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Enem 2020 tem novidades em acessibilidade

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Leitor de tela, redação em braile e correção especial das provas de participantes autistas e surdocegos são algumas das novidades do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 em termos de acessibilidade. As medidas somam-se a outras que vêm sendo adotadas pelo exame ao longo do anos, como videoprova em Língua brasileira de Sinais (Libras) e provas com textos e imagens ampliados. 

Ao todo, segundo o Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cerca de 47 mil participantes com alguma deficiência ou transtorno fizeram a inscrição no Enem 2020 e solicitaram atendimento especializado. 

O leitor de tela e a redação em braile são demandas antigas de pessoas com alguma deficiência visual, de acordo com o integrante da Organização Nacional de Cegos do Brasil Lucas de Castro Rodrigues. “O leitor de tela traz autonomia. O candidato mexe no computador por si próprio. Escuta quantas vezes quiser, controla velocidade e volume de voz. O leitor dá total controle da prova ao participante”, diz.

Antes do leitor de tela, a opção para esses estudantes era contar com o auxílio para leitura, opção que segue disponível para os candidatos que assim solicitaram. A leitura é feita por profissionais capacitados para ler textos e para descrever imagens. A desvantagem, segundo Rodrigues, é que o candidato depende desse profissional, que pode, por exemplo, estar cansado no dia de aplicação. 

Outro recurso novo é a redação escrita e corrigida no Sistema Braile. De acordo com o Inep, na aplicação, o participante pode utilizar material próprio, como máquina Perkins, reglete, punção, soroban ou cubaritmo e folhas brancas para fazer a redação. Rodrigues explica que essa escrita também traz maior autonomia. A alternativa, que também segue disponível, é que o participante dite a redação em voz alta para que seja transcrita em papel por um profissional capacitado.

Para Rodrigues, a medida é positiva e auxilia candidatos que dominam o braile. Mas, como essa não é uma realidade entre todas as pessoas com deficiência visual, para que a prova seja ainda mais inclusiva ele defende que haja a possibilidade que os candidatos digitem eles mesmos a redação no computador. 

Banca especial 

Outra mudança nesta edição é que participantes autistas e surdocegos terão banca especial para correção de suas provas. De acordo com o Inep, o exame recebeu a inscrição de 1.676 candidatos que solicitaram atendimento especializado por autismo e de 134, por surdocegueira. 

“Esse olhar permite que a sociedade venha a enxergar essa população da maneira como ela merece ser enxergada, como pessoas, cidadãos que pagam impostos e que estão ali para poder incluir e somar. O Enem é uma prova pela qual eles vão se capacitar para uma faculdade e vão ser, na minha opinião, profissionais que só têm a somar para a sociedade inteira”, diz a  presidente da Associação Integrada Mães de Autistas da Paraíba, Elaine Araújo. 

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Elaine explica que cada indivíduo com autismo é diferente e tem diferente grau de acometimento. “Há aquele indivíduo que vai precisar de mais tempo. Há aquele indivíduo que vai precisar de uma tradução melhor do que está propondo aquela questão. Não é que sejam incapazes, mas há métodos para eles entenderem. Vão precisar dessa empatia da banca para poder analisar e ver que cada um é diferente. Nós somos seres diferentes e eles têm isso como um estigma. As pessoas precisam realmente entender e averiguar cada situação para poder sim dar a essa pessoa a chance de realizar uma prova e de se sair bem nessa prova, para mim isso é pura empatia”, afirma.

Ela conta ainda que se emocionou com o tema da redação deste ano, O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. “É necessário que a sociedade e esses jovens que vão entrar em faculdades e em profissões tão diferenciadas tenham esse entendimento de algo tão cotidiano, de pessoas que são estigmatizadas por terem síndromes, transtornos, doenças mentais. Tem que ter respeito e empatia. Achei de uma relevância que me deixou emocionada”.  

Inclusão 

Apesar das medidas adotadas, de acordo com Rodrigues, o Enem não é uma prova totalmente inclusiva, até mesmo porque a exclusão vem desde muito antes na vida das pessoas com alguma deficiência. “O Enem é uma prova bastante excludente. Isso é bastante difundido, não só entre as pessoas com deficiência, mas entre todas as minorias, porque a gente sofre defasagem em todo o ensino básico. Não só no ensino, mas em várias outras áreas”, acrescenta.

A estudante Júlia Dias do Anjos, 18 anos, é uma das candidatas com baixa visão que está fazendo o Enem. Ela solicitou auxílio para leitura e prova ampliada e ficou satisfeita com o atendimento. Ela conta, no entanto, que é exceção, que entre outros amigos cegos ou com baixa visão é uma das poucas que fez a prova. A falta de disponibilidade de materiais de estudo voltado especificamente para esses estudantes e a falta de incentivo são, segundo ela, alguns dos principais entraves. 

“Tenho muitos amigos com baixa visão e cegueira. Eu não sei se eles têm medo de não ter os recursos [de acessibilidade]. Eu sempre falo para prestarmos o exame e ninguém se manifesta, sempre falava na escola e as pessoas não se interessavam. Isso me deixa muito triste”, diz, e acrescenta: “Tem gente que não é incentivada. A minha mãe sempre fala: se você acha que pode fazer, você está apta a isso. Vá e faça. Não tenha medo. Se é uma coisa que tem vontade, vá e faça”. 

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Júlia quer cursar biomedicina ou matemática. “Infelizmente, o que me deixa mais preocupada é que falam que geralmente os laboratórios das universidades não são preparados para quem tem baixa visão. Mas quem sabe isso não mudou? Ou, então, eu passo a fazer a diferença porque o mundo, a gente o adapta”. 

Enem 2020

O Enem começou a ser aplicado no último domingo (17) e segue no próximo dia 24. No primeiro dia de aplicação, o exame teve uma abstenção recorde de 51,5%. Do total de 5.523.029 inscritos para a versão impressa do Enem, 2.842.332 faltaram às provas. Nesta edição, o Enem terá uma versão impressa e uma digital, realizada de forma piloto para 96 mil candidatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

As medidas de segurança, adotadas em relação à pandemia do novo coronavírus, serão as mesmas tanto no Enem impresso quanto no digital. Haverá, por exemplo, um número reduzido de estudantes por sala, para garantir o distanciamento entre os participantes. Durante todo o tempo de realização da prova, os candidatos estarão obrigados a usar máscaras de proteção da forma correta, tapando o nariz e a boca, sob pena de serem eliminados do exame. Além disso, o álcool em gel estará disponível em todos os locais de aplicação.

Os candidatos que tiverem sintomas de covid-19 e de outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer aos locais de prova. Devem comunicar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pela Página do Participante. Esses candidatos terão direito à reaplicação nos dias 23 e 24 de fevereiro.  

Veja as novidades do Enem 2020 em termos de acessibilidade: 

 • Atendimentos específicos agora fazem parte do atendimento especializado.

 • Participantes com cegueira, surdocegueira, baixa visão ou visão monocular poderão solicitar recurso para uso de leitor de tela. 

• Três guias-intérpretes farão atendimento ao participante surdocego.

 • Tempo adicional de 60 minutos para participantes lactantes que solicitarem atendimento especializado no sistema de inscrição, desde que comprovem a necessidade, conforme previsto em edital, e levem o lactente e o acompanhante no dia da aplicação.

 • Participantes com doenças infectocontagiosas deverão entrar em contato com o Inep para comprovação de sua condição e não deverão comparecer ao local de provas. Poderão realizar a prova na reaplicação. 

• Participantes autistas e surdocegos terão banca especial para correção de suas provas. 

• O participante que escrever sua redação em braile terá suas provas corrigidas no Sistema Braile.

 • O participante transexual/travesti que não solicitou ou teve sua solicitação pelo nome social indeferida poderá escolher o banheiro que deseja utilizar no dia da aplicação.

Edição: Graça Adjuto

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Mais 82 escolas municipais do Rio retomam atividades presenciais

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O prefeito Eduardo Paes visitou, na manhã desta quarta-feira (3), a Escola Municipal João de Camargo, em São Cristóvão, zona norte do Rio de Janeiro, dando início à nova etapa do ensino presencial na cidade. A unidade é uma das 82 escolas da rede de ensino público que reabriram hoje para receber os alunos.

O retorno às aulas presenciais começou no dia 24 de fevereiro, com 38 escolas. Com as unidades reabertas hoje, chega a 120 o número de escolas municipais com atividades presenciais em todas as regiões do município. Nesta fase, as aulas são direcionadas para alunos da pré-escola, 1º e 2º anos do ensino fundamental.

Eduardo Paes destacou que muitas crianças passaram o ano inteiro sem qualquer possibilidade de frequentar a escola, o que tem grande impacto na educação e na vida delas. “Estamos fazendo um esforço, sabemos que é um momento de pandemia, de dificuldade, mas desde o início temos dito isso: a escola vai ser sempre a primeira a abrir e a última a fechar”.

Ao lado do secretário de Educação, Renan Ferreirinha, o prefeito percorreu a unidade para verificar toda sua infraestrutura.

Planejamento

O prefeito disse que o retorno gradual das aulas presenciais foi cuidadosamente planejado e estruturado. Segundo Paes, todas as medidas de proteção foram garantidas, seguindo o protocolo sanitário aprovado pelo Comitê Especial de Enfrentamento da Covid-19, que inclui distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos com álcool em gel.

“Fizemos tudo com muito critério e cuidado para que as unidades estivessem prontas para receber os alunos. Nada foi feito de forma assoberbada e irresponsável. Nossa proposta foi proteger funcionários, professores e alunos, e permitir que as crianças tenham direito a um futuro melhor”, afirmou o prefeito.

Para evitar aglomerações tanto dentro quanto fora das salas, a Escola João de Camargo dividiu as turmas em três grupos: A, B e C. Cada grupo vai frequentar as aulas em dias alternados da semana. Além disso, foi instalada no pátio da escola uma estação de higienização para as crianças lavarem as mãos, antes de ir para o refeitório ou para as salas.

Com mais 82 unidades municipais em funcionamento na cidade, serão atendidos 23,5 mil estudantes. Eduardo Paes lembrou que o retorno é opcional e cabe aos pais e responsáveis a decisão de levar os alunos às unidades. Os que optarem por não comparecer às escolas vão estudar regularmente pelo modo remoto.

Três elementos

O secretário de Educação informou que, para ser considerada apta, a escola precisa seguir pelo menos três elementos. “Primeiro, são as adequações de infraestrutura que o espaço requer. Em segundo lugar, está a retomada de serviços essenciais, como limpeza, merendeiras e internet, entre outros. E, em terceiro, a disponibilidade de pessoal, que vimos fazendo junto ao setor de recursos humanos da prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação”, explicou Ferreirinha.

A próxima fase do retorno de aulas presenciais está prevista para o dia 17 deste mês para alunos do 3º ao 5º anos, 6º Ano Carioca, 9º Ano e Carioca II. A Fase 3, para alunos de creche, 6º ao 8º anos, Educação de Jovens e Adultos e Classe Especial, começa no dia 31 de março.

Pesquisa

Pesquisa feita pela Secretaria Municipal de Educação com os responsáveis pelos estudantes das 120 escolas já reabertas revelou que 82% preferem a volta às aulas presenciais. O motoboy Gutierre de Oliveira, pai de Augusto, que tem 5 anos e é aluno do 1° ano do ensino fundamental da Escola Municipal João de Camargo, pensa assim. Ele disse que o filho ficou tão ansioso pelo retorno às aulas que nem dormiu direito de ontem para hoje

.“Em casa, ele fica entediado, agitado, mas foi o primeiro a acordar hoje. O Augusto é muito comunicativo, gosta de se enturmar com as outras crianças. Como é filho único, e moramos longe dos parentes, não temos com quem deixá-lo para ir trabalhar. A volta às aulas vai fazer muito bem a ele”, disse Gutierre. Ele e o menino foram os primeiros a chegar à escola, bem antes do horário de entrada, às 8h.

A doméstica Josefa Santiago dos Santos, mãe de Davi, que tem 5 anos e voltou hoje a frequentar as aulas do 1° ano da escola de São Cristóvão, concorda e diz que ofilho não queria fazer as atividades em casa, ficava muito agitado e só queria brincar. “Na escola, precisa ficar concentrado nos estudos, e a gente fica mais tranquila para ir trabalhar”, afirmou Josefa.

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Ensino remoto

Desde o início do ano letivo, no dia 8 de fevereiro, os estudantes do Rio podem assistir a videoaulas elaboradas e apresentadas por professores da rede municipal. O Rioeduca na TV vai ao ar pelo sinal aberto da TV Escola (canal 2.3) e também pela TV fechada: NET/Claro (canal 15), Claro TV (canal 8), Oi TV (canal 25), Sky (canal 21) e Vivo (canal 7).

As videoaulas de Rioeduca na TV também ficam disponíveis no canal da MultiRio no YouTube. Além disso, no Portal MultiRio, uma área especial reúne informações sobre o Rioeduca na TV, como a programação e conteúdos relacionados, informou a Secretaria Municipal de Educação.

A secretaria disponibiliza ainda o aplicativo Rioeduca em casa, disponível para IOS e Android, que pode ser baixado em smartphones dos estudantes e responsáveis. O acesso é gratuito. A Secretaria de Educação patrocina os dados para os estudantes.

Alunos que não têm equipamentos para acessar a internet ou que morem em áreas sem cobertura, vão receber o material didático impresso, o Material Rioeduca e, em algum momento, irão às escolas para completar as atividades didáticas. Caso o aluno tenha alguma dúvida, ela será respondida na próxima vez em que ele for à escola buscar os trabalhos que deverá fazer.

Escolas reabertas hoje

1- EDI Professora Sarita Konder – Laranjeiras

2- EM Mano Décio da Viola Curicica – Jacarepaguá

3- EM Denise Maria Torres – Taquara

4- EM Gastão Monteiro Moutinho – Taquara

5- EM Professora Didia Machado Fortes – Barra da Tijuca

6- EM Alphonsus de Guimaraens – Cidade de Deus

7- EM Haydea Vianna Fiuza de Castro – Santa Cruz

8- EM Franklin Távora – Paciência

9- EM Ponte dos Jesuítas – Santa Cruz

10- EM Ricardo Brentani – Santa Cruz

11- Ciep Major Manuel Gomes Archer – Paciência

12- EM Juliano Moreira – Taquara

13- EM Paroquial Nossa Senhora do Loreto Freguesia – Jacarepaguá

14- EM José Joaquim de Queiroz Junior – Praça Seca

15- EM Madre Tereza de Calcutá Curicica – Jacarepaguá

16- EM Roberto Burle Marx – Curicica

17- Ciep Pablo Neruda – Taquara

18- Ciep Compositor Donga – Taquara

19- Ciep Margaret Mee – Recreio dos Bandeirantes

20- EM Augusto Magne – Cidade de Deus

21- EM Professoranda Leila Barcellos de Carvalho – Cidade de Deus

22- EM Frederico Eyer – Cidade de Deus

23- EM Collechio – Bangu

24- EM Professora Ivone Nunes Ferreira – Senador Camará

25- EDI Rafael Pereira da Silva – Padre Miguel

26- EDI Professor Antonio Flavio Pierucci – Senador Camará

27- EM José Pancetti – Realengo

28 – EM Carlos Maul – Realengo

29 – EM Atenas – Cosmos

30 – EM Lycio de Souza Carvalho – Inhoaíba

31 – EM Raymundo Corrêa – Campo Grande

32 – EM Professor Manuel Said Ali – Campo Grande

33 – EDI Joari – Campo Grande

34 – EM Vivaldo Ramos de Vasconcelos – Paciência

35 – EM Prefeito João Carlos Vital – Santa Cruz

36 – EM Otelo de Souza Reis – Santa Cruz

37 – EM Professora Maria Santiago – Santa Cruz

38 – EM Professor Darcy Araújo de Miranda – Santa Cruz

39 – EM Miguel Calmon – Paciência

40 – EM Espanha – Paciência

41- EM Ribeiro Couto -Paciência

42 – EM Professora Leila Mehl Menezes de Mattos – Santa Cruz

43 – EM Roberto Coelho – Santa Cruz

44 – EM Marinheiro Joãio Cândido – Santa Cruz

45 – EM Mario Lago – Santa Cruz

46 – EM Maria de Jesus Oliveira – Santa Cruz

47 – EM Professor Francisco José Antônio – Santa Cruz

48 – EM Walquir Pereira – Nova Sepetiba – Santa Cruz

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49 – CM Djanira Maria Ramos – Paciência

50 – EDI Medalhista OIímpica Poliana Okimoto – Santa Cruz

51 – EDI Medalhista OIímpico Erlon de Souza SiIva – Santa Cruz

52 – EM Professora EIisa Joaquina Daltro Peixoto – Pedra de Guaratiba

53 – Ciep AImir Bonfim de Andrade – ViIa Valqueire

54 – CM Tia Maria – Tijuca

55 – EM Capitão de Fragata Didier Barbosa Vianna – Tauá

56 – EM Rodrigo Otávio – Moneró (Ilha do Governador)

57 – EM Mastro Francisco Braga – Portuguesa

58 – EM João de Camargo – São Cristóvão

59 – EM Mestre WaIdemiro – São Cristóvão

60 – Ciep Presidente Salvador Allende – ViIa Isabel

61 – EDI Anísio Teixeira – Pilares

62 – EDI Presidente Kennedy – Riachuelo

63 – EM Nerval de Gouveia – Ramos

64 – EM Edmundo Lins – Ramos

65 – EM Presidente Eurico Dutra – Penha

66 – EM Ariosto Espinheira – Penha

67 – EM Professor Augusto Motta – Penha Circular

68 – EM João de Deus – Penha Circular

69 – EM Luís Carlos da Fonseca – Madureira70 – EM Professor Zituo Yoneshigue – Ricardo de Albuquerque

71 – EM Piauí – Guadalupe

72 – Ciep Dr. AdeIino da Palma Carlos – Praça Seca

73 – EM Cândido PortinariI – Pitangueiras

74 – EM Abeilard Feijó – Cocotá (Ilha do Governador)

75 – EM Rotary – Freguesia (Ilha do Governador)

76 – EM Darcy Vargas – Gamboa

77 – EM Benjamim Constant – Santo Cristo

78 – EM General Mitre – Santo Cristo

79 – EM Francisco Benjamin Gallotti – Santo Cristo

80 – CM Ladeira dos Funcionários – Caju

81 – EDI Parque da Alegria – Caju

82 – EM Estados Unidos – Catumbi

Escolas reabertas em 24 de fevereiro

1- EM Marechal Esperidião Rosas – Caju

2 – EM Mem de Sá – Rio Comprido

3 – EM Pereira Passos – Rio Comprido

4 – EM Humberto de Campos – Mangueira

5 – EM Educandário Romão de Mattos Duarte – Flamengo

6 – EM Vital Brasil – Catete

7 – EM Bombeiro Geraldo Dias – Tijuca

8 – EM Frei Cassiano – Tijuca

9 – EM Mário Faccini – Alto da Boa Vista

10 – EM Professor Afonso Várzea – Inhaúma

11 – EM José Eduardo de Macedo Soares – Lins de Vasconcelos

12 – EM Medeiros e Albuquerqye – Engenho Novo

13 – EM Walt Disney – Ramos

14 – EM Clóvis Beviláqua – Olaria

15 – EM Suíça – Penha

16 – EM São João Batista – CordoviI

17 – EM Presidente Gronchi – Jardim América

18 – EM Albert Sabin – ViIa da Penha

19 – EM Mário Penna da Rocha – Honório Gurgel

20 – EM Mozart Lago – Oswaldo Cruz

21 – EM Rostham Pedro de Farias – Cavalcante

22 – EM Maurice Maeterlinck – Guadalupe

23 – EM Professor Escragnolle Dória – Pavuna

24 – EM Temístocles Dalmácio Pereira – Barros FiIho

25 – EM Lincoln BicaIho Roque – Curicica

26 – EM Golda Meir – Barra da Tijuca

27 – Ciep João Batista dos Santos – Cidade de Deus

28 – EM Santa Francisca Xavier Cabrini – Senador Camará

29 – EM Fernando MaximiIiano – Santíssimo

30 – EM Raul Francisco Ryff – Senador Camará

31 – EM Professor Lauro Travassos – Realengo

32 – EM Alberto Nepomuceno – Cosmos

33 – EM MigueI de Larreinaga – Campo Grande

34 – EM Comunidade Jardim Pedregoso – Campo Grande

35 – EM Prof Dione Freitas FeIisberto de Carvalho – Santa Cruz

36 – EM Rivadávia Manoel Pinto – Guaratiba

37 – EM Padre José de Anchieta – Jardim Guanabara – Ilha do Governador

38 – EM Anita Garibaldi – Bairro Galeão – Ilha do Governador

Edição: Nádia Franco

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