Momento Jurídico

MP divulga Nota Pública sobre Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

Publicados

.
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio desta nota, comunica que vem realizando os esforços de implementação das medidas técnicas e administrativas necessárias à adequação dos processos internos às normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD.

Por meio do Ato Administrativo nº 849, de 18.09.2019, o Procurador-Geral de Justiça de Mato Grosso instituiu o programa de governança de dados pessoais – PGDP no âmbito do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, incumbindo ao Centro de Apoio Operacional do Conhecimento e Segurança da Informação – CAOP/CSI a responsabilidade pela implementação do PGDP no MPMT, em articulação com os setores que tratem dados pessoais.

Desde então foi iniciado o projeto de adequação e o desenvolvimento das etapas de implantação, junto aos órgãos administrativos do MPMT. Ações de conscientização têm sido executadas, alcançando toda a instituição; e ainda, capacitações pontuais com os setores envolvidos com a implementação do projeto.

Orientações e medidas práticas já estão sendo adotadas pela Procuradoria Geral de Justiça, em conjunto com o CAOP/CSI, visando ao reforço da proteção e cuidado com os dados pessoais tratados pela instituição.

Além disso, a nova política de governança de dados pessoais no âmbito do MPMT, já em conformidade com as diretrizes da LGPD, encontra-se em fase final de avaliação e homologação.

Por fim, reiteramos o compromisso do Ministério Público do Estado de Mato Grosso com a eficiência no cumprimento do seu mister institucional, empreendendo os esforços constantes para a efetivação das boas práticas de gestão pública, assegurando os instrumentos de transparência e prestação de contas à sociedade.

Fonte:
Leia Também:  Programa de combate à desinformação já tem 52 instituições parceiras

Propaganda

Momento Jurídico

TSE divulga conclusões de consulta pública sobre o impacto da pandemia nas Eleições Municipais de 2020

Publicados

.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quinta-feira (24) as conclusões da Consulta Pública nº 1/2020, sobre os impactos da pandemia de Covid-19 nas Eleições Municipais de 2020. O documento traz uma série de recomendações que visam proteger cidadãos e servidores da Justiça Eleitoral no pleito deste ano. Convocada em junho passado pelo presidente do Tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, a consulta coletou propostas a respeito das alterações no calendário eleitoral, para as eleições deste ano, incluindo o adiamento dos dias de votação.

Também foram analisados os impactos da Covid-19 nas diversas fases do processo eleitoral, como a convocação de mesários, a realização de convenções partidárias e o processo de votação, entre outros.

Participaram da consulta pública 68 entidades, entre elas a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), a Conferência Nacional da Advocacia Brasileira e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Também contribuíram Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), cartórios eleitorais de diversas zonas do país, câmaras de vereadores, sindicatos e partidos políticos, entre outros.

Conclusões e adaptações

O relatório final divulgado nesta quinta pelo TSE traz recomendações que já vêm sendo observadas pela Justiça Eleitoral para as eleições deste ano. Assim, foi dado seguimento às adequações do pleito à Emenda Constitucional nº 107/2020, que transferiu as datas de votação para os dias 15 e 29 de novembro.