Momento Jurídico

Reuniões do colegiado e eventos passam a ter tradução em Libras 

Publicados

em


Pela primeira vez, a reunião do Conselho Superior do Ministério Público de Mato Grosso foi traduzida para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), nesta segunda-feira (02). A partir de agora, conforme o Ato Administrativo nº 1.034/2021-PGJ, todos os eventos oficiais do MPMT que possam ser assistidos pelo público externo serão traduzidos simultaneamente, incluindo as sessões dos órgãos colegiados, encontros institucionais e de capacitação (seminários, webinários, palestras, cursos, simpósios, entre outros). 

Trata-se de mais uma ação de inclusão social e acessibilidade promovida pela administração do MPMT, uma vez que a Libras permitirá o acesso às informações e a comunicação com pessoas portadoras de surdez ou deficiência auditiva. Para realizar esse trabalho, conta com duas servidoras tradutoras e intérpretes: Janaine Santos de Assis de Souza e Raquel Alves Santos. 

A tradução para Libras consiste em inserir a imagem da tradutora dentro do vídeo, normalmente em um dos cantos inferiores, de forma que não atrapalhe o conteúdo da transmissão. Essa inserção ocorre com o uso da técnica de efeito visual chamada chroma key.

Releases – Desde o mês passado, as matérias elaboradas pelo Departamento de Imprensa e Comunicação Social e publicadas no site do MPMT também passaram a ser traduzidas para a linguagem de sinais. Basta acessar a matéria e clicar no ícone de libras para ser direcionado ao vídeo traduzido no YouTube. 

Libras é uma língua de modalidade gestual-visual que permite a comunicação por gestos, expressões faciais e corporais. É considerada uma língua oficial do Brasil desde 24 de abril de 2002, conforme a Lei nº 10.436. 

Fonte: MP MT

Leia Também:  Tribunal de Contas de Mato Grosso identifica despesas lesivas ao patrimônio público em Terra Nova do Norte
Propaganda

Momento Jurídico

Programa Rios + Limpos visita nascentes do Água para o Futuro

Publicados

em


Duas nascentes recuperadas pelo programa Água para o Futuro, do Ministério Público de Mato Grosso, serão visitadas por uma equipe do Ministério do Meio Ambiente (MMA) neste sábado (18), Dia Mundial da Limpeza da Água. A atividade compõe a programação de lançamento do programa Rios +Limpos, que visa contribuir para a melhoria da gestão de efluentes e saneamento básico em todo o país a partir da disponibilização de dados sobre a qualidade das águas e efluentes em uma plataforma digital.

Mato Grosso foi escolhido para ser o primeiro estado no país a receber a iniciativa. A programação deste sábado terá início às 14h, com encontro na Orla de Várzea Grande. Às 14h30 ocorre o deslocamento para a nascente 75, ao lado do condomínio Chapada Mantiqueira, no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Cuiabá. Às 15h30 haverá o deslocamento para a nascente 83, localizada no Parque das Nascentes, no bairro Morada do Ouro, onde ocorre o encerramento da atividade.

Mutirão de limpeza – O programa Rios +Limpos objetiva ainda fomentar ações de despoluição dos rios. Para isso, foram realizados mutirões de limpeza no Rio Cuiabá, dia 16, e nas baías “Siá Mariana” e “Chacororé” nesta sexta (17), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

Saiba mais – O convite para incluir a visita às nascentes mapeadas e revitalizadas pelo projeto Água para o Futuro na programação foi feito pela Secretaria de Qualidade Ambiental do MMA. A iniciativa do MPMT busca garantir a segurança hídrica e o abastecimento de água potável com ações de identificação, preservação e recuperação de nascentes. Para isso, conta com uma equipe técnica formada por geólogos, hidrogeólogos, engenheiros florestais, engenheiros sanitaristas, biólogos, especialistas em sensoriamento remoto, entre outros profissionais.

Atualmente o projeto está em andamento em Cuiabá, Diamantino, Jaciara, Sapezal, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Chapada dos Guimarães, Alto Araguaia e Alto Taquari. Conheça mais aqui.

Fonte: MP MT

Leia Também:  Corregedor-geral do TSE vai apurar se houve propaganda antecipada e abuso de poder em manifestação de 7 de setembro
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA