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Bancos Pan, BMG e Inter lideram ranking de reclamações ao BC

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O Banco Pan ficou em primeiro lugar no ranking de reclamações contra instituições financeiras no terceiro trimestre de 2020, de acordo com dados divulgados (15) pelo Banco Central (BC). Para a elaboração do documento, foram consideradas as instituições com mais de 4 milhões de clientes. O BMG ficou em segundo lugar e o Banco Inter, em terceiro.

No período, o BC recebeu 1.464 queixas consideradas procedentes contra o Banco Pan, a maioria por “oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada”.

O BMG recebeu 1.325 reclamações, a maioria delas também sobre problemas com o crédito consignado. Já o Inter recebeu 869, sendo a maior parte das reclamações sobre a não realização de débitos automáticos autorizados pelo cliente, divergências em saques e depósitos em caixa convencional, problemas em transações por falhas humanas e problemas no resgate de aplicações.

Para elaborar o ranking, as reclamações procedentes são divididas pelo número de clientes da instituição financeira e multiplicadas por 1 milhão. O índice gerado representa o número de reclamações do banco para cada grupo de 1 milhão de clientes.

O resultado é, portanto, avaliado proporcionalmente à quantidade de clientes de cada instituição. Com esse cálculo, o Pan ficou com o índice de 255,33. As queixas contra o BMG resultaram no índice 236,73. E o Banco Inter ficou com índice 126,38. O Banco Pan tem 5.733.561 clientes, o BMG tem 5.597.083, e o Inter, 6.875.798.

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Entre os bancos com mais de 4 milhões de clientes, a Caixa Econômica Federal apareceu em quarto lugar no ranking com índice 49,1. Em seguida, na quinta colocação, vem o Santander, com índice 34,33. Na sexta posição vem o Itaú, com índice 32,3.

O Banco do Brasil ficou na sétima posição, com índice 27,66. O Banrisul vem na sequência, em oitavo lugar, com índice 27,15.

Reclamações

A maioria das reclamações registradas pelo BC e consideradas procedentes é por irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, ao sigilo ou à legitimidade das operações e serviços relacionados a operações de crédito (3.062) e em internet banking (2.654). No total, o BC considerou procedentes 23.926 queixas de clientes contra os bancos no país.

A insatisfação com serviços e produtos oferecidos por instituições financeiras pode ser registrada no BC, e as reclamações ajudam na fiscalização e na regulação do Sistema Financeiro Nacional. Quando chega ao Banco Central, a reclamação é encaminhada para o banco, que tem prazo de dez dias úteis (descontados sábados, domingos e feriados) para dar uma resposta, com cópia para o BC.

Os canais de atendimentos do BC estão disponíveis na internet, pelo aplicativo BC+Perto, por correspondência, presencialmente ou pelo telefone 145.

O Banco Central recomenda que a reclamação seja registrada, primeiramente, nos locais onde o atendimento foi prestado ou no serviço de atendimento ao consumidor (SAC) do banco, nas ouvidorias das instituições e nos órgãos de defesa do consumidor.

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Bancos

Em nota, o Banco Pan informou que trabalha consistentemente em medidas para melhorar e modernizar produtos, processos e a qualidade do atendimento ao consumidor. “Nesse sentido, [o Banco Pan] tem investido de forma relevante na digitalização dos negócios e em ciência de dados para oferecer uma melhor experiência na utilização dos seus serviços. O Pan reforça sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento.”

O BMG respondeu que a posição atual da instituição no ranking do Banco Central se deve à classificação do banco que, ao ultrapassar a marca de 4 milhões de clientes, passou a ser equiparado às maiores instituições financeiras do país. “Os critérios adotados pelo BC acabam desfavorecendo a posição do BMG, pois a comparação é realizada com companhias detentoras de centenas de milhares de clientes”, informou o banco. O BMG reiterou o compromisso de obediência às normas em suas operações e pôs-se inteiramente à disposição dos clientes em seus canais de atendimento.

A reportagem também entrou em contato com o Banco Inter e aguarda retorno.

 

 

*Colaboraram Kelly Oliveira e Andréia Verdélio

 

Edição: Lílian Beraldo

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LATAM Peru retomará operações em São Paulo e mais 8 cidades

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Calebe Murilo

LATAM Peru retomará operações em São Paulo e mais 8 cidades

Como consequência da pandemia, diversas companhias aéreas suspenderam suas operações e algumas, até o presente momento, não alçaram os céus para todos os seus destinos operados anteriormente.

A subsidiaria peruana do Grupo LATAM, voltou a operar no início deste mês de outubro para alguns destinos internacionais, como Bogotá (BOG), na Colômbia, Santa Cruz (VVI), na Bolívia, Santiago (SCL), no Chile e Quito (UIO), no Equador.

Com isso, no mês de novembro, novos destinos voltarão a ser atendidos pela LATAM Peru, unindo Lima (LIM) a um total de 13 cidades no exterior. Dentre essas, Guarulhos (GRU), a partir do dia 1º, conforme noticiado pelo portal Aviacionline.

Além de Guarulhos, Guayaquil (GYE), no Equador, La Paz (LPB), na Bolívia, Cidade do México (MEX), no México, Miami (MIA), Nova York (JFK) e Los Angeles (LAX), nos Estados Unidos, Montevidéu (MVD), no Uruguai e Assunção (ASU), no Paraguai voltarão a receber operações da companhia a partir do próximo mês.

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Ademais, em comunicado, a empresa afirmou que as operações serão realizadas com os mais altos padrões de segurança para garantir o bem-estar dos passageiros e colaboradores durante a viagem.

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