Momento Esportes

Japão prorroga emergência de covid-19 em Tóquio a 76 dias da Olimpíada

Publicados

em


O primeiro-ministro do Japão Yoshide Suga prorrogou nesta sexta-feira (7) o estado de emergência em Tóquio e três outras áreas até o final de maio para conter uma disparada de casos do novo coronavírus (covid-19) atiçada pela disseminação de variantes do vírus a poucos meses da Olimpíada de Tóquio.

O governo esperava que uma emergência “curta e poderosa” contivesse uma quarta onda de infecções, mas os casos novos em cidades grandes, como Tóquio e Osaka, ainda estão em níveis altos, disse o premiê, Yoshihide Suga, ao anunciar a decisão.

Prorrogar o estado de emergência de 11 a 31 de maio deixará a uma margem de menos de dois meses para o início dos Jogos, que foram adiados no ano passado devido à pandemia, em 23 de julho.

“Houve um aumento rápido no número de pacientes gravemente doentes e mortes”, disse Suga em uma coletiva de imprensa, acrescentando que conter a propagação do vírus da população mais jovem para grupos mais vulneráveis, incluindo os idosos, é crucial.

Ele também observou que as variantes do vírus estão se espalhando rapidamente.

“Superaremos isto no futuro próximo”, disse Suga, prometendo comandar os esforços do governo para acelerar as vacinações com a meta de administrar um milhão de doses por dia ao público.

Mais cedo, o ministro da Economia, Yasutoshi Nishimura, que também está a cargo das medidas contra a pandemia, disse que o governo teme que Tóquio também fique sem leitos hospitalares em breve.

Leia Também:  Brasil supera Irã e segue líder na Liga das Nações de vôlei masculino

Em uma casa de repouso de Osaka, 61 pessoas foram infectadas com covid-19 e 14 morreram à espera de hospitalização, noticiou a emissora pública NHK.

O município de Osaka relatou 1.005 casos novos nesta sexta-feira, e Tóquio teve 907.

Nacionalmente, o Japão já registrou 618.197 casos de infecção e 10.585 mortes de covid-19, a doença respiratória causada pelo vírus, mostraram cifras governamentais.

O governo também submeteu o município de Aichi, sede da Toyota Motor Corporation, e o município de Fukuoka, no sudoeste, a um estado de emergência – o que os coloca ao lado de Tóquio, Osaka, Hyogo e Kyoto, onde as medidas atuais vigoram desde 25 de abril.

A ilha de Hokkaido, no norte, e dois outros municípios foram acrescentados a um estado de “quase-emergência” que já cobre oito dos 47 municípios japoneses.

Propaganda

Momento Esportes

Série B: em jogo de quatro gols, Londrina e Botafogo empatam

Publicados

em


Londrina e Botafogo empataram em 2 a 2, na noite desta quinta-feira (17) no estádio do Café, no interior do Paraná. Após a partida, válida pela 4ª rodada da Série B, o Alvinegro assumiu a 3ª posição da classificação com oito pontos, enquanto o Tubarão ficou no 16º lugar com três.   

A partida praticamente começou com o Botafogo na frente. Logo aos oito minutos, o atacante Rafael Navarro aproveitou boa cobrança de Chay para mandar de cabeça para o fundo das redes.

Depois, o Londrina até forçou o ritmo e chegou a criar boas oportunidades, mas não foi o suficiente para empatar a partida, o que só ocorreu aos oito minutos da etapa final. O volante Tárik finalizou de cabeça um escanteio cobrado por Ricardo Luz e igualou o marcador.

A partir daí o Alvinegro voltou a dominar a partida e criou três grandes chances até pular novamente na frente do placar. Aos 26 minutos, o volante Luís Oyama recebeu bom passe de Marco Antônio e, de frente para o gol, mandou para o fundo das redes.

Leia Também:  Copa América: Colômbia convoca lateral argentino Fabra e corta Moreno

Porém, na reta final, o Tubarão mostrou força para evitar outra derrota em casa e se deu bem. Aos 41, o goleiro botafoguense Douglas Borges fez defesa quase em cima da linha. No minuto seguinte, o atacante Júnior Pirambu aproveitou rebote do goleiro para estufar as redes e fechar o placar.

Na próxima rodada, o Botafogo visita o Náutico nos Aflitos no domingo (20). Na mesma data o Londrina vai até o estádio Rei Pelé para enfrentar o CSA.

Edição: Fábio Lisboa

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA