Momento Jurídico
Gestão Eficaz orienta sobre regras para aposentadorias e pensões
![]() |
Clique para ampliar |
Com o tema “Regras de Benefícios Previdenciários dos RPPS”, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realizou, nesta quarta-feira (25), mais uma capacitação Gestão Eficaz Online, oportunidade em que foram discutidas regras de benefícios previdenciários dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) como as aposentadorias e pensões.
As orientações foram feitas pelo secretário de Controle Externo (Secex) de Previdência, Eduardo Benjoino, e pela supervisora de Controle Externo de Benefícios Previdenciários, Áurea Maria Abranches Soares. A live, cujas boas-vindas foram dadas pelo supervisor da Escola Superior de Contas, conselheiro substituto Luiz Henrique Lima, contou com quase 500 visualizações entre o canal do TCE-MT no YouTube e o perfil no Facebook, boa parte de servidores públicos de 36 municípios.
Foram repassadas regras e normas instituídas pela legislação previdenciária nacional e estadual quanto à aposentadoria por incapacidade permanente, aposentadoria compulsória, aposentadoria para servidor com exposição a agentes químicos, físicos e biológicos, aposentadoria para servidor com deficiência, aposentadoria voluntária e pensão por falecimento.
Todas as informações podem ser acessadas na live do programa Gestão Eficaz online transmitida no canal do Youtube do TCE-MT (Clique aqui). A iniciativa tem o objetivo de capacitar os gestores e servidores municipais sobre temas relevantes para a administração pública e relacionados às falhas constantes identificadas pelo Tribunal de Contas.
Josana Salles
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui

Momento Jurídico
Termina hoje prazo para justificar ausência no 2º turno da eleições
O eleitor que não compareceu às urnas no segundo turno das eleições municipais de novembro tem até esta quinta-feira (28) para justificar a ausência. Caso o procedimento não seja realizado, o eleitor fica sujeito a pagar uma multa. Para o primeiro turno, o prazo já se encerrou em 14 de janeiro.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que a justificativa seja feita, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título, disponível para celulares com sistemas operacionais Android ou iOS.
O procedimento pode ser feito também pela internet, em um computador, por meio do Sistema Justifica. Ou ainda de modo presencial, no cartório eleitoral. Em todo caso, o eleitor precisará preencher um Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), descrevendo por que não votou.
O TSE pede que seja anexada alguma documentação para comprovar a razão da falta. Isso porque o requerimento de ausência pode ser recusado pela Justiça Eleitoral, se a justificativa não for plausível ou se o formulário for preenchido com informações que não permitam identificar corretamente o eleitor, por exemplo.
Se tiver o requerimento negado, para regularizar sua situação o eleitor precisará pagar a mesma multa de quem perdeu o prazo para a justificativa. O valor da multa pode ser de até R$ 3,51. O valor exato deve ser estipulado pelo juízo de cada zona eleitoral. Existe a possibilidade de o eleitor solicitar isenção, se puder comprovar que não tem recursos para arcar com a penalidade.
O eleitor que não regularizar a situação pode ficar sujeito a restrições no futuro. Desde a semana passada, entretanto, as sanções para quem não justificou nem pagou a multa foram suspensas pelo TSE. O tribunal alerta, contudo, que se trata de uma medida temporária, e não de uma anistia permanente, que só poderia ser implementada pelo Congresso.
Nas eleições 2020, foi registrada abstenção recorde tanto no primeiro turno, de 23,14% do eleitorado, como no segundo turno, de 29,5%. Quando foram realizadas as votações, em 15 e 29 de novembro, o Brasil registrava 147.918.483 eleitores aptos a votar.
A justificativa para a ausência é necessária porque o voto é obrigatório para quem tem entre 18 anos e 70 anos de idade, conforme o artigo 14 da Constituição. Pelo Código Eleitoral, quem não justificar nem pagar a multa pela ausência fica impedido de exercer vários direitos:
– obter passaporte (1) ou carteira de identidade;
– receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;
– participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias;
– obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;
– inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado;
– renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
– praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda;
– obter certidão de quitação eleitoral;
– obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.
Edição: Fernando Fraga
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrás
Projeto prorroga até abril pagamento do auxílio emergencial, com valor de R$ 600
-
Momento Destaque3 dias atrás
Brutalidade: Lixo de 44 anos é flagrado tentando enforcar criança de apenas cinco anos depois de estuprá-la: populares agridem o criminoso
-
MULHER4 dias atrás
Mãe raspa o cabelo para apoiar filha no tratamento de câncer; veja vídeo
-
Momento Destaque3 dias atrás
Batida de ônibus em BR na manhã desta segunda-feira deixa 14 mortos e 32 feridos dos quais sete em estado gravíssimo
-
Momento Economia2 dias atrás
Bolsonaro nega volta e diz que auxílio emergencial “não é aposentadoria”
-
Momento Economia5 dias atrás
Nascidos em outubro podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje
-
Momento Curiosidades7 dias atrás
Homem se arrisca em poço para resgatar cobras venenosas; assista
-
Momento Entretenimento4 dias atrás
Gusttavo Lima posta foto com os filhos e Andressa Suita comenta a publicação