Momento Jurídico

Toffoli debate Fake News em conferência virtual da Universidade de Oxford nesta quarta (5)

Publicados

em


Toffoli debate Fake News em conferência virtual da Universidade de Oxford nesta quarta (5)

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), participa de conferência virtual internacional, promovida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, nesta quarta-feira (5). O ministro integrará o painel “Notícias falsas e o exercício da democracia no Brasil contemporâneo”, ao lado da cientista política Nara Pavão, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e do especialista Ezequiel González Ocantos, professor associado do Departamento de Política e Relações Internacionais da Universidade de Oxford.

Em sua palestra, Toffoli abordará as duas últimas décadas no Brasil, a percepção do país no cenário internacional e, ainda, os desafios para a democracia em vários países como fenômeno internacional contemporâneo. Além disso, o ministro explicará como as instituições brasileiras vêm enfrentando esses desafios e a resposta do STF às manifestações antidemocráticas, no contexto do Inquérito (INQ) 4781, instaurado com o objetivo de investigar a existência de notícias fraudulentas, denunciações caluniosas e ameaças à Corte e seus ministros.

Leia Também:  Debate sobre registro de candidatura marca início de ciclo de palestras da I Jornada de Direito Eleitoral

Evento anual

O Centro Latino Americano da Universidade de Oxford promove, anualmente, a conferência do Programa de Estudos Brasileiros, que reúne especialistas de todo o mundo para discutir temas relacionados às suas linha de pesquisa (Relações Internacionais e Políticas Comparativas, Antropologia e Sociologia, Linguagem e Cultura e Estudos Ambientais).

O tema deste ano é “O Brasil real e imaginário: examinando narrativas de dissidência” e será debatido em cinco encontros nas próximas quartas-feiras (5, 12, 19/5 e 26/5 e 2/6). Entre os convidados está, também, o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, que integrará painel, no dia 2/6, para discutir o papel da “Suprema Corte Brasileira em Tempos de Pandemia”.

Ao longo da programação, serão abordados outros assuntos, como desemprego, laicidade do estado, políticas públicas de combate à disseminação do novo coronavírus e e vieses autoritários e populistas no cenário político nacional.

Serviço:
Conferência Anual do Programa de Estudos Brasileiros
Painel 1 – Fake News e o exercício da democracia no Brasil contemporâneo
5/5, a partir das 13h
Acompanhe por este link.
Veja a programação completa.

Leia Também:  PGJ reafirma compromisso do MP com combate a crimes ambientais
Fonte: STF

Propaganda

Momento Jurídico

Cidadão pode ajudar a aprimorar os portais da Justiça Eleitoral

Publicados

em


As páginas de internet do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do Brasil, bem como o Portal da Justiça Eleitoral (JE), abrigam informações sobre eleições, serviços ao eleitor, pesquisa de jurisprudência, publicações e outros assuntos com a temática eleitoral. São uma ponte entre o cidadão e a Justiça Eleitoral, reforçando o compromisso da JE com a democracia, com o Brasil e com a sociedade. Para aprimorar os serviços desses canais, está disponível uma pesquisa que se encerra nesta quarta-feira (12 de maio), com participação aberta a todos.

O objetivo é coletar o maior número possível de colaborações de eleitores, jornalistas, advogados, estudantes, servidores e instituições para aprimorar a experiência dos usuários nesses canais de comunicação.

A ideia é coletar subsídios para aperfeiçoar a navegabilidade das páginas, a disposição das informações mais relevantes ao público e eliminar as possíveis dificuldades para acessar conteúdos e serviços disponibilizados pelos tribunais eleitorais.

São três formulários: um exclusivo para pessoas com deficiência, que poderão avaliar, entre outros quesitos, o uso de ferramentas assistivas e os recursos de acessibilidade aplicados nos sites; um formulário voltado para o público geral; e outro para o público interno (servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral que trabalham diretamente com esses canais de comunicação).

Leia Também:  Debate sobre registro de candidatura marca início de ciclo de palestras da I Jornada de Direito Eleitoral

Para participar, basta acessar os seguintes links:

Pesquisa sobre Acessibilidade

Pesquisa geral sobre diversos aspectos

Pesquisa voltada para publicadores nos portais

Os formulários ficarão disponíveis até o próximo dia 12 de maio e servirão para respaldar a reestruturação de todos os sites da JE. Contamos com a sua colaboração. Participe!

MM/CM, DM

Fonte: TSE

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA