Momento Economia
INSS: fila para perícias médicas tem 758 mil agendadas e 908 mil exigências

No segundo dia de reabertura gradual dos postos do INSS, persistiram a desinformação e a falta de atendimento na perícia médica. Conforme O DIA antecipou no sábado passado, a falta de condições das agências previdenciárias para atendimento aos público fez com que a Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP) orientasse para o não retorno às atividades presenciais.
Em coletiva via Youtube, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, informou que hoje a fila para cumprimento de exigências tem 906 mil pessoas e as que aguardam perícia médica chegam a 758 mil. “Os números são menores que os 2,3 milhões registrados em julho passado”, chegou a pontuar.
Questionado pelo jornal O DIA sobre o prazo que as perícias devem ser retomadas para acabar com o martírio de pessoas que esperam há seis meses pelo atendimento, o INSS informou que “as perícias estão suspensas até que as adequações sejam feitas (novas inspeções serão feitas entre hoje e amanhã para viabilizar o rápido retorno).”
A nota informa que “ainda nesta semana o INSS espera ter novidades quanto ao retorno do serviço”. Mas, segundo o presidente da ANMP, a inadequação das agências da previdência é real e antiga, mas que foram agravadas pela pandemia do coronavírus.Segundo Argolo, o INSS teve seis meses – que foi o período da parada de atendimento – para fazer as adequações nas agências, mas isso não ocorreu.
Na sexta-feira passada um servidor denunciou a situação precária dos postos. “Falta sabão para lavar as mãos e equipamentos de proteção individual, os EPIs”, disse ao jornal O DIA. Ontem, em entrevista ao G1, Argolo confirmou a denúncia do servidor: faltam equipamentos de proteção individual (EPIs), estetoscópios e abaixadores de língua. E completou: “As agências estão sem vigilância adequada, pessoal de limpeza sem contratos para suprir a necessidade em um momento desse, de pandemia, que se faz necessário”, afirma.”Seríamos irresponsáveis em subscrever e dar aptidão a uma agência inadequada. Não estamos criando resistência”, diz Argolo.
Levantamento da associação mostra que das 1.525 agências do INSS, somente 12, estão com todos os padrões de adequação, “inexpressivas diante do passivo de necessidade do Brasil”.Mesmo nessas agências, no entanto, não houve a realização de perícias médicas.
“As gerências executivas e superintendências se detiveram apenas na compra de EPIs para a pandemia, mas tinha um passivo de problemas a resolver. O presidente (do INSS) está nas TVs se perdoando, mas são os operacionais que compraram máscara vencida em 2012”, afirma Argolo.
Ainda segundo o presidente da entidade, a associação tem flexibilizado itens que pudessem “embaraçar, mas não prejudicar” o atendimento, mas pede que o governo resolva a lista de itens inadequados para que a categoria faça nova vistoria e libere os atendimentos. Ele não falou em prazos para que isso aconteça.

Momento Economia
Força Aérea Grega adquire 18 unidades do caça Rafale

Em acordo assinado hoje (25), a Grécia comprou 18 unidades do Dassault ‘Rafale’, aeronave militar francesa. A aquisição inclui 12 unidades que compõem atualmente a frota da Força Aérea da França, e outras seis novas aeronaves.
Dessa forma, a Grécia se tornou o primeiro país europeu a adquirir as aeronaves francesas. No total, os 18 caças foram negociados pelo valor de 2,5 bilhões de euros, o equivalente a 16,7 bilhões de reais.
Ademais, os primeiros seis caças serão provenientes da Força Aérea Francesa, e devem ser entregues em julho de 2021. O restante do pedido será entregue em duas parcelas, seis em 2022 e os demais em 2023.
Esteja informado: clique aqui e leia mais notícias de aviação!
Você viu?
“A cooperação em defesa entre nossos dois países é histórica e sólida.”, comentou Florence Parly, Ministro das Forças Armadas da França. O contrato “envia uma mensagem clara em várias direções.”, acrescentou Nikos Panagiotopoulos, Ministro das Forças Armadas da Grécia.
A negociação das aeronaves já acontecia desde Setembro/2020, quando o Ministro anunciou a intenção de compra. Essa aquisição foi realizada em um momento de tensão no Mediterrâneo, e aprovada com 276 dos 300 votos disponíveis no parlamento grego.
O post Força Aérea Grega adquire 18 unidades do caça Rafale apareceu primeiro em Contato Radar – Notícias de aviação .
-
Momento Destaque6 dias atrás
23 idosos morrem na Noruega após receberam dose da vacina contra Covid 19; autoridades locais evitam falar em efeitos colaterais graves
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias atrás
Projeto prorroga até abril pagamento do auxílio emergencial, com valor de R$ 600
-
Momento Economia6 dias atrás
Caixa começa a pagar abono salarial PIS/Pasep nesta terça; veja quem recebe
-
Momento +6 dias atrás
Empresário Luciano Hang de 58 anos dono da Havan, esposa e mãe de 82 anos estão internados em São Paulo vítimas de infecção do Covid 19
-
Momento +4 dias atrás
Adolescente de 15 anos que assassinou Isabelle Guimarães com tiro no rosto no Aphaville está isolada no presidio feminino do Pomeri
-
Momento +6 dias atrás
Bêbada e fora de sí mulher acusa amigo da família de tê-la estuprada enquanto dormia; homem fugiu mas foi preso pela Polícia Militar
-
Momento Economia6 dias atrás
Paulo Guedes pode propor extensão do auxílio emergencial, diz Baleia Rossi
-
Momento Curiosidades4 dias atrás
Homem se arrisca em poço para resgatar cobras venenosas; assista