Momento Economia

Brasil vai ter o menor investimento na década desde os anos 80, diz FGV

Publicados

em


source

Brasil Econômico

Notas de dólar
Arquivo/Agência Brasil

Investimento internacional vai cair mais no Brasil

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) mostra que o Brasil vai ter a menor taxa de investimento em uma década registrada desde os anos 80. Os dados mostram que, entre 2011 e 2020, os investimentos vão ter uma queda média de 2,2% ao ano.

Considerado como o um sinal da recessão pela qual o País passa, o investimento é mais um dado que evidencia a fraqueza econômica na década atual. Um outro levantamento do Ibre também já apontou que o Produto Interno Bruto (PIB) do período de 2011 e 2020 será o pior pelo menos dos últimos 120 anos.

Nos anos recentes, o fraco desempenho dos investimentos se concentrou de 2014 em diante, período a partir do qual a economia brasileira enfrentou uma dura recessão até 2016. Depois disso, o Brasil observou um triênio de lenta recuperação, mas agora em 2020 a economia voltou a ser impactada, dessa pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Leia Também:  AirSial recebe seu primeiro A320

Para calcular o dado do investimento na década atual, o Ibre utilizou a projeção para o desempenho do investimento contida no relatório de inflação, do Banco Central. A expectativa é de queda de 6,6% neste ano.

Se não houvesse a crise provocada pela pandemia, porém, o desempenho do investimento continuaria fraco. No relatório de inflação de dezembro do ano passado, portanto, antes de iniciada a pandemia, a expectativa era de alta de 4,1% para os investimentos. Se esse resultado se concretizasse, a década atual ainda apresentaria uma queda média de 1,2%.

A taxa de investimentos é medida pela Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que apura tudo o que se investe em máquinas, bens duráveis, aumento da capacidade produtiva e construção civil.

O avanço deste componente do PIB é fundamental para que o país consiga colher um crescimento mais sustentável e robusto ao longo dos próximos anos e, assim, aumentar a riqueza da sua população, afirmam os economistas. Mas desde 1980, o avanço médio da taxa investimento no país é de apenas 0,5% ao ano.

Leia Também:  VoePass realiza concurso de fotos para Spotters

Propaganda

Momento Economia

Azul realiza operação no Haiti

Publicados

em


source

Contato Radar

undefined
Calebe Murilo

Azul realiza operação no Haiti

Durante a pandemia, várias companhias ao redor do mundo realizaram voos inéditos de carga ou repatriação para destinos que não estão na malha regular da empresa. A Azul em questão, realizou operações em diversos países, como Peru, Guatemala, Chile e Gana.

Hoje (01/12), foi a vez da companhia operar pela primeira vez no Haiti, em sua capital Port-au-Prince (PAP). O voo para o país caribenho, numerado AD 9751, foi caracterizado como não regular, teve início na cidade de Campinas (VCP), hub da empresa.

Com isso, o voo foi cumprido pelo Airbus A320neo matrícula PR-YRT, que decolou de Campinas às 11h41, realizou uma parada em Manaus (MAO) e pousou no Haiti às 18h22, horário local.

Esteja informado: clique aqui  e leia mais notícias de aviação!

Conforme programado, a operação acontecerá de forma diária até 05/12, após isso, será realizada nos dias 7, 13, 25 e 29 de dezembro. Todos os voos serão operados pelo A320, com capacidade para até 174 passageiros.

Leia Também:  Caixa faz novos pagamentos do auxílio emergencial nesta semana; confira as datas

O post Azul realiza operação no Haiti apareceu primeiro em Contato Radar – Notícias de aviação .

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA