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Black Friday: veja como abrir reclamações no Procon e no Reclame Aqui

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Black Friday: veja como abrir reclamações no Procon e no Reclame Aqui
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Black Friday: veja como abrir reclamações no Procon e no Reclame Aqui

Consumidores que se sentirem lesados durante as compras na Black Friday 2021 podem relatar seus problemas ao Procon e ao Reclame Aqui . Saiba como:

Como fazer para abrir uma reclamação no Procon

Acre:  Além do atendimento presencial, os acrianos podem registrar suas reclamações ao Procon-AC pelo  site . Os endereços de cada posto também estão disponíveis no portal. Em Rio Branco, é possível ligar nos telefones (68) 3223-7000 ou 151 e mandar um e-mail para [email protected];

Alagoas:  Em Alagoas, o atendimento presencial do Procon só é realizado mediante agendamento. O site oferece uma  lista de endereços  onde é possível fazer as reclamações pessoalmente. Em Maceió, os consumidores alagoanos também podem entrar em contato com o Procon-AL pelos telefones 199 ou 0800 082 4567, pelo WhatsApp 82 98882-8326 ou pelo e-mail [email protected];

Amapá:  O Procon-AP oferece uma seção chamada  “Fale Conosco”  em seu site. Nela, os consumidores podem enviar denúncias, tirar suas dúvidas ou fazer reclamações. O atendimento presencial é feito na Av. Henrique Galúcio, 1155B – Central, Macapá;

Amazonas:  Os postos de atendimento do Procon-AM estão temporariamente suspensos. Em contrapartida, os amazonenses estão sendo atendidos pelos telefones 0800 092 1512 ou 3215-4009. Também é possível abrir reclamações pelo site ;

Bahia:  Na Bahia, as reclamações são feitas através de um formulário no site , pelo e-mail [email protected] ou ainda pelo aplicativo Procon BA Mobile. O Procon-BA fica na Rua Carlos Gomes, nº 746 – Dois de Julho, Salvador;

Ceará:  O site do Procon-CE encontra-se temporariamente indisponível. O serviço de defesa do consumidor do estado, o DECON, está atendendo por meio deste site . Nele, é possível agendar uma visita presencial ao orgão ou registrar reclamações online;

Distrito Federal:  No site do Procon-DF , os consumidores podem agendar um atendimento em algum dos postos físicos do órgão;

Espírito Santo:  O atendimento presencial do Procon-ES é feito na Av. Jerônimo Monteiro, nº 935 – Centro, Vitória. Também é possível registrar reclamações ou tirar dúvidas pelo site  ou pelo WhatsApp (27) 3323-6237;

Goiás:  Os goianos podem abrir reclamações pelo site do Procon-GO . Por lá, também é possível agendar o atendimento presencial na sede do órgão em Goiânia;

Maranhão:  Consumidores maranhenses podem fazer denúncias ou agendar uma visita presencial ao Procon-MA pelo site ;

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Mato Grosso:  Os mato-grossenses podem fazer suas reclamações por meio da chamada “Carta Procon” pelo e-mail ou por carta mesmo. Todas as orientações sobre como preenchê-la e enviá-la estão no site . Agendamentos para atendimentos presenciais podem ser feitos aqui ;

Mato Grosso do Sul:  No Mato Grosso do Sul, os consumidores podem abrir reclamações por meio de um formulário . Também é possível ligar no telefone 151 ou  (67) 3316 – 9842. O atendimento presencial é feito nos endereços listados neste link ;

Minas Gerais:  A lista com os postos físicos do Procon em Minas Gerais pode ser encontrada neste link . Também é possível registrar manifestações pelo site ;

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Pará:  Os endereços do Procon no Pará podem ser encontrados neste link . Ainda é possível entrar em contato com o órgão pelo telefone (91) 3073-2801 ou pelo e-mail [email protected];

Paraíba:  O Procon-PB recebe reclamações pelo WhatsApp (83) 98618-8330 ou por meio de um formulário online . Consumidores também podem entrar em contato com o órgão pelo e-mail [email protected], pelos telefones 151 ou (83) 3218-6959 e presencialmente, na Av. Almirante Barroso, nº 693 – Centro, João Pessoa;

Paraná:  O Procon-PR também tem um  formulário online  para reclamações. Paranaenses também podem se dirigir ao endereço Rua Emiliano Perneta, 47 – Centro, Curitiba ou ligar nos telefones 0800 041 1512 ou 3223-1512;

Pernambuco:  Pernambucanos da capital podem fazer reclamações online por meio  deste link  ou agendar uma visita presencial ao órgão aqui ;

Piauí: Piauienses precisam passar por triagem para o atendimento do Procon. Ela pode ser feita pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (86) 98195-5177. Depois, é possível agendar um atendimento presencial a partir deste  formulário . Demandas coletivas são realizadas pelo telefone (86) 98177-7510 ou pelo e-mail [email protected] Aqueles que já registraram suas reclamações podem acompanhá-las neste link ;

Rio de Janeiro:  No Rio de Janeiro, as reclamações são feitas no site . O atendimento presencial também precisa de agendamento prévio. Ele pode ser feito pelo e-mail [email protected], pelo WhatsApp (21) 99374-1505 ou pelos telefones (21) 98596-4638 ou (21) 98596-5723;

Rio Grande do Norte:  O Procon-RN atende no endereço Rua Ulisses Caldas, 181 – Cidade Alta, Natal, pelos telefones (84) 3232-9050 e (84) 3232-9051 ou pelo e-mail [email protected]

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Rio Grande do Sul:  A lista de cidades com sede do Procon no Rio Grande do Sul pode ser encontrada neste link . Já o atendimento eletrônico é feito aqui ;

Rondônia:  Em Rondônia, as reclamações ao Procon são feitas por meio de um formulário . Os endereços, telefones e e-mails de cada unidade do órgão podem ser encontrados aqui ;

Roraima:  No Procon Assembleia, de Roraima, é possível fazer reclamações neste link . A unidade fica na Av. Ville Roy, 1908 – Caçari, Boa Vista;

Santa Catarina:  O Procon-SC recebe denúncias por aqui . No mesmo link, também é possível encontrar os endereços dos postos de atendimento do órgão no estado e o telefone para contato;

São Paulo:  Paulistas podem fazer reclamações online neste site . A lista com postos do Procon que oferecem atendimentos presenciais na capital paulista pode ser encontrada no mesmo link. Também é possível telefonar no número 151;

Sergipe:  Em Sergipe, reclamações online podem ser feitas neste link . O Procon também atende pelo e-mail [email protected] ou no Shopping Riomar, em Aracaju, e no Shopping Peixoto, em Itabaiana;

Tocantins:  No Tocantins, as reclamações podem ser feitas de forma online por meio do site . Já o atendimento presencial pode ser agendado aqui .

Como fazer uma reclamação no Reclame Aqui

Se você preferir não acionar o Procon, ainda terá a opção de abrir uma reclamação no site Reclame Aqui . A plataforma é um canal no qual os consumidores podem relatar suas queixas e receber uma resposta e, às vezes, até uma solução por parte das empresas. Por lá, também é possível consultar a reputação das lojas, para saber se elas são confiáveis ou não, antes de realizar a compra.

  1. Todo o processo para relatar um problema no Reclame Aqui é gratuito. No entanto, os consumidores precisam se cadastrar antes para poder fazer uma reclamação;
  2. Acesse o site do Reclame Aqui  e clique em “Cadastrar”;
  3. Com o cadastro pronto, entre na sua conta utilizando login e senha;
  4. Em seguida, pesquise pelo nome da empresa sobre a qual deseja reclamar e clique em “Reclamar”;
  5. Prontinho! Agora basta contar o que aconteceu e clicar em “Publicar”;
  6. Tanto a empresa quanto os outros consumidores conseguirão ver a sua queixa. Portanto, nunca coloque seus dados pessoais (como nome completo, CPF, telefone, dados bancários, etc) nas suas reclamações.

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Circuito de Negócios Agro Banco do Brasil oferece crédito itinerante

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O Banco do Brasil (BB) montou agências móveis que percorrerão todas as regiões do país para oferecer crédito para pequenos produtores rurais, informou hoje o presidente do banco, Fausto de Andrade Ribeiro, em entrevista para o programa A Voz do Brasil.

Chamada de Circuito de Negócios Agro 20/22, a terceira edição da iniciativa percorrerá cerca de 600 municípios brasileiros e oferecerá R$ 1,5 bilhão em diferentes linhas de crédito para estimular a aquisição de máquinas e insumos agrícolas para produtores de pequeno porte.

“Evoluímos em relação às duas primeiras edições. As carretas vão levar, além de crédito, conhecimento para os pequenos produtores. O Circuito de Negócios Agro vai elevar o nível de conhecimento técnico do homem do campo”, explicou Ribeiro.

Segundo a estimativa do presidente do banco, cerca de 500 mil produtores serão beneficiados durante a jornada das agências móveis. Além de negociações bancárias, cursos, oficinas e exposições serão montadas com a ajuda de parceiros do Banco do Brasil durante as visitas aos municípios.

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“Quando as carretas chegam a municípios pequenos, elas acabam aquecendo o mercado. Toda a cadeia de negócios agro, como parceira, estará à disposição desses agricultores oferecendo produtos e serviços para melhorar a produtividade e os negócios no campo”, afirmou.

Negociação de dívidas

Sobre o mutirão de negociações de dívidas realizado em dezembro de 2021, Fausto de Andrade Ribeiro disse que o programa superou as expectativas da instituição. Segundo informou, cerca de 146 mil clientes do BB conseguiram renegociar dívidas que giravam, em média, em R$ 16 mil. O total de crédito renegociado pelo banco chegou a R$ 3 bilhões.

“A ideia nasceu para que a gente pudesse apoiar a retomada da economia. Mas também para que as pessoas retomassem as vidas normais, retirassem aquela sensação de endividamento, de peso. Foi uma ajuda para o Brasil ter uma economia mais forte”, explicou.

Sobre as metas do BB para 2022, o presidente da instituição afirmou que a expansão de serviços digitais e a conveniência na resolução de questões bancárias será o foco durante o ano. “[Pretendemos] continuar acelerando a transformação digital e ter cada vez mais um banco eficiente, levando para os clientes de todo o Brasil comodidade”, concluiu.

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Assista na íntegra:

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

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