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Influência das redes sociais é peça-chave para vendas no varejo

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A pandemia causada pelo vírus da COVID-19 impulsionou as vendas nas mídias digitais. Devido às medidas de restrição desse período, muitas empresas tiveram que se adaptar a um novo cenário e investir no comércio digital. Para evitar que os lucros fossem reduzidos, algumas startups aproveitaram as redes sociais e promoveram transmissões ao vivo, dando visibilidade aos seus produtos e à marca.

Aliado a isso, grandes players como TikTok, Amazon e Twitter entraram para o comércio eletrônico no metaverso, um novo cenário de vendas que ainda é uma força a ser reconhecida.

Apesar de o segmento ter sido impulsionado pelas medidas sanitárias, ele não para de crescer, o que demonstra o quanto é essencial para as empresas reconhecerem o impacto das redes sociais sobre os pequenos e grandes e-commerces . Afinal, quem não se adapta pode ser engolido pela nova era.

Mídias digitais oferecem novas oportunidades de negócio s

Com base em tendências atuais, é possível esperar um crescimento contínuo deste mercado em 2023, à medida que as empresas buscam formas mais eficazes de se conectar com seus clientes nas redes sociais.

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O uso de tecnologias avançadas, como inteligência artificial e análise de dados, deve ser ainda mais difundido, permitindo que as empresas personalizem suas abordagens de vendas com mais precisão e eficiência.

“As mídias sociais estão cada vez mais expandindo suas funcionalidades de comércio eletrônico e integração de vendas. As estratégias que visam impactar consumidores por meio desses canais são uma oportunidade não só para quem quer vender, mas também como uma nova fonte de receita para as plataformas e os seus usuários”, comenta Paulo Stohler, CEO da Moneri, plataforma de gestão de vendas sociais.

Vendas digitais geram engajamento entre consumidor e marca

Uma das características inovadoras do varejo vem sendo a capacidade dos sistemas de vendas de serem omnichannel , ou seja, canais de vendas conectados que expandem os limites entre o físico e o digital, sendo as vendas sociais uma das principais estratégias para este fim.

Engana-se quem pensa que este é um mercado só para perfis com muitos seguidores. “O nicho de microinfluenciadores tem se mostrado efetivo por agregar mais valor aos usuários. O fortalecimento das comunidades – pessoas apaixonadas por algo e que desejam se conectar por meio disso – gera um engajamento genuíno, ao invés de apenas tentar promover um produto”, comenta Fernando Patucci, Head de Comunicação da SMU Investimentos.

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A evolução do varejo também passa pela percepção de que o vendedor do varejo não é mais um vendedor de loja, mas sim um vendedor da marca. Quando isso ocorre, ele passa a ser um dos principais embaixadores, que trazem vendas físicas e vendas pelo canal digital.

Fonte: Ig Economia

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