Momento Jurídico

Confira a pauta de julgamentos desta terça-feira (8)

Publicados

em


.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, nesta terça-feira (8), às 19h, mais uma sessão plenária de julgamento por videoconferência. Na sessão jurisdicional, o Plenário deve retomar o julgamento de um recurso envolvendo a prestação de contas do deputado estadual eleito por Minas Gerais José Guilherme Ferreira Filho referente à campanha eleitoral de 2018. Afalpós o voto do relator, ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, negando provimento ao recurso do Ministério Público Eleitoral, o ministro Sérgio Banhos pediu vista para melhor analisar o processo.

A questão envolve a possibilidade ou não de repasse de recursos do Fundo Especial para Financiamento de Campanha (FEFC) de um partido para outro, na circunscrição, mesmo que os partidos não sejam coligados para o mesmo cargo. No caso em julgamento, o Partido Humanista da Solidariedade (PHS) repassou recursos do FEFC para o então candidato a deputado estadual José Guilherme, eleito pelo Partido Republicano Progressista (PRP). Ocorre que, nas Eleições de 2018, o PHS e o PRP se coligaram para o cargo de deputado federal, mas eram adversários na disputa para o cargo de deputado estadual.

Leia Também:  Profissionais podem se inscrever até 6 de outubro no CNJ Inova

Também consta da pauta de julgamento, recurso ajuizado pelo candidato eleito a prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), que desaprovou as contas da campanha de 2016 por uso de recursos de origem não identificada. A Corte Regional fundamentou a decisão na impossibilidade de comprovação da origem de R$2,2 milhões creditados na conta de campanha do prefeito eleito. O relator é o ministro Sérgio Banhos.

Outro feito a ser examinado na sessão é um recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) contra decisão do TSE, que não reconheceu a existência de fraude à cota de gênero praticada por integrantes da coligação “A Força do Povo” nas Eleições de 2016 para vereador do município de Pedro Laurentino (PI).

Por maioria de votos, o colegiado concluiu que a comprovação da fraude exige a existência de prova robusta, o que não ficou demonstrado nos autos. O MPE sustenta que a coligação lançou quatro candidatas supostamente fictícias com o único objetivo de preencher a cota de 30% exigida pela legislação.

Leia Também:  TCE-MT passa a pagar salários dentro do mês trabalhado

Sustentação oral

Os advogados que pretendam fazer sustentação oral durante as sessões por videoconferência devem preencher o formulário disponível no Portal do TSE com 24 horas de antecedência.

Transmissão on-line

A sessão de julgamento poderá ser assistida, ao vivo, pela TV Justiça e pelo canal oficial da Justiça Eleitoral no YouTube. Os vídeos com a íntegra de todos os julgamentos ficam disponíveis na página para consulta logo após o encerramento da sessão.

Confira a relação completa dos processos da sessão de julgamento desta terça-feira (8). A pauta está sujeita a alterações.

Acompanhe também as decisões da Corte Eleitoral no Twitter.

Fonte: TSE

Propaganda

Momento Jurídico

Live desta terça (29) será sobre “Saúde mental e rede de atenção”

Publicados

em


“Saúde mental e rede de atenção” será o tema da próxima live do projeto “MP e Você”, nesta terça-feira (29), a partir das 15h, ao vivo pelo Instagram do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (@mpemt). O debate integra a campanha de valorização da saúde mental do trabalhador “Que o amarelo faça florir”, idealizada pelo Programa Vida Plena no mês dedicado à prevenção do suicídio em todo o país, conhecido como Setembro Amarelo. 

Os convidados desta semana são a analista Assistente Social do MPMT Renata de Paula Teixeira e o voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV) Carlos Latterza. A assistente social abordará como atua a rede de atenção à saúde, os desafios, e o papel do Ministério Público no fomento de políticas públicas de saúde mental. Já o representante do CVV falará sobre a atuação do grupo de voluntários, estatísticas de atendimento, canais de apoio e como se tornar um integrante. 

Interessados na temática poderão participar do debate fazendo perguntas durante a live ou enviando questionamentos com antecedência para o e-mail [email protected]

Conheça – O projeto “MP e Você” consiste na realização de lives temáticas pelo Instagram, com o objetivo de promover uma interação maior da instituição com a sociedade. Essa é a terceira etapa do projeto, com debates centrados na campanha “Que o amarelo faça florir”. Na primeira fase de transmissões ao vivo, foi divulgado o trabalho do Ministério Público no enfrentamento ao Novo Coronavírus em Mato Grosso, e, na segunda, as discussões foram centradas na liberdade de expressão e democracia. Todas as lives são gravadas e ficam disponíveis no canal do YouTube do MPMT (aqui) e no feed do Instagram @mpemt. 

Fonte:
Leia Também:  Leis estaduais sobre taxa de religação de energia elétrica são inconstitucionais

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA