Momento Esportes

Mesmo fora de Sorocaba, Magnus se mantém 100% na primeira fase da LNF

Publicados

em


O equilíbrio marcou a primeira fase da Liga Nacional de Futsal (LNF), transmitida pela TV Brasil, mas um time, em especial, chamou a atenção. Das dez partidas disputadas até o momento, o Magnus Sorocaba venceu todas. Com 30 pontos, a equipe do interior paulista lidera com sobras o Grupo A e tem, de longe, o melhor desempenho da competição, com quase o dobro dos 17 pontos de Joinville, Carlos Barbosa e Cascavel, que encabeçam o Grupo B e aparecem na sequência da classificação geral.

Assim como as demais equipes da LNF, o Magnus foi impactado pela pandemia do novo coronavírus (covid-19). Devido ao surto da doença, o campeonato, inicialmente previsto para 27 de março, só começou de fato em agosto. O grupo, que tinha iniciado a preparação para 2020 em fevereiro – 11 remanescentes do elenco tricampeão mundial no ano passado,  e seis atletas promovidos do sub-20 – ficou quase quatro meses longe das quadras. Durante esse tempo, o jeito foi treinar à distância, cada um em sua casa.

“Nossa equipe não parou. Sabíamos que [se exercitar em casa] não era a mesma coisa que na quadra, mas foi o jeito que conseguimos para manter a forma física. Isso, com certeza, foi um passo à frente de outros times”, afirma o fixo Lucas Rodrigues, que está na terceira temporada da LNF pelo time de Sorocaba (SP).

Lucas Rodrigues, LNF, Magnus, FutsalLucas Rodrigues, LNF, Magnus, Futsal

Lucas Rodrigues está na terceira temporada na LNF, defendendo o Magnus Sorocaba – Guilherme Mansueto/Magnus Futsal/Direitos Reservados

“Acredito muito que essas 10 vitórias seguidas foram pela nossa entrega, mesmo quando ficamos sem poder treinar em quadra e academia, por causa da pandemia. Fizemos treinos on-line, por vídeo. A comissão, o Mauro [Sandri, preparador físico] passaram vários trabalhos. Foi difícil, mas acredito que estamos colhendo os frutos desse sacrifício”, conta Leandro Lino, ala do Magnus pelo quarto ano seguido.

Casa temporária

Os treinos à distância perduraram até agosto, quando o elenco pôde, enfim, reapresentar-se para treinar presencialmente. No entanto, com a Arena Sorocaba utilizada como hospital de campanha no enfrentamento ao coronavírus, o time teve de migrar, temporariamente, para uma cidade vizinha. A equipe tem se exercitado e jogado no ginásio Professor João Carlos de Camargo, em Votorantim (SP).

Leia Também:  Com um a menos, Santos segura empate com Ceará pela Copa do Brasil

O hospital de campanha foi fechado na Púltima quinta-feira (15), mas a franquia aguarda a limpeza do local e a liberação da prefeitura para retornar à Arena Sorocaba. “Para gente, está sendo bom. O ginásio de Votorantim tem um piso liso, mais rápido, diferente de Sorocaba, que é de plástico e segura bastante o jogo, deixa ele mais lento”, analisa Leandro.

Lenandro Lino, Magnus, futsal, LNFLenandro Lino, Magnus, futsal, LNF

Há quatro anos o ala Leandro Lino, Magnus integra o elenco do Magnus Sorocaba – Guilherme Mansueto/Magnus Futsal/Direitos Reservados

Os números evidenciam o volume ofensivo empenhado pela equipe sorocabana. São 41 gols marcados nas 10 partidas realizadas, média superior a quatro gols por jogo. Além disso, o time reúne os dois principais goleadores do campeonato até o momento: o ala Pedrinho e o fixo Rodrigo, ambos com sete bolas na rede.

Pensando adiante

Por conta da pandemia, a forma de disputa da LNF teve de ser alterada para 2020. Ao invés da primeira fase em que todos jogam entre si, em turno único, desta vez as franquias foram divididas em três grupos regionalizados, enfrentando somente os times da mesma chave, em partidas de ida e volta. Os cinco primeiros de cada grupo, mais o sexto colocado de melhor desempenho, seguem às oitavas de final.

Por enquanto, o Magnus enfrentou somente equipes paulistas (São José, Corinthians e Intelli Tempersul), mineiras (Minas Tênis Clube e Praia Clube) e o Brasília. A partir do mata-mata, poderá ter pela frente os principais rivais em nível nacional, como o atual bicampeão Pato (que bateu os sorocabanos na final nacional do ano passado) ou o Carlos Barbosa (maior campeão da Liga, com cinco títulos).

“Com certeza, [a próxima fase] será totalmente diferente. As equipes estão adquirindo melhor forma física e tática. Há várias equipes que darão trabalho”, projeta Lucas, reconhecendo que a campanha do Magnus credencia o time ao posto de favorito a um título que não vem desde 2014. “Mas favoritismo e só fora de quadra. Na quadra, tem de manter os pés no chão para buscar o objetivo”, pondera o fixo. “Serão grandes jogos [na próxima fase]. Mas estamos nos preparando não só técnica, mas mentalmente. Quem chegar mentalmente melhor, estará um passo a frente”, conclui Leandro.

Sequência da LNF

O Magnus Sorocaba tem ainda dois compromissos antes do mata-mata da LNF. Neste sábado (17), a equipe recebe o São José às 13h15 (horário de Brasília). Depois, volta à quadra no próximo dia 31, no mesmo horário, para enfrentar o Corinthians, novamente como mandante.

O Grupo A, o mesmo do Magnus, prossegue nesta sexta-feira (16) com a Intelli recebendo o Praia Clube em Dracena (SP) às 18h. No domingo (18), às 13h, o Corinthians visita o Minas em Belo Horizonte. Pelas demais chaves, sábado é dia de Jaraguá e Pato, às 11h e de Blumenau e Joinville, às 16h. No domingo, a TV Brasil transmite ao vivo, a partir das 11h, direto de Erechim (RS), o clássico gaúcho entre Atlântico e Carlos Barbosa. Mais tarde, às 20h15, medem forças Tubarão e Assoeva, às 20h15.  Confira a tabela de classificação da Liga Nacional de Futsal.

 

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Propaganda

Momento Esportes

Mancini busca por time ideal, mesmo depois de usar 25 jogadores em quatro jogos

Publicados

em


Dos jogadores de linha à disposição, apenas quatro não foram escalados pelo treinador:

  • Michel Macedo, lateral-direito, que ficou no banco em todas as partidas;
  • Roni, volante, reserva nos três últimos jogos;
  • Ángelo Araos, meia, relacionado pela primeira vez no duelo contra o América;
  • Matheus Davó, atacante, que sequer foi relacionado.

Até agora, apenas três atletas foram titulares em todos os duelos com Vagner Mancini: o lateral-direito Fagner, o volante Xavier e o meia Mateus Vital.

– Todos estão nos planos. Na minha chegada, disse que a primeira função do treinador é recuperar todos os jogadores. É muito fácil chegar e pedir jogadores. Você vai onerar uma conta que já existe e colocar em xeque quem está no clube. Já fui atleta e passei por tudo isso. Uma das primeiras funções é recuperar jogador. Em duas semanas, vi evolução nos atletas dentro da maneira que eu quero – disse Mancini na última terça-feira.

  Com um jogador a menos Ceará vence o Corinthians de 2 a 1

Leia Também:  Yuri César agradece ensinamentos de Ceni e relembra início no Fortaleza

Ainda sem ter repetido escalação, o treinador corintiano planejava, depois da vitória contra o Vasco, começar a fixar uma equipe. Porém, o mau desempenho na derrota para o América-MG deve provocar mudanças no time para enfrentar o Internacional, neste sábado, às 19h, na Neo Química Arena.

Para o confronto contra o líder do Brasileirão, Mancini contará com as voltas de Fábio Santos, Otero e Gustavo Mosquito, que não podem defender o Timão na Copa do Brasil.

Veja os jogadores utilizados por Mancini e quantos minutos cada um deles atuou com o técnico:

Goleiros

  • Cássio – 270
  • Walter – 90

Laterais

  • Fagner – 360
  • Lucas Piton – 252
  • Fábio Santos – 90
  • Sidcley – 18

Zagueiros

  • Gil – 360
  • Bruno Méndez – 76
  • Marllon – 281

Volantes

  • Xavier – 360
  • Éderson – 205
  • Camacho – 112
  • Cantillo – 18
  • Gabriel – 16

Meias

  • Mateus Vital – 296
  • Cazares – 222
  • Ramiro – 205
  • Gustavo Mantuan – 106
  • Otero – 55
  • Luan – 52

  Corinthians é derrotado pelo Sport na abertura da 12ª rodada do Brasilleirão

Leia Também:  Athletico finaliza treino e tem 23 jogadores disponíveis para enfrentar Flamengo

Atacantes

  • Everaldo – 209
  • Boselli – 112
  • Léo Natel – 87
  • Jô – 60
  • Gustavo Mosquito – 34

 

COMENTE ABAIXO:

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA