Momento Economia

Vendas do varejo caem 0,6% em março, com agravamento da pandemia e restrições

Publicados

em


source
Comércio fechado em São Paulo
Rovena Rosa/Agência Brasil

Comércio fechado em São Paulo

As vendas do varejo brasileiro caíram 0,6% em março, após alta de 0,5% em fevereiro, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (7). É o terceiro resultado negativo nos últimos quatro meses.

O resultado veio em linha com o esperado pelo mercado. Os especialistas ouvidos pela Reuters previam queda de 1,7% no mês. Em 12 meses, o setor acumula alta de 0,7%.

O resultado de março sinaliza a dificuldade que o varejo tem enfrentado com a piora do cenário socioeconômico. As restrições impostas à mobilidade para conter o agravamento da pandemia, além do alto desemprego e fim da primeira rodada do auxílio emergencial, indicam perda de fôlego do setor.

Você viu?

Além desses fatores, o aumento de preços tem pressionado a inflação , o que afeta o consumo das famílias. Segundo a última pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central, a projeção do mercado para a inflação de 2021 subiu de 5,01% para 5,04% – aproximando-se do teto da meta, de 5,25%.


Propaganda

Momento Economia

Governo prepara MP que aumenta presença do Executivo na gestão hídrica; entenda

Publicados

em


source
Governo prepara MP que tira poderes da Agência Nacional de Águas e do Ibama para evitar apagão
MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

Governo prepara MP que tira poderes da Agência Nacional de Águas e do Ibama para evitar apagão

O governo prepara uma medida provisória (MP) que tira poderes da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Ibama na gestão dos reservatórios de usinas hidrelétricas , num momento em que os níveis das principais barragens do sistema estão em mínimos históricos, e há temor de racionamento

A MP também daria mais poder ao Ministério de Minas e Energia (MME) sobre concessionárias do setor elétrico e de petróleo e gás para adoção de medidas com vistas a garantir o abastecimento este ano. 

O objetivo da MP é dar ao MME maior poder para colocar em prática rapidamente ações para poupar água dos reservatórios e permitir atravessar o período seco, que vai até novembro, sem apagões. 

Leia Também:  Restrições na transmissão impedem que energia do Norte seja levada ao Sudeste

A MP cria a chamada Câmara de Regras Operacionais Excepcionais para Usinas Hidrelétricas (Care), que terá poderes para estabelecer os limites de uso, armazenamento e vazão das usinas hidrelétricas, com o propósito de otimizar a utilização dos recursos hídricos disponíveis para enfrentar a atual situação de escassez hídrica.

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA