Momento Jurídico

Começam nesta quinta as inscrições para segundo módulo de capacitação

Publicados

em


Começam nesta quinta-feira (13) as inscrições para o segundo módulo da capacitação “Agentes públicos e a prestação de atendimento humanizado às mulheres em situação de violência doméstica e/ou familiar”, promovida pela Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra Mulheres da comarca de Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento. As inscrições podem ser feitas aqui, até o dia 17 de maio (segunda-feira).

A capacitação ocorrerá no dia 27 de maio, das 14h às 17h (horário de Cuiabá), via plataforma Teams. O objetivo é sensibilizar e orientar agentes inseridos nas Políticas de Segurança Pública acerca das questões relacionadas à violência contra a mulher, de forma a compreenderem a importância da prestação de atendimento humanizado, acolhedor e isento de pré-julgamentos, para que as vítimas se sintam amparadas e de fato seguras. 

Nessa etapa serão abordados os temas “Consequências da Violência Doméstica para a Saúde Física e Mental de Mulheres” e “A Rede de Saúde Mental no Município de Várzea Grande”, que terão como facilitadores o  professor doutor em Psicologia Social e titular do curso de Psicologia do Centro Universitário Univag, George Moraes de Luiz, e a mestra em Política Social e assistente social da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, Soraya D. Barbosa Miter Simon, respectivamente. 

Leia Também:  Capacitação sobre atualizações no sistema Aplic acontece nesta terça-feira

Os palestrantes irão analisar a violência doméstica e familiar contra as mulheres enquanto problema de saúde pública e apontar de que forma a rede pode contribuir para o cuidado, assistência e proteção dessas mulheres; investigar os agravos à saúde decorrentes da vivência de uma situação de violência; discutir os aspectos históricos que marcaram a trajetória de construção da Política Nacional de Saúde Mental; e debater o fluxo da rede de saúde mental do município de Várzea Grande e a rede intersetorial de cuidados às mulheres vítimas de violência doméstica e/ou familiar.    

A capacitação terá sete módulos, que ocorrerão uma vez por mês, até outubro deste ano. As inscrições serão abertas no site do Ministério Público de Mato Grosso, no mês de realização de cada módulo e, posteriormente será enviado o link de acesso ao e-mail inserido no formulário de inscrição.

Fonte: MP MT

Propaganda

Momento Jurídico

Eleições suplementares em Mato Grosso terão teste de integridade; serão em 3 municípios de MT

Publicados

em

No dia 1º de agosto, as cidades mato-grossenses de Acorizal, Matupá e Torixoréu vão promover eleições suplementares para a escolha de novos prefeitos e vice-prefeitos. E, para confirmar a segurança do pleito, haverá a chamada votação paralela, que funciona como um teste de integridade das urnas eletrônicas utilizadas pelos eleitores.

O teste acontece no mesmo dia das eleições, por meio de um sistema informatizado de captação e contabilização de votos, demonstrando o funcionamento e a integridade das urnas. O mecanismo de auditoria por meio de amostragem é adotado pelos Tribunais Regionais Eleitorais em todo o país, com a participação de representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público, entre outras instituições.

Nessas cidades, o procedimento será realizado pela primeira vez. “O sistema eletrônico de votação é seguro e é, sim, objeto de várias auditorias para demonstrar a confiabilidade e a transparência. A votação paralela é um entre os diversos mecanismos de auditoria, e, por isso, fiz questão de que fosse utilizada nas eleições suplementares”, explicou o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.

Leia Também:  MP notifica igreja a adotar medidas para evitar contágio pela Covid-19

Todo o procedimento será transmitido sem cortes e ao vivo, a partir das 9h, pelo canal do TRE-MT no YouTube, inclusive o sorteio das urnas participantes, que ocorrerá na sexta-feira (30). Além disso, estarão presentes representantes dos partidos políticos, das coligações e demais cidadãos interessados.

Candidatos em disputa

Nas eleições suplementares de Acorizal, concorrem ao cargo de prefeito Benna Lemes (DEM), da coligação “Trabalho Confirmado”, e Diego Taques (PSD), da aliança “Acorizal nas mãos de quem faz”.

No município de Matupá, disputam três candidatos: Bruno Mena (DEM), da coligação “Matupá é do povo”; Geraldo Gezoni (PSB), da aliança “Por uma Matupá de todos”; e Marinilde (MDB), da “Matupá em mãos limpas, em respeito a você”.

Já em Torixoréu, os eleitores escolherão entre Jonnes Saggin (PL), da coligação “Unidos pela transformação”, e Thiago Timo (PSB), da aliança “Torixoréu no rumo certo”.

AL/CM, DM

Leia mais:

26.07.2021 – Eleitores de nove cidades voltam às urnas no próximo domingo (1º)

Fonte: TSE

 

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA