Momento Jurídico

Live do 1° Consciência Cidadã nas Universidades conta com a participação de 15 municípios

Publicados

em


.

O 1° Consciência Cidadã nas Universidades, realizado nesta quarta-feira (9) pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas de 15 municípios do Estado. 

O evento por videoconferência teve como tema “A Contabilidade Pública e o Controle Externo (TCE-MT)” e foi ministrado aos alunos do 6° ao 8° semestre do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). Mais 12 instituições do Estado também participaram da live.  

A abertura foi feita pela Secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE-MT, Cassyra Vuolo. 

“Estreamos a versão online do diálogo com os estudantes de nível superior, apresentando os sistemas, informações e decisões do tribunal relacionados ao orçamento público e ao aperfeiçoamento da qualidade dos gastos. Os representantes dos 15 municípios puderam fazer perguntas e questionamentos aos nossos convidados”, explicou Cassyra Vuolo. 

Depois, o professor mestre em Políticas Públicas, Maurício Gomes dos Santos, deu as boas-vindas e comentou sobre a importância da consciência cidadã. 

“Costumo dizer para os alunos que consciência cidadã é parte da base de um cidadão. Estudamos em sala de aula questões relacionadas ao orçamento, controle interno e externo, aspectos da contabilidade pública. Hoje  debateremos de forma prática, o que o órgão de controle externo, que é o TCE-MT, tem de ferramentas disponíveis para os cidadãos acompanharem os gastos públicos”, comentou. 

Leia Também:  Live do TCE-MT conscientiza sobre crescentes casos de suicídio no Estado

 A palestra “A Contabilidade Pública e o Controle Externo (TCE-MT)” foi ministrada pelo auditor público externo do TCE-MT, Marcelo Pereira da Silva. 

“É um tema relevante não só para os alunos e profissionais da contabilidade, mas para nós como cidadãos. Para falar sobre o controle externo e da consciência cidadã e contabilidade pública, é importante as pessoas entenderem qual é o papel do Tribunal de Contas. Vivemos no ano de 2020 e muitas pessoas conhecem muito pouco ou quase nada do Tribunal de Contas, que é uma instituição pública de controle externo que tem a finalidade de zelar para que o dinheiro público seja bem aplicado pelos gestores”, comentou. 

O auditor público externo falou também na live sobre o exercício do controle externo, quem o TCE fiscaliza, por quem o TCE é fiscalizado, para que o TCE existe, o que é controle social, evidências da transparência fiscal e do controle social da gestão pública.

 

Kleverson Souza
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT

Propaganda

Momento Jurídico

Live desta terça (29) será sobre “Saúde mental e rede de atenção”

Publicados

em


“Saúde mental e rede de atenção” será o tema da próxima live do projeto “MP e Você”, nesta terça-feira (29), a partir das 15h, ao vivo pelo Instagram do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (@mpemt). O debate integra a campanha de valorização da saúde mental do trabalhador “Que o amarelo faça florir”, idealizada pelo Programa Vida Plena no mês dedicado à prevenção do suicídio em todo o país, conhecido como Setembro Amarelo. 

Os convidados desta semana são a analista Assistente Social do MPMT Renata de Paula Teixeira e o voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV) Carlos Latterza. A assistente social abordará como atua a rede de atenção à saúde, os desafios, e o papel do Ministério Público no fomento de políticas públicas de saúde mental. Já o representante do CVV falará sobre a atuação do grupo de voluntários, estatísticas de atendimento, canais de apoio e como se tornar um integrante. 

Interessados na temática poderão participar do debate fazendo perguntas durante a live ou enviando questionamentos com antecedência para o e-mail [email protected]

Conheça – O projeto “MP e Você” consiste na realização de lives temáticas pelo Instagram, com o objetivo de promover uma interação maior da instituição com a sociedade. Essa é a terceira etapa do projeto, com debates centrados na campanha “Que o amarelo faça florir”. Na primeira fase de transmissões ao vivo, foi divulgado o trabalho do Ministério Público no enfrentamento ao Novo Coronavírus em Mato Grosso, e, na segunda, as discussões foram centradas na liberdade de expressão e democracia. Todas as lives são gravadas e ficam disponíveis no canal do YouTube do MPMT (aqui) e no feed do Instagram @mpemt. 

Fonte:
Leia Também:  TCE-MT capacita servidores sobre orçamento de obras e contratações extraordinárias para o enfrentamento da Covid-19

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA