Momento Jurídico

Mais de 500 pessoas participam do projeto Consciência Cidadã

Publicados

em


Mais de 500 pessoas participaram na terça-feira (27), do projeto Consciência Cidadã nas Escolas do Ensino Médio, realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT).

O evento por videoconferência foi transmitido no canal do TCE-MT no Youtube e contou com a participação de cinco municípios de Mato Grosso (Alta Floresta, Campo Verde, Carlinda, Cuiabá, São José dos Quatro Marcos e Várzea Grande) e seis instituições.

Com o tema “O Protagonismo Juvenil e o Controle Social”, a live teve como público alvo, alunos do 1° e 3° ano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Alta Floresta. 

O objetivo do projeto Consciência Cidadã nas Escolas do Ensino Médio é proporcionar à comunidade escolar, da rede pública e privada, a oportunidade de conhecer a missão do Tribunal de Contas, seus canais de comunicação, projetos e ações voltados para à formação da cidadania e do estímulo ao controle social.

As boas-vindas do evento por videoconferência foram feitas pelo diretor e responsável pelo Departamento de Ensino do IFMT campus Alta Floresta, Marcos Peixoto. “Quero falar sobre a importância para nós dessa parceria com o TCE-MT, da iniciativa do professor Clodoaldo de fazer o contato para termos um momento importante como esse de falar sobre o controle social com a juventude, e essa consciência cidadã que é o que mais precisamos na sociedade. Foi um resultado extremamente positivo o TCE-MT disponibilizar a doutora Cassyra Vuolo para estar dialogando com a gente, só temos a agradecer”.

Leia Também:  Supremo inicia julgamento sobre prescrição do crime de injúria racial

O professor mestre em Educação, Clodoaldo Adamczuk, agradeceu a participação dos alunos do IFMT campus Alta Floresta. “Agradeço a presença dos alunos e dos professores, é um prazer ter a doutora Cassyra Vuolo para estar abrilhantando esse momento e falando de um tema tão importante como o controle social e da participação enquanto protagonistas da política do nosso país”, comentou.

A secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE-MT, Cassyra Vuolo, ministrou palestra sobre “O Protagonismo Juvenil e o Controle Social”. 

“É de suma relevância, despertarmos para as novas gerações, a necessidade de saber lidar, de saber estar, de saber ser um cidadão consciente dos seus direitos e deveres dentro do estado democrático de direito. As instituições estão se aproximando, hoje é um exemplo disso e o TCE-MT entende essa necessidade e disponibilizou esse espaço para falarmos com você aluno e jovem, que tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse assunto”, afirmou Cassyra Vuolo. 

Durante a live, Cassyra Vuolo falou sobre as várias formas que o TCE-MT possui para dialogar com os seus públicos de interesse. “A Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE-MT tem a missão de estimular o controle social a partir da decisão dos julgamentos e decisões do Tribunal de Contas para que diferentes públicos possam utilizar no seu cotidiano”, explicou. Entre os produtos, a secretária citou o Radar de Controle Público do TCE-MT, o Espaço do Cidadão, o TCEstudantil Virtual, Consciência Cidadã Universidades, Consciência Cidadã nas Escolas do Ensino Médio, cursos da Escola Superior de Contas.

Leia Também:  STF reconhece a possibilidade de alteração de etapas de concurso público em razão de crença religiosa

 

Kleverson Souza 
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT

Propaganda

Momento Jurídico

Para justificar ausência no domingo, eleitor deve baixar e-Título hoje

Publicados

em


O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no segundo turno das eleições municipais, que ocorre amanhã (29), poderá justificar a ausência durante o horário de votação, entre as 7h e as 17h, por meio do aplicativo e-Título, mas somente se fizer o cadastro no serviço até as 23h59 deste sábado (28).

O serviço online também esteve disponível no domingo do primeiro turno (15 de novembro), mas apresentou falhas. Muitos eleitores reclamaram não conseguir justificar a ausência durante o horário de votação. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, atribuiu a instabilidade aos cadastros de última hora.

Para o segundo turno, o TSE informou que o acesso de novos usuários ao aplicativo (app) ficará restrito ao longo de todo o domingo, retornando apenas na segunda-feira (30). O tribunal disse ter realizado na quarta-feira (26) “novos testes de desempenho no e-Título e em seus sistemas para calibrar os serviços para o 2º turno”.

A justificativa pelo aplicativo no dia da eleição dispensa comprovação documental, pois o e-Título se vale do georreferenciamento presente nos celulares para certificar a ausência do eleitor.

Leia Também:  Regra do Amazonas sobre disponibilidade de servidor público é inválida

Também é possível justificar a ausência pelo app depois da votação, num prazo de 60 dias, mas nesse caso a Justiça Eleitoral pede que seja anexado algum tipo de comprovação, como uma passagem ou uma reserva de hotel, por exemplo.

De acordo com dados da Justiça Federal, até agora foram processadas 1 milhão de justificativas relativas ao primeiro turno enviadas pelo e-Título. Dessas, cerca de 600 mil foram feitas no domingo de votação.

Até o primeiro turno, o e-Título havia sido baixado 16 milhões de vezes, segundo o TSE. O Brasil tem cerca de 148 milhões de eleitores. O e-Título dá acesso também a outros serviços projetados pela Justiça Eleitoral para facilitar o voto. No dia da votação, por exemplo, o aplicativo pode servir como documento oficial de identificação para o eleitor que já tenha feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral.

No dia da votação, o aplicativo também permite ao eleitor checar sua seção eleitoral, que pode ter mudado devido a remanejamentos provocados pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Leia Também:  Ministro Luiz Fux afirma que é preciso reescrever história do combate à corrupção no Brasil

Edição: Maria Claudia

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA