Momento Jurídico

‘Saúde Mental e a prevenção do suicídio’ é tema de live nesta terça

Publicados

em


.
A campanha de valorização da saúde mental do trabalhador “Que o amarelo faça florir”, idealizada pelo Programa Vida Plena, será tema da terceira fase de lives do projeto “MP e Você”. No mês dedicado à prevenção do suicídio em todo o país, conhecido como Setembro Amarelo, serão realizadas duas transmissões ao vivo pelo Instagram do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (@mpemt), sempre às terças-feiras. Amanhã (15) ocorrerá a primeira live, a partir das 15h (horário local).  

A psicóloga do programa de qualidade de vida no trabalho do Vida Plena, Morgana Moura, e a psicóloga da Secretaria de Estado de Saúde (SES) Daniela Bezerra são as convidadas desta semana para falar sobre “Saúde Mental e a prevenção do suicídio”. Pessoas interessadas na temática poderão participar do debate fazendo perguntas durante a live ou enviando questionamentos com antecedência para o e-mail [email protected]    

No dia 29 de setembro, também às 15h, a transmissão ao vivo abordará o tema “Saúde mental e rede de atenção”, com a analista Assistente Social do MPMT Renata de Paula Teixeira e um convidado do Centro de Valorização da Vida (CVV).     

“Neste mês de prevenção ao suicídio buscamos intensificar as ações de saúde mental do trabalhador e alertar quanto à importância de olhar para aqueles que estão em sofrimento emocional. Com acolhimento e escuta, as pessoas em sofrimento podem sair de uma zona de desespero e construir alternativas para lidar com a dor, fazendo florir o que há de melhor em si. Para isso é importante cuidar da saúde mental”, defendeu a coordenadora do Vida Plena, promotora de Justiça Auxiliar da PGJ Claire Vogel Dutra.  

Conheça – O projeto “MP e Você” consiste na realização de lives temáticas pelo Instagram, com o objetivo de promover uma interação maior da instituição com a sociedade. Essa é a terceira etapa do projeto, com debates centrados na campanha “Que o amarelo faça florir”. Na primeira fase de transmissões ao vivo, foi divulgado o trabalho do Ministério Público no enfrentamento ao Novo Coronavírus em Mato Grosso, e, na segunda, as discussões foram centradas na liberdade de expressão e democracia. Todas as lives são gravadas e ficam disponíveis no canal do YouTube do MPMT (aqui) e no feed do Instagram @mpemt.    
 

Fonte:
Leia Também:  Audiência Pública debate queimadas na próxima quinta-feira (24)

Propaganda

Momento Jurídico

TCE-MT realiza o primeiro Webinar com presidentes e membros de Conselhos de Políticas Públicas de 21 municípios

Publicados

em


.

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realiza nesta quarta-feira (23), às 18h, o primeiro webinar com os presidentes e membros dos Conselhos dos 21 municípios adesos ao projeto 2 do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI).

O webinar terá duração de aproximadamente 2h e terá como objetivo orientar os presidentes dos Conselhos Municipais e seus membros sobre a importância da participação dos conselhos no acompanhamento da execução das políticas públicas da sua cidade.

Os conselhos, em 2017, foram chamados para indicar ao executivo, em nome da sociedade, as principais demandas ou necessidades de serviços públicos para serem inseridos no plano estratégico e orçamentário. Em média, 80% dessas demandas foram recepcionadas e encontram-se nos planos estratégicos, sendo necessário que os conselhos realizem, dentro de sua competência e natureza, as ações que lhes competem.

Toda esta metodologia está inserida no Projeto 02 do PDI que estimula o exercício do controle social e da transparência, coordenado pela SAI do TCE-MT e operacionalizado, em nível local, pelos coordenadores municipais.

Leia Também:  Facebook, Instagram e WhatsApp participam de curso do TSE sobre combate às fake news nas Eleições 2020

A maturidade das ações de controle social oportunizou este encontro que contará com a participação e abertura feita pelo conselheiro substituto junto à presidência do TCE-MT e supervisor da Escola Superior de Contas, Luiz Henrique Lima. Logo depois, a secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania, Cassyra Vuolo, fará uma palestra sobre a importância da realização das atividades dos Planos de Ação pelos Conselhos Municipais para o Exercício do Controle Social. Após a palestra, haverá espaço para perguntas dos participantes e considerações finais. 

Participam do webinar os 21 presidentes e membros dos Conselhos Municipais com ações no Planos de Ação, Coordenadores do Projeto 2 do PDI dos municípios adesos e a coordenação do Projeto 2 no TCE-MT. O webinar terá certificação de 2h para quem fizer a inscrição prévia aqui.

Para acompanhar o webinar, clique aqui

 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
(65) 3613 7559

Fonte: TCE MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA