O Senado aprovou nesta terça-feira (1/1), medida provisória da Presidência da República para o combate a incêndios, secas e demais emergências climáticas no país. A MP 1268/2024, que destina R$ 938,4 milhões, irá financiar áreas essenciais como segurança pública, saúde, meio ambiente, agricultura, assistência social e pesca.
O senador Wellington Fagundes (PL/MT) comemorou a aprovação, destacando a importância da medida, especialmente para o Pantanal – região que enfrenta intensos incêndios e os impactos cada vez mais severos das mudanças climáticas. “Esta medida é um avanço importante para o Pantanal. Com esses recursos, poderemos intensificar o combate aos incêndios e implementar ações que protejam nossa biodiversidade, além de garantir a segurança das comunidades locais”, afirmou.
A MP cria um crédito extraordinário para atender a despesas imprevisíveis e urgentes. Os recursos serão distribuídos entre diversos ministérios, de acordo com as necessidades de cada área.
Fagundes que é autor do projeto que visa a criação de um Estatuto do Pantanal, ressaltou a importância do investimento para fortalecer as políticas de proteção ambiental e apoiar as comunidades mais afetadas. “Com essa iniciativa, ampliamos as ações de proteção aos biomas e oferecemos suporte efetivo às comunidades vulneráveis, garantindo um futuro mais sustentável para o Brasil”, concluiu Fagundes.