Momento Economia

Inflação oficial fica em 0,24% em agosto, diz IBGE

Publicados

em


.

A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 0,24% em agosto deste ano. O resultado ficou abaixo do 0,36% de julho deste ano, mas é a maior taxa para um mês de agosto desde 2016, quando ficou em 0,44%.

Segundo dados divulgados hoje (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA acumula taxas de inflação de 0,70% no ano e de 2,44% em 12 meses.

Em agosto, a inflação foi influenciada principalmente pelo aumento do custo dos transportes (0,82%) e dos alimentos (0,78%).

Entre os itens de transporte com alta de preços no mês, destacam-se a gasolina (3,22%), o óleo diesel (2,49%), o etanol (1,29%) e os serviços de transportes por aplicativo (0,37%).

Já entre os alimentos, os destaques ficaram com o tomate (12,98%), o leite longa vida (4,84%), as frutas (3,37%), as carnes (3,33%), o óleo de soja (9,48%) e o arroz (3,08%). Por outro lado, houve quedas de preços em itens como cebola (-17,18%), alho (-14,16%), batata-inglesa (-12,40%) e feijão-carioca (-5,85%), além da refeição fora de casa (-0,11%).

Leia Também:  Prazo de entrega da declaração do ITR acaba hoje

Além dos transportes e alimentos, tiveram inflação os gastos com habitação (0,36%), puxados pelo aluguel residencial (0,32%) e pela energia elétrica (0,27%); com artigos de residência (0,56%), saúde e cuidados pessoais (0,50%) e comunicação (0,67%).

Por outro lado, apresentaram deflação (queda de preços) os gastos com vestuário (-0,78%), despesas pessoais (-0,01%) e educação (-3,47%).

Edição: Denise Griesinger

Propaganda

Momento Economia

Economista William Ricardo de Sá é o entrevistado do iG desta quinta-feira

Publicados

em


source

Brasil Econômico

Economista Willian Ricardo de Sá é o entrevistado da quinta no Brasil Econômico Ao Vivo desta semana
Divulgação/Brasil Econômico

Economista Willian Ricardo de Sá é o entrevistado da quinta no Brasil Econômico Ao Vivo desta semana

Brasil Econômico Ao Vivo  recebe nesta quinta-feira (1), a partir das 17h, o economista  Willian Ricardo de Sá , que vai conversar sobre o tema “A economia brasileira sobreviverá?”. O programa faz parte de um projeto de lives que sempre acontecem às terças-feiras – esta semana, a entrevista será realizada, excepcionalmente, nesta quinta.


William Ricardo de Sá é economista e professor aposentado da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, mestre em Economia pela mesma universidade e doutor em Ciência Política pelo IUPERJ .

Lives do Brasil Econômico

As entrevistas sempre contam com participação de jornalistas convidados e são transmitidas simultaneamente no perfil do Facebook do iG e no canal do YouTube. Internautas poderão interagir e mandar perguntas durante a entrevista.

Leia Também:  Esquerda pode se aproveitar da crise para incendiar o Brasil, diz Bolsonaro

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA