Momento Esportes

Série D define os 2 últimos clubes que subirão à Série C de 2022

Publicados

em


Neste domingo (17) serão conhecidos os dois últimos times da Série D que estarão ano que vem na Série C do Campeonato Brasileiro. Os primeiros a entrarem em campo nos jogos de volta das quartas de final serão Ferroviária-SP e Atlético-CE às 15h (horário de Brasília), em Araraquara (SP). Às 17h, será a vez de  ABC-RN e Caxias-RS medirem forças em Natal. Ambas as partidas serão transmitidas ao vivo na TV Brasil. 

Nos jogos de ida, no último domingo (10), foram dois empates: 1 a 1 entre Atlético-CE e a Locomotiva; e 0 a 0 no duelo entre Caxias e ABC. Quem vencer hoje (17) não só se classifica às semifinais da competição, como também assegura um lugar entre os quatro primeiros na tabela, o G4, critério para subir à Série C. Caso as partidas terminem novamente empatadas, a classificação sairá após cobrança de pênaltis. 

No embate das 15h, sem presença de público, tanto Ferroviária quanto Atlético-CE buscam chegar pela primeira vez à terceira divisão do futebol nacional. A Locomotiva, comandada pelo técnico Elano Blumer, ex-seleção brasileira, está invicta há 18 jogos e ainda não perdeu dentro da Fonte Luminosa.  

“É um momento que nós esperávamos quando começamos o trabalho. Esse é o nosso objetivo. Mas precisamos ter em mente e ser conscientes da dificuldade do jogo, ter os pés no chão. É possível conquistarmos nosso objetivo, mas nós temos que respeitar sempre o nosso adversário. Nós temos que merecer o resultado, ir em busca dele”, disse Elano.

Leia Também:  Halterofilismo: campeã paralímpica busca ouro inédito em Mundial

A Ferroviária deve ir a campo com  Saulo; Bernardo, Gustavo Medina e Léo Rigo; Marquinhos, Bruno Santos, Ian Luccas; Léo Castro e Júlio Victor; Gleyson e Bruno Leonardo.

Mesmo jogando fora de casa, o Atlético-CE está confiante no acesso à Série. B. Em entrevista, o meia Dudu Itapajé, que atuou no último domingo (10), disse que o time saberá aproveitar os pontos fracos do adversário.  

“A Ferroviária é um time muito técnico, que tem uma bola parada muito boa, mas eles também têm os defeitos deles. Se a gente expor os defeitos e for à frente, tanto com o Pulguinha quanto com o Ewerton, a gente pode bagunçar ali e, se Deus quiser, sair um gol ou dois,  e sair a classificação”, projetou jogador. 

O treinador Raimundo Wagner deve repetir a escalação do jogo de ida das qurtas, com exceção do  zagueiro Caio Acaraú, que levou o terceiro cartão amarelo e está suspenso. A novidade pode ser o volante Hércules, que cumpriu suspensão no primeiro jogo mas já está liberado. 

A Águia de Precabura deve atuar com Carlão; Gustavo Silva, Edgar, Waldson e Daniel; Bruno Nascimento, Hércules e e Dudu Itapajé; Claudivan, Ewerton Potiguar e Erick Pulga.

O vencedor terá como adversário na semifinal o Campinense-PB, classificado neste sábado (16) após derrotar em casa o América-RN, por 4 a 2, em cobrança de pênaltis, após dois placares seguidos de 0 a 0 no tempo regulamentar.

No segundo embate deste domingo, tanto ABC-RN quanto Caxias-RS buscam a vitória para retornar à Série C. O Elefante joga em Natal e terá a torcida a seu favor. Foram liberados seis mil ingressos no Frasqueirão, o equivalente a 40% da capacidade do estádio. O histórico dentro de casa também é favorável ao time potiguar: em nove partidas, ganhou oito e perdeu uma.

Leia Também:  Treinadores campeões olímpicos serão homenageados em festa do COB

O técnico Moacir Júnior terá um reforço e tanto nesta tarde: o retorno do artilheiro do time na competição: Gustavo Hernique, que não atuou no primeiro jogo das quartas. 

Do outro lado do campo, estará o Caxias que vem se destacando no mata-mata da Série D. O time gaúcho ganhou três vezes, empatou uma e perdeu outra. Para o jogo de hoje (17), o técnico Rafael Jaques não contará com o lateral-direito Maicon, lesionado durante os treinos desta semana. 

“Nós sabemos a força do nosso adversário. Temos consciência do que vamos enfrentar, da qualidade e do respeito por nosso adversário. Mas também sabemos da nossa capacidade e condição. Vai ser um grande jogo”, afirmou Jaques durante coletiva. 

A equipe gaúcha dever entrar em campo com Marcelo Pitol, Erik, Rafael Lima e Thiago Sales; Lucas Carvalho, Marlon, Karl e e Bruno Ré; Matheuzinho, Kelvin e Michel.  

Quem ganhar enfrentará na semi o Aparecidense-GO, o primeiro a garantir neste sábado (16) o acesso à Série C, após empate em casa,  em 1 a 1, contra o Uberlândia. No jogo de ida, o time goiano já havia vencido por 1 a 0.

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Propaganda

Momento Esportes

WTA suspende torneios na China por situação de Peng Shuai

Publicados

em


A Associação de Tênis Feminino (WTA) informou nesta quarta-feira (1) que decidiu suspender os torneios na China por causa das preocupações com a segurança da tenista chinesa Peng Shuai, ex-número um do mundo no ranking de duplas.

“Não vejo como posso pedir aos nossos atletas para competirem lá quando Peng Shuai não está autorizada a se comunicar livremente e tem sido aparentemente pressionada a contradizer sua alegação de agressão sexual”, disse o presidente da WTA, Steve Simon, em comunicado.

“Dado o atual estado de coisas, também estou muito preocupado com os riscos que todas as nossas jogadoras e funcionários poderiam enfrentar se realizássemos eventos na China em 2022”, acrescentou.

O paradeiro de Peng tornou-se um assunto de preocupação internacional após ela ter postado uma mensagem em uma rede social alegando que o ex-vice-primeiro-ministro chinês Zhang Gaoli a havia agredido sexualmente.

Leia Também:  Messi amplia recorde e ganha 7ª Bola de Ouro da carreira

Em 21 de novembro, o presidente do COI, Thomas Bach, participou de uma videochamada de 30 minutos com Peng (que os apoiadores dizem que pode estar sob coação política), durante a qual ela lhe disse que estava a salvo e com a família e amigos.

Mas Simon, que disse que a decisão de suspender os torneios na China teve o apoio total da diretoria do WTA, não está convencido de que tudo esteja bem com Peng.

“Enquanto agora sabemos onde Peng está, tenho sérias dúvidas de que ela esteja livre, segura e não sujeita a censura, coerção e intimidação”, declarou.

“A WTA foi clara sobre o que é necessário aqui, e repetimos nosso apelo para uma investigação completa e transparente [sem censura] sobre a acusação de agressão sexual de Peng Shuai”, concluiu.

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA