m31s669.

Fazendo os melhores tempos nos setores 2 e 3 da pista, Verstappen assumiu a ponta com 1m31s001, meio segundo mais rápido que Bottas. Lewis Hamilton aparecia em um discreto quarto lugar, mas nos minutos finais, pulou para a segunda colocação a apenas 0s2 do holandês da RBR.

A segunda bandeira vermelha veio com Schumacher, que estava em 14º e acertou o muro na saída da curva 6 – interrompendo as últimas tentativas dos rivais, sobretudo Lance Stroll, que teve uma volta deletada e acabou eliminado. A última vaga do Q2 ficou com George Russell, da Williams, que superou o companheiro Nicholas Latifi por apenas 0s002.

Leia Também:  Curso vai orientar profissionais da rede pública municipal de ensino de Cuiabá, que estejam gestantes ou no puerpério; ‘Amamenta Educação’ é o tema

Com pneus médios, as Mercedes mantiveram o bom ritmo no Q2, com os dois carros próximos das primeiras colocações ao longo da etapa. Pierre Gasly foi o primeiro a marcar o melhor tempo seguido da Ferrari de Carlos Sainz, até Verstappen anotar 1m31s080 e subir para a primeira colocação. Vencedor da última etapa da F1, no Azerbaijão, Sergio Pérez superou colega e fez 1m30s971 pela pole provisória, com 0s1 de vantagem.

Bottas, em quarto, e Hamilton, em sexto, estavam atrás de Sainz até o heptacampeão da Mercedes responder com a melhor volta de 1m30s959, a 0s012 de Pérez, em sua segunda tentativa. Nos segundos finais, Bottas levou a melhor sobre o companheiro pulou para a ponta com 1m30s735, a 0s2 do britânico, terminando o Q2 na frente. Lando Norris e Gasly tiveram suas voltas deletadas por passarem dos limites de pista na curva 6, mas avançaram para a última etapa da sessão.

Otavio Ventureli(da redação com reuters)

Momento Destaque

Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania realiza webinário para discutir ações de enfrentamento no combate à violência contra a mulher

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realiza, através da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos, em parceria com a Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM-MT), o Webinário “Agosto Lilás – Mato Grosso no combate à violência contra a mulher”.

O evento, que marca o lançamento da campanha que leva o mesmo nome, será realizado na terça-feira (10.08), a partir das 14h. O objetivo é alertar a população sobre a relevância do tema, e principalmente no combate e prevenção à violência contra mulheres.

A transmissão do evento pelo canal da APDM-MT no YouTube com transmissão simultânea no canal Setasc Comunica. A abertura do Webinário contará com a participação da secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho, e da presidente da APDM, Scheila Pedroso.

Dentre várias convidadas, o evento contará com a participação da desembargadora Maria Erotildes Kneip, da Coordenadoria Estadual da Mulher (CEMULHER), e de Sandra Raquel, da Associação de Mulheres do Estado de Mato Grosso.

Entre os temas abordados estão: A importância do Poder Judiciário no fortalecimento da Rede contra a Violência Doméstica; O papel do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública na proteção às mulheres e Relatos de superação – Antes e depois da Violência Doméstica.

Leia Também:  Procon de Mato Grosso orienta e dá dicas sobre compra de presentes para o Dia dos Pais para evitar problemas com a compra dos presentes

Dados

O balanço divulgado pelo Ministério dos Direitos Humanos (MDH) mostra que, por meio do Ligue 180, canal para denúncias de violência contra a mulher, foram recebidas 72.839 notificações somente no primeiro semestre de 2021. A violência física foi o crime mais registrado no período, com 34 mil casos, seguido da violência psicológica, com 24.378, e da violência sexual, totalizando a 5.978 casos.

O “Agosto Lilás” é uma campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher e foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto e que está completando 15 anos.

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA