Momento Jurídico

Pesquisa ouve mesários sobre as últimas eleições

Publicados

em


Por meio de mais uma parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lança, nesta segunda-feira (10), uma pesquisa de opinião com mesários sobre as Eleições Municipais de 2020. 

O estudo será realizado com 635.752 pessoas, que receberão, pelo aplicativo Mesário, um convite para participar. As respostas poderão ser enviadas até o dia 28. O questionário reúne 25 perguntas objetivas e leva apenas um minuto para ser concluído. Com a iniciativa, o objetivo é coletar impressões, experiências e sugestões sobre o trabalho realizado para que o processo eleitoral seja aprimorado.

Entre os temas abordados nas questões estão: o que os motivou a trabalharem como mesários; avaliação da experiência; treinamento recebido; fraude; fake news; cuidados relacionados à pandemia de Covid-19; e o funcionamento do aplicativo.

Campanha

Além de identificar o perfil desses importantes aliados do processo eleitoral e coletar informações úteis para pleitos cada vez mais legítimos e seguros, a pesquisa pretende conhecer melhor os que trabalharam como mesários voluntários em pleno ano de pandemia.

Leia Também:  TCE-MT solicita dados sobre permanência escolar à 54 municípios; informações farão parte de levantamento nacional

Um dos itens, inclusive, questiona o impacto da campanha da Justiça Eleitoral realizada em agosto de 2020 com o médico Drauzio Varella. Nas peças veiculadas em rádio, TV e redes sociais, ele incentivava a inscrição espontânea, esclarecendo o cumprimento do TSE a todas as providências para proteger a saúde de todos. Na ocasião, a Justiça Eleitoral registrou um recorde de inscrições de mesário voluntário.

Para mais informações, acesse o Canal do Mesário e o Portal da Justiça Eleitoral.

AL/CM/DM

Fonte: TSE

Propaganda

Momento Jurídico

Confira a pauta de julgamentos da sessão plenária do TSE desta quinta-feira (17)

Publicados

em


O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve retomar nesta quinta-feira (17) o julgamento de recursos que discutem a cassação do mandato do deputado estadual José Tupinambá Pereira de Sousa (PSC), por suposta compra de votos nas Eleições de 2018. Um pedido de vista do ministro Edson Fachin interrompeu o julgamento iniciado nesta terça-feira (15).

O recurso analisa a condenação do candidato pela utilização de cabos eleitorais para conceder e prometer vantagens a eleitores com o intuito de obter votos. José Tupinambá recorreu ao TSE na tentativa de reverter a decisão. O relator, ministro Mauro Campbell Marques, acolheu os recursos de Tupinambá para julgar improcedentes as representações ajuizadas contra ele e reformar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), que cassou o mandato do parlamentar.

Outros três processos devem ser analisados pela Corte. Entre eles, um recurso do candidato a prefeito de Santa Bárbara do Sul (RS), Mário Roberto Utzig Filho (PP), contra acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) que manteve indeferido o registro de candidatura do político nas Eleições 2020. O relator do processo é o ministro Edson Fachin.

Leia Também:  Campanha TCE Solidário arrecada doações para servidores e familiares em situação de fragilidade

Também constam da pauta dois embargos de declaração interpostos no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). A coligação Uchoa Merece Respeito quer a análise do recurso que indeferiu a candidatura do vice-prefeito da cidade de Uchoa (SP), Jurandir Ferrarezi (DEM). E as coligações Unidos Pelo Bem e Ilhabela Para Todos recorrem da decisão do Tribunal paulista que deferiu o registro de candidatura de Antônio Luiz Colucci (PL) e garantiu a eleição para o cargo de prefeito do Município de Ilhabela (SP) no pleito de 2020.

Sustentação oral

Os advogados que pretendem fazer sustentação oral durante as sessões por videoconferência devem preencher o formulário disponível no Portal do TSE com 24 horas de antecedência.

Transmissão on-line

A sessão de julgamento poderá ser assistida, ao vivo, pela TV Justiça e pelo canal do TSE no YouTube. Os vídeos com a íntegra de todos os julgamentos ficam disponíveis na página para consulta logo após o encerramento da sessão.

Confira a relação completa dos processos da sessão de julgamento desta quinta-feira (17). A pauta está sujeita a alterações.

Leia Também:  MPMT denuncia mãe por homicídio e ocultação de cadáver de bebê

Acompanhe também as decisões da Corte Eleitoral no Twitter.

TP/CM, DM

Processos relacionados: RO 0600002-64, Respe 0600077-14, Respe 0600289-85 e Respe 0600375-14

Fonte: TSE

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA