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SP investe R$ 30 milhões em higiene menstrual para alunas da rede estadual

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Sala de aula no pré-pandemia
Gleice Mere

Sala de aula no pré-pandemia


O governador João Doria (PSDB) lançou, nesta segunda-feira (14), o programa Dignidade Íntima , que vai investir mais de R$ 30 milhões na distribuição de produtos de higiene menstrual a alunas de escolas da rede estadual . A verba será aplicada pela Secretaria da Educação por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola e vai beneficiar, principalmente, estudantes em situação de vulnerabilidade econômica e social.

“Nós temos razões de sobra para respeitar as mulheres, as meninas, as alunas e os direitos que elas possuem. Não pode ser a pobreza, o distanciamento, a vulnerabilidade a limitar a oportunidade de vida, principalmente na escola”, declarou o Governador na cerimônia de apresentação do projeto. “As professoras e diretoras sabem quem precisa ou não precisa de absorventes. E as que precisam, agora terão”, reforçou Doria.


A ONU (Organização das Nações Unidas) estima que uma entre dez meninas no mundo sofre com o impacto da pobreza menstrual na vida escolar. No Brasil, estima-se que a média seja de uma a cada quatro meninas. Em 2014, a ONU reconheceu o direito à higiene menstrual como uma questão de direito humano e à saúde pública.

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”As alunas perdem até 45 dias de aula por causa do período menstrual. É um tema que precisa ser tratado com todo o cuidado para que essas alunas não sejam expostas”, destacou o Secretário de Estado da Educação Rossieli Soares.

“Uma atitude tão simples como a compra de absorventes pode mudar a vida de meninas. As escolas que estiverem sensíveis ao tema poderão fazer a diferença na vida dessas meninas e também das educadoras e todas as mulheres que trabalham nas escolas. Todas nós merecemos ter condições dignas, física e psicologicamente, no nosso período menstrual”, afirmou Vivian Clara Marchiori, Diretora da Escola Estadual Capitão Deolindo de Oliveira Santos, em Ubatuba, no litoral norte.

A rede estadual conta com 1,3 milhão de alunas em idade menstrual, entre dez e 18 anos. Desse total, mais de 500 mil possuem cadastro no CadÚnico e são consideradas vulneráveis, enquanto que 330 mil estão em situação de extrema pobreza. Mais de 290 mil alunas são beneficiárias do programa federal Bolsa Família.  

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O novo projeto da Secretaria da Educação foi planejado para atender todas as alunas da rede estadual, mas priorizando as que estão situação de vulnerabilidade. A distribuição dos produtos será feita de forma a garantir a privacidade das estudantes a partir de boas práticas e sugestões de escolas estaduais. A partir de julho, a pasta irá orientar as equipes escolares para o atendimento.

Dinheiro Direto na Escola

O programa Dinheiro Direto na Escola permite que as escolas estaduais recebam recursos financeiros com mais rapidez e menos burocracia. Os repasses são feitos diretamente às APMs (Associações de Pais e Mestres) para custeio de pequenas reformas, manutenções emergenciais e compra de produtos ou equipamentos de forma mais ágil, contribuindo para a melhoria do ambiente escolar e do ensino.

Com a autonomia de escolher onde será aplicado o dinheiro, as escolas conseguem suprir necessidades mais pontuais e relevantes para a comunidade escolar. Em 2021, o Governo de São Paulo destinou mais de R$ 700 milhões por meio do programa para as unidades de ensino da rede estadual.

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XP adquire parcela da Levante e aumentará presença no mercado de research

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XP adquire parcela da Levante, aumentando sua presença no mercado brasileiro de research
Sophia Bernardes

XP adquire parcela da Levante, aumentando sua presença no mercado brasileiro de research

Na manhã desta segunda-feira (2), o grupo XP anunciou sua nova aquisição, uma parcela minoritária da casa de análise de investimentos independente Levante.

Desse modo, a nova compra fortalece a oferta de conteúdos da XP Inc. aos investidores. Além disso, aumenta sua presença nas casas de análises. Quanto ao valor da compra, nada foi revelado.

Quem é a Levante?

Em suma, a Levante foi fundada em 2018, destinada à produção de conteúdos relacionados ao mercado de ações e investimentos. Assim, a companhia engloba 100 colaboradores, possui cerca de 40 mil clientes e mais de 1 milhão de leitores.

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Além da produção de conteúdos direcionado ao investidor institucional e pessoa física, a casa de análise contém uma gestora de recursos e uma companhia que fornece ratings ( avaliação realizada pelo mercado do risco de crédito) para fundos tradicionais, a Levante Advice.

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Logo, a companhia possui um acordo com o Mercado News , portal de notícias focado em finanças.

Confira a reportagem completa aqui

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