Momento Economia

Retomada? Prévia do PIB desacelera e tem alta de 2,15% em julho, diz BC

Publicados

em


source

Brasil Econômico

brasil de moedas
iStock

Prévia do PIB tem alta de 2,15% em julho, segundo o Banco Central

A economia brasileira cresceu 2,15% em julho, na comparação com o mês anterior, segundo dados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgados nesta segunda-feira (14). O indicador é considerado uma espécie de “prévia do PIB”. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no segundo trimestre, o PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país, teve uma queda recorde de 9,7%, colocando o Brasil oficialmente em recessão técnica .

A alta é a terceira seguida desde a queda de 9,37% registrada em abril, considerado o pior momento da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2).

Leia Também:  "Vai se f**": motoboy entrega pedido e é ofendido em prédio de luxo; veja

O número aponta para uma desaceleração da recessão , após o indicador ter registrado um tombo recorde de 11% , na comparação com o trimestre anterior. Essa queda foi a maior desde 2003 no Brasil.

Em maio e junho, as leves altas foram insuficientes para recuperar as perdas de abril. A prévia do PIB teve crescimento mensal de 1,6% no quinto mês do ano e depois de 4,9% em junho. Em julho, divulgação mais recente do BC, a prévia do PIB subiu menos do que no mês anterior, com a alta de 2,15%.

Em junho, mesmo com o crescimento mensal expressivo do PIB , a queda em relação ao ano passado é brutal. Na comparação com o mesmo mês de 2019, o indicador despencou 7%.

Nas últimas semanas, dados mensais têm indicado uma retomada econômica mais rápida que a esperada. As vendas no varejo, por exemplo, registraram alta de 5,2% , segundo dados do IBGE — crescimento maior que o projetado por analistas.

De acordo com o mercado financeiro, a expectativa para o fim de 2020 é que o PIB tenha uma queda de 5,11%. O número foi atualizado nesta segunda-feira, na mais recente edição do Boletim Focus, relatório semanalmente divulgado com participação do mercado financeiro.

Leia Também:  Governo economiza R$ 1 bilhão com trabalho remoto de servidores

Propaganda

Momento Economia

Vídeo: médico faz confusão em restaurante por conta do horário de funcionamento

Publicados

em


source

Brasil Econômico

Briga
Reprodução Twitter Leo Dias

Vídeo mostra Carlos Iglesias, médico e irmão do empresário Belarmino Iglesias, brigando com funcionários e clientes do restaurante Gero, por querer ser atendido no horário de fechamento

Na última sexta-feira (25), houve uma grande confusão no restaurante Gero, em São Paulo. Carlos Iglesias – médico e irmão do empresário Belarmino Iglesias (fundador dos restaurantes Rubaiyat) – brigou com funcionários e clientes do estabelecimento por querer ser atendido no horário de fechamento . Um vídeo no Twitter mostra a briga.

Atualmente, o  horário de funcionamento de restaurantes na cidade de São Paulo vai até às 22h, medida de contenção à pandemia de Covid-19.

Segundo apuração do jornalista Leo Dias no portal Metrópoles, Carlos chegou ao restaurante às 21h50 e os funcionários disseram que não poderiam atendê-lo por conta da regra do limite de horário. O restaurante Gero fecharia às 22h, seguindo a norma sanitária.

Leia Também:  Intenção de consumo das famílias volta a crescer após cinco quedas

Também de acordo com a reportagem, Carlos estava alcoolizado e tentou agredir uma mulher. Durante o vídeo, o médico grita que foi chutado por uma pessoa no restaurante.

No vídeo, que reúne diversas cenas da confusão, Carlos diz: “Seus playboyzinhos que estavam no Gero e dizem ser filhos de médicos, venham me pedir desculpas se tem coragem. Vocês que se cuidem. A plaquinha da Mercedes de vocês já está anotada. Venham me pedir desculpa se são decentes”.

O restaurante Gero disse à reportagem do Metrópoles que não comentará os assuntos que ocorram fora da área de atendimento, mesmo com registro de vídeos dentro do restaurante.

Confira o vídeo:


Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA