Momento Jurídico
Ministro do STF suspende parte da resolução do Confaz sobre diesel
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça suspendeu hoje (13) parte da resolução do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) que trata da cobrança do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o diesel.
Mendonça atendeu ao pedido feito pelo presidente Jair Bolsonaro, que, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), diz que a medida é inconstitucional por permitir a diferenciação de alíquotas do diesel entre os estados, prejudicando o consumidor com aumentos excessivos do combustível.
“Defiro a medida cautelar pleiteada, ad referendum do Plenário desta Suprema Corte, para suspender a eficácia das cláusulas quarta e quinta, bem como do Anexo II, do Convênio ICMS nº 16/2022, do Confaz”, decidiu o ministro.
Na decisão, em caráter liminar, o ministro pediu a manifestação da Câmara dos Deputados, do Senado e da Procurador-Geral da República (PGR) para decidir a questão definitivamente, no plenário da Corte.
Na decisão, Mendonça disse que a análise preliminar do caso revela que as regras definidas pelo Confaz são inconstitucionais.
“Parece-me ser patente a violação aos dispositivos constitucionais invocados, destacando-se a afronta manifesta ao princípio da uniformidade pelo estabelecimento do denominado fator de equalização, previsto na cláusula quarta do convênio”, afirmou.
Edição: Fábio Massalli

Momento Jurídico
DPU faz mutirão de atendimento jurídico na rodoviária do DF
A Defensoria Pública da União (DPU) realiza hoje (28) um mutirão para atender a população do Distrito Federal. Das 13h30 às 18h, o órgão prestará atendimento jurídico gratuito no posto Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto.
Podem ter acesso aos serviços da DPU pessoas com renda familiar até R$ 2 mil e que necessitam resolver casos que envolvem questões previdenciárias e demandas federais cíveis, como benefícios do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), pagamento dos auxílios Brasil e Emergencial, financiamento estudantil e acesso a medicamentos de alto custo.
Para ser atendido no local, o cidadão deve levar documentos pessoais (CPF, RG, comprovante de residência e de renda), além dos documentos sobre o caso que pretende resolver. Serão disponibilizadas 120 senhas para a população.
O mutirão conta com o apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) do Distrito Federal.
Edição: Denise Griesinger
-
POLICIAL6 dias atrás
Mais uma: Mulher de 25 anos é morta a tiros neste domingo na sala de casa na frente dos dois filhos, criminosos fugiram do local do crime
-
Momento Entretenimento6 dias atrás
Em ruínas, mansão de Clodovil em Ubatuba corre risco de demolição
-
POLICIAL4 dias atrás
Mulher de 26 anos mãe de cinco filhos deixa as crianças com os avós vai a Rondonópolis atrás do namorado e desaparece desde o dia 7 de maio
-
Momento Entretenimento4 dias atrás
Fernanda Souza reflete sobre autoconhecimento após assumir namoro
-
Momento Entretenimento6 dias atrás
Eliezer e Natália, do BBB, trocam farpas: “Se arrependimento matasse”
-
Momento Saúde5 dias atrás
Portugueses publicam genoma do vírus da varíola dos macacos
-
Momento Policial2 dias atrás
Brasil destruído: Primeiro Comando da Capital e Comando Vermelho estão recrutando crianças nas Escolas para serem “soldados” das facções
-
POLICIAL5 dias atrás
Caso de Polícia: Participantes do Concurso Público da Polícia Civil MT suspenso pela Justiça denunciam maus tratos em teste de aptidão física