Momento Jurídico

Fóruns realizam reunião online no dia 22 de setembro

Publicados

em


.
O Fórum Mato-Grossense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e o Fórum de Luta Contra os Impactos dos Agrotóxicos na Região Sul de Mato Grosso realizam, no dia 22 de setembro, uma reunião conjunta virtual. O encontro ocorrerá pela plataforma Microsoft Teams, a partir das 9 horas, e será aberto ao público.

Na ocasião, representantes do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) e do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), que coordenam os fóruns, juntamente com procuradores do Ministério Público Federal (MPF-MT) e professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), discutirão a possível prorrogação do prazo de validade para uso do agrotóxico Paraquat.

De acordo com a Resolução RDC nº 177/2017, editada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a produção, importação, comercialização e utilização de produtos técnicos e formulados à base do ingrediente ativo Paraquat deveriam ser proibidas a partir de 22 de setembro de 2020, já que é um agrotóxico associado à incidência de Mal de Parkinson em trabalhadores rurais. Na União Europeia, por exemplo, o herbicida está proibido desde 2007. O banimento no Brasil, todavia, poderá ser revisto.

Leia Também:  CNJ aprova restrição para soltura de presos por covid-19

Durante a reunião, os participantes também serão atualizados sobre o andamento da ação civil pública nº 0000680-48.2019.5.23.000, ajuizada pelo MPT-MT, MPF-MT e pelo MP-MT em agosto do ano passado em face da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e da Associação Mato-Grossense do Algodão (Ampa), a fim de proibir os produtores rurais do Estado do Mato Grosso de utilizarem qualquer agrotóxico que contenha o princípio ativo glifosato.

Outro herbicida que estará na pauta da reunião conjunta é o dicamba, assim como os processos administrativos que liberaram o uso no país.

Haverá, ainda, uma conversa sobre as pesquisas desenvolvidas pela UFMT na área e informes dos Grupos de Trabalho.

Para ingressar na reunião que acontecerá no dia 22 de setembro, acesse o link: http://bit.ly/2GPD2La.

Informações: Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos

Fonte:

Propaganda

Momento Jurídico

Gaeco de MT prende servidor público estadual por indícios de corrupção

Publicados

em


.
Após receber denúncias sobre possível crime de corrupção de agente público estadual, o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco/MT) realizou diligências de monitoramento e prendeu em flagrante delito, na noite desta quinta-feira (24), o secretário Adjunto Sistêmico da Casa Civil.

No momento da prisão, o servidor público estava com R$ 20 mil. Há indícios de que o dinheiro tenha sido repassado por representante de empresa que supostamente foi favorecida em processo licitatório. A transação teria ocorrido dentro da Casa Civil, horas antes da prisão.

Fonte:

Leia Também:  Live do TCE-MT debate consumo de álcool e outras drogas na pandemia e como prevenir o suicídio
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA