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Professor apresenta, em Portugal, projeto desenvolvido em escola plena de Mato Grosso

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     O professor de química Paulo Henrique de Carvalho(foto), da Escola Estadual Plena Plácido de Castro, localizada no município de Diamantino MT,  participou do XXVI Encontro da Sociedade Portuguesa de Química, realizado na cidade de Porto, em Portugal.
 
     No evento, o docente apresentou o trabalho intitulado “Game perfil químico: protagonismo e conhecimento sobre a tabela periódica", desenvolvido na escola.
 
     O evento foi realizado na Universidade do Porto, uma das mais tradicionais da Europa, e contou com pesquisadores de diversos países, como Portugal, Inglaterra e Estados Unidos.
 
     Os trabalhos e conferências travaram  discussões sobre a química e a educação, abordando, principalmente, o tema tabela periódica visto que 2019 é considerado o ano internacional da tabela periódica.
 
Segundo o professor, o game é originado de um dos jogos confeccionados na disciplina eletiva “Hakuna Matata”. O jogo “Perfil Químico” é uma adaptação do jogo tradicional Perfil, marca registrada da companhia de brinquedos Grow.
 
     “Todos os componentes do jogo foram adaptados, desde o tabuleiro, que passou a ser a tabela periódica, até o assunto abordado nas cartas. Os alunos pesquisaram características dos átomos e elaboraram dicas relacionadas a estes”, destaca.
 
     Paulo Henrique relata que o objetivo da atividade lúdica é subsidiar o ensino da tabela periódica, aprimorando a compreensão dos alunos em relação à organização dos elementos e suas características. 
 
     Conforme o coordenador pedagógico Rodrigo Rocha Oliveira, os jogos e as atividades lúdicas no ensino de química têm sido amplamente utilizados. Ele explica que professores com o intuito de produzir aulas mais dinâmicas fazem o uso desses recursos, pois eles estimulam a curiosidade, a iniciativa de participação e a autoconfiança do aluno.
 
     Além disso, aprimoram o desenvolvimento de habilidades linguísticas, mentais e de concentração, e exercitam interações sociais e trabalho em equipe. “Do projeto, participam 30 alunos, todos da disciplina eletiva, mas os professores continuaram utilizando o game em sala de aula normal”, informa.

     Na avaliação do coordenador pedagógico, esse trabalho diferenciado é fundamental para melhorar o processo de ensino aprendizagem dos alunos, pois consegue aproxima-los do conhecimento de forma lúdica e atrativa.
 
     “Dentro da escola plena os professores conseguem utilizar sua hora função para incrementar essas atividades em sala de aula, pois tem tempo hábil para isso, e o resultado é este que podemos ver, alunos participativos e atuantes, protagonistas de seu projeto de vida”, assinala.
 
     Equipe
 
     A disciplina eletiva é coordenada pelo próprio Paulo Henrique e pelo professor Alex Junior Barbosa Farias. Eles tiveram a colaboração da professora Deise Morone Perígolo, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Avançado Diamantino.

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